UNI-RN Recebe as Conferencias do Segundo Dia do Cariri Cangaço Personalidade Câmara Cascudo

Manoel Severo e Honório de Medeiros

Auditório Central da UNI-RN, Centro Universitário, acolheu o conjunto de doze conferências distribuídas em quatro mesas temáticas dentro da programação do Cariri Cangaço Personalidade - Câmara Cascudo, retratando o sub tema: O Homem, a Obra ,o Mito, na manhã da sexta-feira, 22 de setembro de 2023. "Durante a construção do evento, nos reunimos eu, Daliana e Honório e assumimos o compromisso de reunir, dentro das possibilidades, nomes de peso que pudessem trazer ao público o melhor de Cascudo, em todas as suas dimensões, penso que reunimos um time mais que qualificado para este dia que teremos hoje aqui em Natal" lembra Manoel Severo, Curador do Cariri Cangaço.

Manoel Severo, curador do Cariri Cangaço e Professor Deladier Pessoa Cunha Lima, 
Reitor da UNI-RN

"Para nós que fazemos a UNI-RN é uma enorme satisfação e um grande privilégio acolher um evento tão respeitado como o Cariri Cangaço e ainda mais realizando esse grande ciclo de conferências sobre Luís da Câmara Cascudo. Realmente um momento único" revela o professor Deladier Cunha Lima, magnífico reitor da UNI-RN

Manoel Severo deu as boas vindas ao público presente e já convidou os conferencistas da primeira mesa da manhã. Com o Tema: Cascudo -O Homem, a mesa reuniu as netas do intelectual e dirigentes do Ludovicus - Instituto Câmara Cascudo; Daliana Cascudo Roberti Leite e Camilla Cascudo Barreto Maurício, além de Diógenes da Cunha Lima, Presidente da Academia Norte-Riograndense de Letras, amigo pessoal de Cascudo e que por muito tempo compartilhou da intimidade do grande potiguar.

Manoel Severo, curador do Cariri Cangaço e as boas vindas ao participantes do segundo dia do Cariri Cangaço Câmara Cascudo

As netas; Daliana e Camilla; que hoje tocam, ao lado de um conceituado Conselho, o Ludovicus -Instituto Câmara Cascudo, trouxeram um pouco da intimidade do avô, do pai, do homem Câmara Cascudo, no cotidiano da residência da família, do convívio com os filhos e netos, os sonhos, as manias e as extraordinárias realizações. Já Diógenes da Cunha Lima, Presidente da Academia Norte-Riograndense de Letras, trouxe o Cascudo companheiro, amigo de todas as horas e de longa data, as muitas conversas, confidências e inconfidências, que mostraram o verdadeiro tamanho do homenageado.

Diógenes da Cunha Lima, Presidente da Academia Norte-Riograndense de Letras

"Amigo de outro grande folclorista, Mario de Andrade, Câmara Cascudo amava seu charuto ("O charuto é quase uma extensão do meu rosto. Este é um dos meus vícios, é vício confessável, exibido. Um bom charuto é um prazer cotidiano, mágica fumaça consoladora") e sua rede ("Meu pai dizia que a rede fazia parte da família. A rede colabora no movimento dos sonhos")."

Diógenes da Cunha Lima, Presidente da Academia Norte-Riograndense de Letras
Camilla Cascudo Barreto Maurício, neta de Cascudo e vice-presidente do Ludovicus - Instituto Câmara Cascudo

"Os encontros do Cariri Cangaço sempre são extraordinários, momentos de aprofundarmos o estudo e a pesquisa sobre os principais temas nordestinos, aprender um pouco mais e acima de tudo rever e reencontrar grandes amigos. É um privilégio fazer parte dessa família e ser Conselheiro" confirma o pesquisador Mucio Procópio, Conselheiro do Cariri Cangaço.

Daliana Cascudo Roberti Leite, presidente do Ludovicus - Instituto Câmara Cascudo
Daliana Cascudo e Deladier Cunha Lima
Daliana Cascudo e Camilla Cascudo

A segunda mesa da manhã com o Tema: "Cascudo e o Direito" -Problemáticas de Fundo Cultural no Universo Nordestino, reuniu Fábio Fidelis de Oliveira,  Professor de Direito, Doutor em Ciências Histórico-Jurídicas pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa e Coordenador Editorial da Revista de Estudos Jurídicos do UNI-RN; Amanda Oliveira da Câmara Moreira, Professora de Direito, Mestra em Direito Constitucional pela UFRN e Presidente da Comissão de Direito da Moda (OAB RN) e ainda Juan Pablo C. de Carvalho Filho, Discente do Curso de Direito do UNI-RN, membro do Projeto de extensão “Scientia et Lux”. 

