Piranhas Patrimônio da Humanidade e Casa do Cariri Cangaço 2022

Piranhas, a Lapinha do Sertão, sede do Cariri Cangaço 2022

Depois de apresentarmos duas sedes de nossa agenda 2022; Paulo Afonso na Bahia e Serra Telhada em Pernambuco; chegamos a nosso terceiro e precioso destino: Piranhas , a Lapinha do Sertão, no baixo São Francisco, uma das mais lindas e acolhedoras cidades das Alagoas e do Brasil.

Piranhas é simplesmente bela, espetacular ! Parece saída de um conto de fadas dos séculos dezoito e dezenove direto para as margens do São Francisco no sertão das Alagoas; única cidade do semiárido nordestino a ser tombada pelo IPHAN como Patrimônio Histórico Nacional,  em 2003. Lá atrás era chamada de Tapera ainda no século XVIII e teve sua emancipação em 03 de junho de 1887. "Conta-se que, num riacho da Tapera, um caboclo pescou uma grande piranha e quando chegou em casa, lembrou que tinha deixado a faca e falou para o filho: "Vá ao porto da piranha e traga o meu cutelo", e assim a antiga Tapera virou a promissora e inigualável Piranhas.

Piranhas é cheia de beleza, magia e historia. Em Julho de 2022 recebe pela quinta vez uma edição do Cariri Cangaço !

Piranhas mantem um patrimônio arquitetônico invejável, as pequenas casas e pousadas com suas fachadas coloridas e extremamente bem cuidadas; as ruas de paralelepípedos,  limpas e bem sinalizadas, suas igrejas, praças, seu Museu do Sertão, o majestoso Velho Chico e seu pequeno porto: Dali saiu João Bezerra na noite de 27 de julho de 1938 rumo a Angico...  A tornam uma cidade e uma visita, inesquecíveis.

Mais uma vez a extraordinária Piranhas recebe uma edição do Cariri Cangaço, será a quinta edição. Os anos de 2013, 2014, 2015 e 2016 marcaram edições históricas do Cariri Cangaço na mais bela cidade ribeirinha do Brasil. Quem nos fala é Manoel Severo, curador do Cariri Cangaço: "Na verdade todo o meu ser enche de entusiasmo, primeiro por retornarmos a Piranhas, uma cidade que amo de paixão, aqui vivi momentos inesquecíveis rebuscando a memoria e historia do povo sertanejo notadamente a historia do cangaço, segundo porque aqui tenho queridos amigos que moram no lado esquerdo do peito, terceiro por poder trazer a familia Cariri Cangaço para conhecer, sem dúvidas, um dos cenários históricos mais belos de todo o Brasil e por ultimo, por Piranhas ter me adotado como filho; através de um honroso título de cidadão honorário; imaginem o tamanho de nossa responsabilidade.."


Museu do Cangaço em Piranhas, foto de Rita Barreto
Celsinho Rodrigues, Conselheiro Cariri Cangaço, membro da Academia de Letras de Piranhas, Presidente da Comissão Organizadora do Cariri Cangaço Piranhas 2022

O Cariri Cangaço Piranhas 2022 tem a frente o Conselheiro Cariri Cangaço, membro da Academia de Letras de Piranhas, pesquisador Celsinho Rodrigues que recebeu o curador do Cariri Cangaço Manoel Severo para uma série de reuniões e visitas, preparativas para o evento que acontece entre os dias 28 e 31 de julho de 2022. "O Cariri Cangaço é uma casa de amigos e Piranhas tem se notabilizado pela grande característica de reunir muitos amigos, tudo isso em torno de muita memoria, muita história e uma beleza que poucas cidades do Brasil possuem. Que o Velho Chico possa abençoar mais uma extraordinária edição de nosso Cariri Cangaço, sejam bem vindos ao Cariri Cangaço Piranhas 2022" ressalta o presidente da Comissão Organizadora, Celsinho Rodrigues.

Celsinho Rodrigues e Manoel Severo, comandaram as reuniões preparativas em Piranhas
Piranhas-AL, cercada de beleza por todos os lados

As reuniões acontecidas em Piranhas definiram a data, os principais pontos da programação, as visitas, os temas e conferencistas, como também a infraestrutura necessária e a logística para o desenvolvimento da quinta edição do Cariri Cangaço em Piranhas. "Estamos desenvolvendo e construindo com todo o cuidado a programação do Cariri Cangaço Piranhas 2022. Teremos muitas novidades, novidades de arrepiar, toda família Cariri Cangaço do Brasil vai se surpreender, por isso não deixem de agendar a data: 28 a 31 de julho de 2022, estaremos juntos" revela Jacqueline Rodrigues, da Comissão Organizadora.

Celsinho Rodrigues, Ismaíne, Ingrid Rebouças, Manoel Severo, dona Sônia Rodrigues e Jacqueline Rodrigues em noite de definições para o Cariri Cangaço Piranhas 2022

A cidade de Piranhas em sua parte histórica é movida praticamente pelo turismo. Bares e botecos de fino gosto e comida muito boa, unida a calma e tranquilidade do lugar com os cerca de dois mil habitantes, fazem de Piranhas um dos maiores destinos turísticos de Alagoas. Todos os anos recebe milhares de turistas, notadamente em função de sua grande ligação com o tema Cangaço. Mas seu grande visitante apareceu ainda no século XIX, ainda em 1859 foi visitada pelo Imperador D. Pedro II, e a partir dali ganhou impulso comercial com a navegação a vapor pelo Rio São Francisco e posteriormente, a chegada da estrada de ferro construída pelos ingleses. "Severo, a presença do cangaço foi tão forte aqui em Piranhas que chegou a colocar em segundo plano na história, a visita do imperador Dom Pedro II, para você ver..." confirma o pesquisador, deputado Inácio Loiola.


Continua Manoel Severo "é absolutamente claro que Piranhas é uma das cidades mais belas de todo o nordeste brasileiro; tombada como Patrimônio da Humanidade, com um casario antigo espetacular e bem preservo e ainda por cima, abençoada pelas águas do São Francisco,  o que talvez muitos não saibam é que Piranhas também tem uma forte presença dentro da historiografia do cangaço notadamente no ciclo lampiônico. Estava ali sediada a volante do Tenente Bezerra, foi ali que se perpetraram vários e emblemáticos episódios da história do cangaço com destaque para a morte do cangaceiro Gato na invasão do bando de Corisco em 1936 e a trama com o fatídico desfecho do Angico em julho de 1938."

Piranhas teria seu nome consolidado dentro da historiografia do cangaço a partir da segunda metade da década de trinta; como base de volantes alagoanas, pela invasão de Gato e Corisco ainda em 1936 e principalmente por ali ter sido arquitetado por João Bezerra e seus homens, o plano que teria como desfecho a morte de Lampião no Angico em 1938. "Uma de nossas grandes preocupações à exemplo do inicio de todo planejamento para a realização das edições Cariri Cangaço, é com a qualidade e a responsabilidade com a programação, os temas e a recepção aos amigos de todo o Brasil que nos visitam. Em Piranhas a responsabilidade aumenta em função das espetaculares edições anteriores" revela Celsinho Rodrigues.

ONDE O BRASIL DE ALMA NORDESTINA SE ENCONTRA

Redação Cariri Cangaço
Piranhas, Alagoas
03 de Fevereiro de 2022

Um comentário:

Unknown disse...

Sensacional,com absoluta certeza será um grande e histórico evento.