Apresentação do Cariri Cangaço


Natureza...

O Cariri Cangaço é um conjunto coordenado de eventos de cunho turístico-cultural e histórico-científico que reúne alguns dos mais destacados pesquisadores e historiadores das temáticas; cangaço, coronelismo, misticismo, messianismo, artes e culturas correlatas ao sertão e ao nordeste do Brasil; configurando-se em seu décimo quarto ano de realização , como um dos maiores e mais respeitados eventos do gênero no país. 

Formato...

Com um formato específico; de caráter itinerante, reúne a partir de uma programação plural, dinâmica e universal, personalidades locais, regionais e nacionais do universo da pesquisa e estudo das temáticas ligadas ao Cangaço, Tradições e Histórias do Nordeste, em conferências e debates, visitas técnicas e acadêmicas, mostras de cinema , vídeo e documentários, exposições de artes, latada do livro; com lançamentos e feiras literárias. O Cariri Cangaço atualmente se configura como um dos maiores e mais respeitados fóruns de debates e aprofundamento sobre temas ligados ao Cangaço e sertão nordestino do país , contemplando também  temáticas capilares ligadas ao fenômeno, como: Coronelismo, Religiosidade, Tradição, Cultura, Musica , Culinária e Estética, unidos a partir de um evento único no Brasil e no mundo.

Trajetória e Inovação...

Com origem na região do cariri cearense em setembro de 2009; quando realizou sua primeira edição e lugar de suas edições seguintes de 2010 e 2011; no ano de 2013, rompeu as barreiras do estado do Ceará e começou sua expansão e descentralização, estabelecendo-se inicialmente em mais dois estados da federação, Paraíba e Alagoas. Ali inaugurava-se mais um empreendimento vitorioso com a marca Cariri Cangaço. As cidades paraibanas de Souza, Nazarezinho e Lastro, e Piranhas; em Alagoas; foram as primeiras a receber edições do Cariri Cangaço no modelo descentralizado. Em 2015 mais dois municípios da Paraíba; as tradicionais Princesa Isabel e São José de Princesa - Patos de Irerê ; e em seguida o estado de Sergipe viria a somar à Família Cariri Cangaço com o município de Poço Redondo. Em 2016 o Cariri Cangaço chegava ao quinto estado: Pernambuco, com o município de Floresta e sua Nazaré do Pico, além de mais uma cidade das Alagoas: Água Branca. Em 2017 foi a vez de Exu; terra do Rei do Baião e Serrita, da Missa do Vaqueiro; ambos em Pernambuco entrar para o rol de sedes do evento. Em 2018 as ousadas e inéditas iniciativas como a primeira capital: Fortaleza e a chegada ao sexto estado, Bahia com o município de Pedro Alexandre - a Serra Negra; e mais uma iniciativa em Pernambuco, desta vez o município de São José de Belmonte, a terra do Castelo Armorial e da Pedra do Reino. Em 2019 mais duas iniciativas inéditas: Quixeramobim, berço de Antônio Conselheiro e Brejo Santo, no cariri cearense, recebem pela primeira vez o Cariri Cangaço; em 2022 após a pandemia da COVID 19, o Cariri Cangaço continuou sua franca expansão com a chegada de mais três municípios; com as espetaculares edições de Paulo Afonso na Bahia; a quinta edição em  Piranhas, nas Alagoas e a inédita edição em Serra Talhada, Calumbi e Bom Nome, todas em Pernambuco. O ano de 2023 inicia com a volta do Cariri Cangaço a Princesa Isabel e também a São José de Princesa e a inédita primeira edição na cidade de Triunfo, a sétima cidade pernambucana do Cariri Cangaço.

Modelo em Movimento

Com edições formatadas até então para os grandes encontros, o Cariri Cangaço permanece inovando e estabelece a partir de 2023 o Cariri Cangaço Personalidade; trazendo uma nova apresentação e dinâmica; dessa forma em abril temos o Cariri Cangaço - Simpósio Serra da Borborema "A Saga de Antônio Silvino" na cidade de Campina Grande, na Paraíba e em setembro o convidado especial será Câmara Cascudo, com o Cariri Cangaço chegando pela segunda vez a uma capital, desta vez Natal no Rio Grande do Norte.

Cidades e Realizações...

Atualmente já são sedes oficiais de realizações Cariri Cangaço, 27 municípios de seis estados nordestinos, sendo: No Ceará - Crato, Juazeiro do Norte, Barbalha, Missão Velha, Aurora, Barro, Porteiras, Lavras da Mangabeira, Quixeramobim e Brejo Santo ; na Paraíba - Sousa, Nazarezinho, Lastro, Princesa Isabel e São José de Princesa; em Alagoas - Piranhas e Água Branca; em Sergipe - Poço Redondo; em Pernambuco - Floresta, Exu, Serrita, São José de Belmonte, Serra Talhada, Calumbi e Triunfo e  na Bahia - Pedro Alexandre e Paulo Afonso.