Fábio Fidelis de Oliveira,  Professor de Direito, 
Doutor em Ciências Histórico-Jurídicas
Mesa:"Cascudo e o Direito" -Problemáticas de Fundo Cultural no Universo Nordestino
Amanda Oliveira da Câmara Moreira, Professora de Direito, 
Mestra em Direito Constitucional pela UFRN
"Cascudo e o Direito" -Problemáticas de Fundo Cultural no Universo Nordestino

O tema da segunda mesa foi desenvolvido pelos professores Fábio Fidélis e Amanda Moreira, além do estudante do curso de direito, Juan Pablo Filho, que surpreenderem aos convidados com um conjunto de reflexões e conclusões sobre alguns aspectos da obra de Câmara Cascudo, sob o título "Cascudo e o Direito-Problemáticas de Fundo Cultural no Universo Nordestino".

Juan Pablo C. de Carvalho Filho, Discente do Curso de Direito do UNI-RN
Juan Pablo C. de Carvalho Filho, Discente do Curso de Direito do UNI-RN
"Cascudo e o Direito" -Problemáticas de Fundo Cultural no Universo Nordestino

"O Brasil não conhece Cascudo; um grande erudito que precisa ser conhecido, suas fontes são do final do século XIX, Cascudo tem uma memória de longa duração, traz a idade média ao Brasil, bebe nos grandes clássicos da literatura do mundo. Traz Cervantes, traz Camões para o folclore, enfim..." revela o pesquisador Cascudiano, João Damata Costa.

Pesquisador João Damata Costa
Conselheiro Cariri Cangaço Luiz Ruben Bonfim
Andyara Lima, Manoel Severo e Washington Fontes

"Na verdade estou maravilhado com tudo que vi e assisti neste maravilhoso Cariri Cangaço Câmara Cascudo, aprendi muito e descobri um novo Câmara Cascudo, estou muito satisfeito e esse evento aqui na UNI-RN consolida mais uma vez o trabalho desenvolvido pelo Cariri Cangaço" fala o pesquisador  e escritor Luiz Ruben, Conselheiro Cariri Cangaço.

Pesquisadora e escritora Fabiana Agra e Conselheiro Cariri Cangaço Bismarck Martins
Fábio Vila e Vicente Serejo
Dona Graça, Manoel Severo e Múcio Procópio
Juan Pablo, Bismarck Martins e Manoel Severo

Logo após o intervalo do almoço o Cariri Cangaço Personalidade, em sua primeira edição, deu prosseguimento com a realização de mais duas mesas temáticas. A terceira mesa com o Tema: "Câmara Cascudo - A Obra..." reuniu  Vicente Serejo, Jornalista, Prof. Universitário, Escritor e Membro da Academia Norte-Riograndense de Letras; Humberto Hermenegildo de Araújo, Prof. Titular da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Doutor em Letras, Escritor e Membro da Acad. Norte-Riograndense de Letras e Carlos Alberto da Silva, Pesquisador renomado e Conselheiro Cariri Cangaço.  

 Vicente Serejo, Jornalista, Prof. Universitário, Escritor e 
Membro da Academia Norte-Riograndense de Letras
Vicente Serejo
Carlos Alberto da Silva, Pesquisador renomado e Conselheiro Cariri Cangaço

"Fazer parte dessa mesa, para a discussão sobre a obra de Cascudo, é uma grande responsabilidade, e agravada por dividi-la com gigantes como, Vicente Serejo e Humberto Hermenegildo, um verdadeiro privilégio; foi uma grande honra para mim", revela o pesquisador Carlos Alberto, Conselheiro do Cariri Cangaço.

"Outras obras são de 1973. "Civilização e Cultura" focaliza a etnografia, definindo, por exemplo, vocábulos essenciais em pesquisas nas áreas de sistemas de ideias, conhecimentos teóricos e organização social, religiosa e estética. Fica evidente aqui o amor do autor pelas línguas grega e latina numa busca constante pela origem das palavras. "O vício da literatura grego-latina vacinou-me contra as ditaduras mentais contemporâneas", comentava. Outra importante criação é "História dos Nossos Gestos". Trata-se de uma pesquisa diferenciada que conta, com muitas curiosidades e detalhes, a história e a evolução de 333 gestos comuns no país. Cada um deles é visto como um elemento portador de grande quantidade de informação e pleno de sentido cultural." Oscar D'Ambrosio.

Carlos Alberto da Silva, Pesquisador renomado e Conselheiro Cariri Cangaço
Humberto Hermenegildo de Araújo, Prof. Titular da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Doutor em Letras, Escritor e Membro da Acad. Norte-Riograndense de Letras 
André Pignataro, Daliana Cascudo, Sérgio Trindade, 
Honório de Medeiros e Kydelmir Dantas
Luiz Ruben, Manoel Severo e Fábio Fidelis

A quarta e última mesa trouxe o Tema: "Câmara Cascudo - O Cangaço..." reunindo André Pignataro, Diretor de Pesquisa do Instituto Histórico e Geográfico do RN; Sérgio Trindade, Professor Doutor e Historiador além de Kydelmir Dantas,  Poeta e Escritor , Ex-presidente da Sociedade Brasileira de Estudos do Cangaço,  associado do Instituto Histórico do RN e Conselheiro Cariri Cangaço.

André Pignataro, Diretor de Pesquisa do Instituto Histórico e Geográfico do RN
 Sérgio Trindade, Professor Doutor e Historiador
Sérgio Trindade, Professor Doutor e Historiador

"Autor de aproximadamente 190 livros, plaquetes e traduções, possui uma obra ampla e fundamental para mergulhar no folclore brasileiro. De sua extensa produção, alguns livros são indispensáveis. O mais conhecido é o "Dicionário do Folclore Brasileiro". Lançado em 1954, após uma década de pesquisa, contou em sua elaboração com uma equipe informal de amigos do autor por todo o Brasil. Outra referência obrigatória é "História da Alimentação no Brasil". Publicado em 1967, teve o patrocínio do jornalista Assis Chateaubriand, responsável pelo financiamento das viagens de Cascudo a África, continente onde o autor estudou as raízes de uma parte fundamental da culinária brasileira." apresenta Oscar D'Ambrosio no educação.uol.com

André Pignataro, Diretor de Pesquisa do Instituto Histórico e Geográfico do RN
Kydelmir Dantas,  Poeta e Escritor , Ex-presidente da SBEC - Sociedade Brasileira de Estudos do Cangaço,  associado do Instituto Histórico do RN e Conselheiro Cariri Cangaço.
Conselheiro Cariri Cangaço Carlos Alberto da Silva
Conselheiro Cariri Cangaço Mucio Procópio e Fabio Vila

"Tenho certeza que todos estamos felizes e satisfeitos com o extraordinário resultado dessa primeira edição do Cariri Cangaço na capital do Rio Grande do Norte. Natal recebeu esse conjunto qualificado de conferências, foram 12 no total, e que nos mostraram um pouco desse grande brasileiro chamado Luís da Câmara Cascudo, realmente um espetáculo, evento de peso, como tudo o que o Cariri Cangaço coloca a mão, são verdadeiros Midas" revela o pesquisador Fábio Vila.

  


Cariri Cangaço Personalidade - Câmara Cascudo
O Homem, a Obra, o Mito
Segundo dia ; 22 de setembro de 2023
UNI-RN, Natal - Ciclo de Conferências

Realização:
CONSELHO ALCINO ALVES COSTA DO CARIRI CANGAÇO
LUDOVICUS - INSTITUTO CÂMARA CASCUDO
INSTITUTO HISTÓRICO E GEOGRÁFICO DO RIO GRANDE DO NORTE

Apoio:
UNI-RN CENTRO UNIVERSITÁRIO
SBEC - SOCIEDADE BRASILEIRA DE ESTUDOS DO CANGAÇO
ABLAC - ACADEMIA BRASILEIRA DE LETRAS E ARTES DO CANGAÇO
GPEC - GRUPO PARAIBANO DE ESTUDOS DO CANGAÇO
GECAPE - GRUPO DE ESTUDOS DO CANGAÇO DE PERNAMBUCO
GECC - GRUPO DE ESTUDOS DO CANGAÇO DO CEARÁ

Nenhum comentário: