Patu, Terra de Jesuíno Brilhante
A Caravana Cariri Cangaço partiu de João Pessoa na manha do dia 14 de janeiro rumo a cidade de Patu, primeira parada em território do Oeste Potiguar para a construção de mais uma agenda espetacular do empreendimento. Manoel Severo, Luma Holanda e Tailene Barros se encontraram com Dannylo Maia e Aluísio Dutra para as primeiras conversas com a municipalidade de Patu. Na sede do poder executivo municipal, representados pelo Secretario de Gabinete Civil Elisson Moura e do Secretário de Turismo Kleriston Dantas, foi fechada a primeira confirmação para o grande evento.
Em seguida a Comissão do Cariri Cangaço partiu para a vizinha cidade de Martins. Já passavam das 20 horas quando do alto de seus 750mts de altitude e sob um clima agradável de 19 graus, houve a primeira reunião do Cariri Cangaço com a municipalidade. Recebidos pelo prefeito municipal César Móveis, pelo vice-prefeito Gileno Oliveira, pela secretária executiva de cultura, Yasmim Carvalho e pelo presidente da ASSERRA, empresário Aldesandro Moraes. O encontro estabeleceu além do compromisso da gestão em abraçar o projeto, as linhas principais do desenvolvimento do evento em Martins. "Sem dúvidas essa reunião aqui com prefeito César e toda sua equipe só aumenta o entusiasmo e saímos daqui com a certeza de realizaremos uma das maiores edições do Cariri Cangaço" confia Dannylo Maia, membro da Comissão Organizadora.
"Muito obrigado a Severo e a todo o pessoal do Cariri Cangaço, é uma grande honra receber a todos aqui no mês de maio em Martins nesse grande evento. Nosso compromisso é receber a todos com o que temos de melhor, podem contar com todo o apoio da gestão municipal" confirma o o prefeito de Martins, César Móveis.
Na manhã do dia 15, a Comissão Cariri Cangaço, ao lado dos representantes do município; Yasmim Carvalho, secretária executiva de cultura, do presidente da ASSERRA, empresário Aldesandro Moraes e por Sara Janiara, secretária de turismo e meio ambiente, foram percorridos alguns dos principais pontos turísticos e de visitação em Martins, como também foram sinalizadas as primeiras tratativas com relação a infraestrutura para acolher os convidados do Cariri Cangaço de todo o Brasil.
A próxima visita da caravana Cariri Cangaço seria ao município de Antônio Martins, antigo povoado de Boa Esperança. A partir daqui o Cariri Cangaço passa a aprofundar e propõe discutir a passagem de Lampião pela região por ocasião da invasão a Mossoró em junho de 1927. Quem nos conta é o pesquisador e escritor Luan Alendes, também membro da Comissão Organizadora: "A cidade foi palco da passagem de Lampião e seu bando, no dia 11 de junho de 1927, nessa época a cidade era um povoado, chamado Boa Esperança. Quando os cangaceiros estavam se dirigindo para atacar Mossoró, Lampião e seu bando passaram pouco mais de duas horas neste povoado, porém, apesar do pouco tempo, foi uma passagem de acontecimentos intensos. Tendo ocorrido neste lugar, muitos saques, roubos, agressões, diálogos com os moradores e uma tentativa de homicídio por punhal."
E continua Alendes: "todos esses acontecimentos ficaram registrados na memoria de muitos moradores, e hoje estão registradas e imortalizadas em vários livros. Na época, o povoado de Boa esperança, se limitava a uma única rua, onde amontoavam-se pouco mais de uma dezena de casas e a igreja católica tendo como padroeiro Santo Antônio. Foi justamente nessa única rua onde ocorreu praticamente todos os acontecimentos naquele dia 11 de junho. Nesta rua, atualmente chamada de Rua Deusalina Ferreira de Oliveira, ainda está preservada de forma original dois imóveis, que presenciaram todos os acontecimentos, os imóveis são a casa que pertenceu ao casal Augusto Nunes e Rosina Novaes, onde o próprio Lampião entrou e estabeleceu diálogos intensos com o casal. E a Igreja de Santo Antônio, onde os cangaceiros não praticaram nem uma ofensa nem depredação ao templo sagrado."

Lucrécia e a passagem sangrenta de Lampião
O final da manhã deste mesmo dia 15 de janeiro, uma ultima visita de trabalho estava reservada. A caravana Cariri Cangaço chegava ao município de Lucrécia perto do meio dia e de imediato foi realizada reunião com os representantes do prefeito municipal Waltinho na sede do gabinete. Estiveram presentes, além da Comissão Organizadora; Manoel Severo, Luma Holanda, Tailene Barros, Dannylo Maia e Aluísio Dutra, os representantes do município; Jeffeson Medeiros ,Secretário de Gabinete Civil; de Naldinho Oliveira ,Secretário de Esporte, Cultura e Comunicação e de Lidyano Cunha , Coordenador de Cultura.
"Com certeza o prefeito Waltinho e todo o município de Lucrécia recebem o Cariri Cangaço, esse evento de renome nacional, de coração aberto. Aqui se desenrolaram episódios marcantes da passagem de Lampião em 1927 rumo a Mossoró, e será uma alegria receber pesquisadores de todo o Brasil que fazem o Cariri Cangaço" confirma Naldinho Oliveira ,Secretário de Esporte, Cultura e Comunicação.
A chegada do Cariri Cangaço a Lucrécia marca um tento importante do projeto que será, até o ano de 2027 percorrer os principais rincões por onde passou Lampião na sangrenta jornada a Mossoró. "Aqui em Lucrécia temos episódios e marcos importantes dessa passagem do bando de Lampião: a invasão a Fazenda Castelo, a invasão da Fazenda Serrota dos Leite de Egídio Dias, a prisão e formação do grupo para resgatar Egídio Dias e a morte dos três heróis. Tudo isso iremos ressaltar nessa grande edição do Cariri Cangaço Oeste Potiguar" revela Dannylo Maia.
Entre as visitas ainda no roteiro do Cariri Cangaço em Lucrécia estava o Museu Fazenda Castelo, fundado pela tabeliã e historiadora Lyvia Suassuna. O Museu Fazenda Castelo consolida-se como uma das maiores demonstrações de resgate da memoria, história e tradição da região, sendo mantido pela família Suassuna.
Por fim a passagem no monumento da "Cruz Três Heróis" no Serrote da Jurema, que marca o lugar onde tombaram Francisco Canela, Sebastião Trajano e Bartolomeu Dias, homens que formavam o grupo na missão de resgatar Egídio Dias do julgo dos cangaceiros no dia 12 de junho de 1927.
O Cariri Cangaço Oeste Potiguar acontece entre os dias 22 a 25 de maio do ano de 2025. Essa será a quadragésima terceira edição do Cariri Cangaço, consolidando sua presença em exatos 42 municípios de sete estados do nordeste, numa demonstração da mais autentica integração da alma sertaneja. Programação em Breve.
NOTA CARIRI CANGAÇO: A Comissão Organizadora do Cariri Cangaço Oeste Potiguar tem como presidente a Conselheira Cariri Cangaço Luma Holanda e ainda os Conselheiros Cariri Cangaço, Kydelmir Dantas, Marcelo Litwak, além de Aluísio Dutra, Dannylo Maia, Tailene Barros e Luan Alendes.
Heldemar Garcia, Redação Cariri Cangaço
Nenhum comentário:
Postar um comentário