Império do Bacamarte em Noite Solene de Relançamento no Cariri

Mesa solene de Lançamento do Império do Bacamarte

O Salão de Atos da URCA , em Crato no cariri cearense, recebeu na noite desta sexta-feira, 04 de março de 2022 a solenidade de lançamento da mais nova edição do consagrado Império do Bacamarte, do grande pesquisador e escritor Joaryvar Macedo, dentro do aniversário de 30 anos de sua primeira edição. Com um auditório tomado pelas mais significativas instituições culturais, literárias e acadêmicas; observadas as restrições protocolares da COVID 19; a noite contou com a presença de familiares, com destaque para a viúva do escritor, senhora Rosalba Macedo, a filha Jéssen Macedo Santos, o genro Hélio Santos, grande articulador para da atual edição da obra e a neta Clara Macedo Santos. 

Huberto Cabral comandou a noite de lançamento
Jose Carlos Santos, Emerson Monteiro, Manoel Severo e Hélio Santos
Luciano Daniel, Manoel Severo e Calixto Junior
Cristina Couto e Manoel Severo

A Mesa teve como presidente o representante do ICVC, pesquisador Renato Casimiro, a viúva do escritor, senhora Rosalba Macedo, além de Manoel Severo Barbosa Curador do Cariri Cangaço, Cristina Couto presidente da Academia de Letras de Lavras da Mangabeira, André Esmeraldo, vice-prefeito de Crato, José Flávio, presidente do ICC e Amadeu de Freitas, secretário de cultura de Crato.

Linda Lemos, Manoel Severo, Cristina Couto e Batista de Lima
Manoel Severo, Adriano Carvalho e Hélio Santos

Nas palavras de abertura, Renato Cassimiro ressaltou a forte ligação que manteve com Joaryvar Macedo e a satisfação de colaborar de forma direta no livro ora reeditado, com a  cessão de várias fotografias de seu acervo. Dona Rosalba historiou a trajetória do marido no campo das letras, das andanças em tempos de pesquisa e da criação do ICVC, além da grande emoção em testemunhar a reedição da obra. Logo em seguida fez uso da palavra o curador do Cariri Cangaço, Manoel Severo Barbosa, que ressaltou: "o momento histórico vivido por todos quando se lança a mais nova edição de uma das mais festejadas obras sobre o coronelismo destas bandas do Brasil", em seguida agradeceu à família e especial a neta do escritor; Clara Macedo; responsavel pela digitação da nova edição. 

Leonardo Vasconcelos e Manoel Severo
Jose Carlos Santos, Luciano Daniel e Jorge Emicles
Manoel Severo, Dabe de Jade e Huberto Cabral
Adriano Carvalho e Rosalba Macedo

Fizeram uso da palavra ainda; Cristina Couto, presidente da Academia de Letras de Lavras da Mangabeira, André Esmeraldo, vice-prefeito de Crato e José Flávio, presidente do ICC. Após a solenidade houve a noite contou de autógrafos por parte da senhora Rosalba Macedo. Dentre os presentes podemos destacar: Batista de Lima da Academia Cearense de Letras, João Tavares Calixto Junior, presidente da Academia de Letras de Aurora, Fatima Lemos da Academia Juvenal Galeno, além dos pesquisadores; Jose Carlos Santos, Emerson Monteiro, Aglézio Brito, Luciano Daniel, Renato Dantas, Adriano Carvalho, Roberto Junior, Leonardo Vasconcelos, Jorge Emicles, dentre muitos outros.

Redação Cariri Cangaço - URCA, Crato ; 05 de Março de 2022

2 comentários:

Unknown disse...

Que bacana!

Archimedes Marques disse...

Nesse momento de renovação de uma obra de extrema importância para a nossa história, parabenizo a todos os idealizadores e responsáveis pelo projeto.