Manoel Severo: "um empreendimento construído com muita inspiração, talento, trabalho e dedicação, por muitas cabeças e mãos ao longo de muitos anos"

Futuro...

Considerando o espírito empreendedor e ousado do Cariri  Cangaço como também sua espetacular capilaridade e capacidade de articulação e mobilização; construída com muita inspiração, talento, trabalho e dedicação, por muitas cabeças e mãos ao longo de muitos anos; o que nos espera é a plena expansão para os mais e mais destacados rincões de nosso nordeste brasileiro, levando a alma nordestina para viver o seu grande encontro.

Desafios...

Grandes desafios descortinam-se a partir de nossos sonhos. Continuar proporcionando grandes e produtivos encontros nas cidades, vilas e lugarejos preciosos, que foram cenários importantes da historia do sertão; a chegada vital às capitais nordestinas, com um novo formato, próprio para o ambiente e o público das capitais e uma agenda diferenciada para esses mesmos novos públicos, entretanto com a mesma essência que nos tem mantido firmes no caminho. Outro desafio é sem dúvidas levar esse Território de Grandes Encontros; que é o Cariri Cangaço; para novas regiões do Brasil: Norte, Sul, Sudeste e Centro Oeste, que já se encontram em nosso radar. Por último o desafio de também levar esse espetacular empreendimento para fora do Brasil, a começar pelos países de língua portuguesa, depois península ibérica, consolidando o projeto do "Cariri Cangaço Além Mar".

O tempo não para e são muitos os desafios do Cariri Cangaço,  iniciativas ousadas e que possuem um único objetivo: fomentar a perpetuação da Memória de nosso povo. Nossa missão é estabelecer de forma concreta o Cariri Cangaço como indutor importante do fortalecimento de nossa memória e historia. Hoje o Cariri Cangaço se traduz como uma das mais surpreendentes e vitoriosas iniciativas da integração da alma nordestina, unindo todos os gêneros das artes e culturas do sertão, seu chão e sua gente.

Plataformas Digitais e Redes Sociais...

Com o advento ainda em fevereiro de 2020 da Pandemia do COVID 19, o Cariri Cangaço que sempre manteve uma agenda dinâmica e surpreendente de eventos, se reinventa e inaugura mais duas frentes de propagação da memoria e historia do sertão, diante da momentânea impossibilidade de eventos presenciais; seu víeis principal; em setembro de 2020 é criado o Canal do Cariri Cangaço no YouTube e ao mesmo tempo é lançado o primeiro programa do canal; semanal e ao vivo, nascia os "Grandes Encontros Cariri Cangaço"; reunindo para conferências e debates, on line, algumas das mais destacadas personalidades do universo da pesquisa e estudo de temas nordestinos, assim foram produzidos mais de 50 programas. Em Março de 2021 estreia na plataforma Instagram mais um programa da marca: "Cariri Cangaço Personalidade" , com formato e essência exclusivos, entrevistando também semanalmente e ao vivo, personalidades do mundo das artes e das culturas; tudo na direção do fomento  e consolidação da memoria e historia do sertão.

Manoel Severo, criador e curador do Cariri Cangaço, presidente do Conselho Curador Alcino Alves Costa do Cariri Cangaço


Personalidade...

O Cariri Cangaço é "Marca Registrada" do Instituto Cariri do Brasil; instituição privada sem fins lucrativos, de personalidade jurídica com sede e foro na cidade de Fortaleza no estado do Ceará. Possui uma Diretoria Executiva, um Conselho Fiscal e de acordo com seus estatutos, um Conselho Consultivo com a possibilidade de até 60 componentes; definidos estatutariamente através de voto direto e secreto pelos atuais conselheiros ou indicados pela Diretoria Executiva; tendo como patrono o escritor Alcino Alves Costa, da cidade de Poço Redondo em Sergipe; um dos mais destacados e festejados escritores da temática cangaço, do Brasil e primeiro Conselheiro do Cariri Cangaço. 


CARIRI CANGAÇO DO BRASIL


O Cariri Cangaço é uma realização do Instituto Cariri do Brasil em parceria com os municípios sedes e instituições culturais.

Tem o apoio:
SBEC - Sociedade Brasileira de Estudos do Cangaço; 
 ABLAC - Academia Brasileira de Letras e Artes do Cangaço;
GECC - Grupo de Estudos do Cangaço do Ceará;  
GPEC - Grupo Paraibano de Estudos do Cangaço; 
GFEC- Grupo Florestano de Estudos do Cangaço;
GECAPE - Grupo de Estudos do Cangaço de Pernambuco;
Grupo de Estudos do Cangaço Alcino Alves Costa.

 Possui uma Diretoria Executiva, um Conselho Consultivo composto por até 60 componentes e um Curador.

Manoel Severo.
Fundador e Curador 




          
Visite também a Aba Superior de nosso blog e nas páginas de cada evento, acompanhe toda a programação , conferências, convidados, visitas, mesas temáticas e fotos de todas as edições.

Nenhum comentário: