Parahyba

2013

Sousa recebe com festa o primeiro dia do Cariri Cangaço Parahyba 2013


O município de Sousa marcou a abertura do primeiro dia de Cariri Cangaço Parayba. O auditório do Campus da Universidade Federal de Campina Grande recebeu os pesquisadores e participantes para o inicio de dois dias de atividades tendo como pano de fundo o Cangaço na Paraíba.

Sob a condução do professor Wescley Rodrigues e César Nobrega, a mesa de abertura dos trabalhos foi composta pelo Curador do Cariri Cangaço, Manoel Severo, pelo Presidente da SBEC, professor Lemuel Rodrigues, pelo Gerente do CCBNB Lenin Falcão , pelo fundador da SBEC, Paulo Gastão e por representantes das universidades da região.

Wescley Rodrigues
Manoel Severo
Lemuel Rodrigues e Lenin Falcão

Por ocasião da abertura do evento foi ressaltada a importância da iniciativa e da integração dos muitos organismos participantes do Cariri Cangaço Parayba, como SBEC, GECC e GPEC, e do apoio do Centro Cultural do Banco do Nordeste em Sousa, da Prefeitura de Nazarezinho e das universidades da região, na direção do fortalecimento e do fomento do estudo de temática tão rica como o cangaço  nordestino.

Para Wescley Rodrigues o "estudo do cangaço pode e deve ser intensificado principalmente a partir de eventos como o Cariri Cangaço , que proporcionam o debate sério e responsável sobre a temática". O Presidente da SBEC professor Lemuel Rodrigues ressaltou o grande número de pesquisadores presentes de vários estados da federação acentuando os 20 anos de fundação da entidade. Já Manoel Severo, curador do Cariri Cangaço falou da alegria de juntos "estarmos escrevendo mais essa importante página dentro da história da pesquisa do tema cangaço, dessa vez inaugurando um novo fórum de debates, desta vez no sertão da Paraíba".

Lemuel, Manoel Severo e João de Sousa Lima
Sousa Neto, Manoel Severo e grupo de alunos de Barro
Manoel Severo, Juliana Ischiara e Múcio Procópio
Manoel Severo, Bismarck Oliveira e Jorge Remigio
Cariri Cangaço Parayba 2013


Dentre as muitas presenças ao Cariri Cangaço Parayba, destacam-se o Presidente do GECC, Ângelo Osmiro, o Presidente do GPEC, Narciso Dias, os Secretários de Cultura; de Aurora, José Cícero, de Barro, Sousa Neto, de Lavras da Mangabeira, Cristina Couto e de Crateús, Airineide Aguiar, além de pesquisadores de várias regiões, professores universitarios, alunos, estudiosos e curiosos da temática.

Manoel Severo
Cariri Cangaço Parahyba 2013
Sousa

Debate sobre a Formação do Caráter do Sertanejo marca o inicio do 

Cariri Cangaço Parahyba

 Mesa da primeira conferência do Cariri Cangaço Parayba

Com a participação dos professores Wescley Rodrigues, Múcio Procópio e Lemuel Rodrigues , as primeiras conferências do Cariri Cangaço Parayba trouxeram ao debate a verdadeira face da formação do caráter do sertanejo, que é "antes de tudo um forte". Questões ligadas à religiosidade, o misticismo, as influências filosóficas e sociais as quais esse mesmo sertanejo estava submetido foram as vedetes do primeiro debate da tarde.

Múcio Procópio com uma apresentação rica em detalhes traçou o perfil da formação intelectual e religiosa de Antônio Conselheiro e sua atuação como orientador espiritual de tantos e tantos sertanejos em Canudos. Múcio procurou estabelecer um paralelo entre a ação e o sentimento da missão de Antônio Conselheiro  com as obras que ele leu e sua proximidade com a figura de Padre Ibiapina. "Padre Ibiapina foi um grande mentor de Conselheiro", confirma Múcio Procópio.

Múcio Procópio trouxe o perfil intelectual de Conselheiro...
 Wescley Rodrigues e as várias naturezas e faces do cangaço...
Lemuel Rodrigues e o sertanejo entre o cangaceiro e o beato 

Já Wescley Rodrigues traçou o perfil do sertanejo que se tornava cangaceiro. Muitas vezes o homem da labuta diária na roça que acabava se entregando a uma vida bandida, fora da lei, sob o manto mítico do cangaço, citando com preciosidade vários autores, o professo Wescley procurou enriquecer o debate a partir das três naturezas e faces do cangaço: Vingança, Fuga e Meio de Vida.

O professor Lemuel Rodrigues estabeleceu com precisão o perfil do nordestino "desse lado do nordeste, o nordeste do sertão, da caatinga, do nosso objeto de estudo". As reflexões do professor Lemuel procuraram definir para os presentes as afinidades e peculiares que definiam esse sertanejo, que tanto podia ter seu destino enveredado para o cangaço como para os beatos, "era o mesmo sertanejo!".

Manoel Severo
Cariri Cangaço Parahyba 2013
Sousa


Violência Institucionalizada na Época do Cangaço marca segundo Debate do Cariri Cangaço Parahyba 2013

Aderbal Nogueira, Wescley Rodrigues e Juliana Ischiara

O segundo momento da Avant-Premiére Cariri Cangaço Parahyba, em Sousa foi protagonizado pelos pesquisadores; historiadora Juliana Ischiara e o documentarista e pesquisador Aderbal Nogueira. A partir da produção da Laser Vídeo, do documentário "A Violência Institucionalizada na época do Cangaço", um acalorado debate procurou esclarecer os principais pontos sobre a controversa atuação dos forças volantes em combate aos grupos cangaceiros.

Com depoimento de vários remanescentes da época, como; Neco da Pautilha, Luiz de Cazuza, João Gomes de Lira, Josias Valão dentre outros, o trabalho de Aderbal Nogueira traz uma visão nua e crua sobre a violência "patrocinada" pelo estado através dos muitos grupos que perseguiam em nome da lei, os bandos cangaceiros. "O povo do sertão muitas vezes temia muito mais as volantes do que mesmo os cangaceiros" asseguram alguns dos personagens principais do documentário.

Aderbal Nogueira e Juliana Ischiara, conferencista da tarde do Cariri Cangaço Parahyba
 
Ao final da apresentação do vídeo a platéia foi convidada a participar de debate que por mais de duas horas acentuou a polêmica sobre a ação desse grupo de sertanejos que se dedicavam a ficar do outro lado da moeda, como volantes tinham a missão de combater o cangaceirismo, mesmo que para isso e não com pouca frequencia, utilizavam métodos tão violentos ou até mesmo mais cruéis do que os próprios cangaceiros.

Para Aderbal Nogueira "a produção do vídeo veio exatamente para instigar a polêmica" , já Juliana Ischiara acentuou a contextualização da época e a crueza a que aqueles homens e mulheres estavam submetidos, muitas vezes não sabendo distinguir realmente de que lado estavam. No fundo todos chegando à conclusão que o sofrimento era generalizado em todo o sertão.

Manoel Severo
Cariri Cangaço Parahyba 2013
Sousa

Cariri Cangaço Parahyba, palco de discussões, debates e muito aprendizado...

João, José Cícero, Manoel Severo e Cesar Nóbrega

De todos os lugares podíamos divisar um representante. A família Cariri Cangaço mais uma vez se reunia para celebrar as coisas do nordeste. O Cariri Cangaço Parayba que teve nas cidades de Sousa e Nazarezinho as anfitriãs, mostrou mais uma vez a força da temática e a inegável influência nas tradições e cultura de toda região.

Manoel Severo e Juliana Ischiara 
Manoel Severo e Narciso Dias, Presidente do GPEC 
Lenin Falcão, gerente do CCBNB e Manoel Severo

Confrades do Ceará, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Bahia, Piauí, Paraíba e Distrito Federal estiveram prestigiando mais uma  Avant-Première do Cariri Cangaço 2013. Sem dúvidas o estado da Paraíba, um dos principais cenários do cangaço de Lampião em seu "primeiro reinado", entre 1922 e 1928, marcava um tento importante na consolidação de mais um fórum qualificado de estudos e aprofundamentos da temática cangaço.

Manoel Severo
Cariri Cangaço Parahyba 2013
Sousa


O Ataque a Sousa ressuscita durante o Cariri Cangaço Parahyba 2013

Ângelo Osmiro, Manoel Severo e Bismarck Oliveira na última Mesa da Noite

Manoel Severo, curador do Cariri Cangaço foi o mediador da terceira e última Mesa de Debates do primeiro dia de Cariri Cangaço Parayba. O auditório do Campus da UFCG em Sousa acolheu pesquisadores, escritores, estudiosos e curiosos para participar de mais um intrigante debate sobre um dos mais marcantes episódios do cangaço em terras paraibanas: O ataque do bando de Lampião a Sousa em 1924.

Quais as verdadeiras razões para o ataque? Quem realmente estava por trás de todo o planejamento, articulação e logística para a empreitada? Que ingerências políticas acabaram trazendo o tempero que faltava para a grande jornada? Qual o papel de Zé Pereira de Princesa? Como se deu o encontro de Chico Pereira com o Rei do Cangaço? Quem foi Otávio Mariz? Porque a população de Sousa se calou diante de tanta selvageria? Essas e muitas outras perguntas foram o pano de fundo para a espetacular noite que teve como protagonistas os escritores Ângelo Osmiro e Bismarck Oliveira.

"Mais uma vez estamos diante de um episódio que só fortalece a nítida e estreita ligação do cangaço com o coronelismo, quase como uma relação simbiótica, como em Mossoró, Sousa também apresenta fortes indícios dessa ligação..." Manoel Severo


 "Sem dúvidas ainda temos muito a pesquisar e desvendar sobre esse fatídico e marcante episódio do ataque a Sousa, muitos mistérios ainda precisam ser desvendados..." Bismarck Oliveira.

"Qual a verdadeira natureza do ataque a Sousa? Seria só a vingança perpetrada por Chico Pereira ou teríamos ali mais uma grande demonstração da força e poder do coronel José Pereira...? Ângelo Osmiro

Por duas horas os conferencistas e convidados puderam se debruçar mais detidamente sobre os aspectos políticos e econômicos que também inevitavelmente faziam parte do cenário do ataque a Sousa naquele distante 1924. Lampião ferido em recém combate , não participou da empreitada. Sob o comando de seus irmãos, Antônio e Levino e ainda de seu lugar tenente Sabino Gomes o bando veio a se unir a Chico Pereira e a outros cabras e perpetraram um dos maiores e mais impressionante saques e depredações e todos os tipos de selvageria as quais uma cidade poderia passar. Assassinatos, roubos, estupros, uma sanha alucinada de celerados que transformaram Sousa num cenário de guerra e devastação. No ano de 2014, o ataque a Sousa virá a completar 90 anos...

Manoel Severo 
Cariri Cangaço Parahyba 2013
Sousa, Pb


Nazarezinho e a magia do segundo dia de Cariri Cangaço Parayba: A Casa de Chico Pereira Por:Manoel Severo

Casa de Chico Pereira na fazenda Jacu

O dia ainda nem havia acordado quando já começávamos a nos preparar para a agenda intensa do segundo dia do Cariri Cangaço Parayba. Nazarezinho cerca de 40 km do centro de Sousa, nos esperava com uma das visitas mais importantes do Cariri Cangaço: A Casa de Chico Pereira na fazenda Jacu.

A Caravana Cariri Cangaço saiu do Hotel Ribeirão em Sousa, sendo capitaneada pelo anfitrião Wescley Rodrigues, perto das sete e trinta da manha rumo a fazenda Jacu. Depois de cerca de 36 km a majestosa e emblemática Casa de Chico Pereira, antes da entrada da cidade, se descortinava por detrás de uma encosta.


 Caravana Cariri Cangaço em visita a fazenda Jacu: Casa de Chico Pereira
Como muitos outros  patrimônios espalhados por este Sertão maravilhoso a Casa de Chico Pereira, principal edificação da fazendo Jacu, cenário de inegáveis acontecimentos que eternizam Nazarezinho dentro da historiografia nordestina e brasileira, se encontra em estado que inspira cuidados especiais. 

 
 A beleza e a magia contida na Casa do Jacu...
 Pedro Barbosa e Sara Saraiva

Com a fachada ainda bem caracterizada, com suas paredes, oitão e seus muitos compartimentos,  testemunhas de um tempo glorioso da família Pereira, aguardam o restauro urgente para que se consolide ali um Memorial onde se possa perpetuar a memória não só de Chico Pereira, mas de todo um povo de Nazarezinho.

Manoel Severo Cariri 
Cangaço Parahyba 2013
Nazarezinho

Solenidade de abertura do segundo dia de Cariri Cangaço Parahyba 2013 na terra de Chico Pereira


A mesa de abertura do Cariri Cangaço Parayba em Nazarezinho contou o prefeito Salvan Mendes, o representante do CCBNB, César Nobrega, o Presidente da Câmara Municipal, o Presidente da SBEC - Sociedade Brasileira de Estudos do Cangaço, Lemuel Rodrigues, do curador do Cariri Cangaço Manoel Severo e do professor Wescley Rodrigues, principal articulador e organizador do evento.

Como anfitrião, o prefeito de Nazarezinho Salvan Mendes ressaltou em suas palavras a importância de realizar o Cariri Cangaço Parayba, evento de "responsabilidade e credibilidade que fomenta e incentiva o fortalecimento de nosso cultura" e "Nazarezinho tem muito o que mostrar a começar pela saga de Chico Pereira". 


 Prefeito Salvan Mendes
 Manoel Severo, curador do Cariri Cangaço
César Nobrega, CCBNB

O curador do Cariri Cangaço, Manoel Severo falou de sua emoção em depois de tanto tempo de expectativa "está pisando o solo de Nazarezinho, berço de Chico Pereira e de tanta história e memória ligada ao sertão", reafirmou ainda a felicidade de "está através do Cariri Cangaço e de tantos amigos, estreitando os laços entre os apaixonados pelas coisas do nosso povo, espalhados por toda região" e alertou para a urgência no restauro e tombamento do patrimônio da Casa de Chico Pereira, "Patrimônio não só de Nazarezinho, mas de todo o Brasil".

O representante do CCBNB, César Nobrega, ressaltou  a importancia do evento Cariri Cangaço Parayba e de Nazarezinho ser inserido no roteiro de atrações turísticas e culturais da região que possui no CCBNB um grande animador e articulador.

Manoel Severo
Cariri Cangaço Parahyba 2013
Nazarezinho

Nazarezinho recebe em Festa o Cariri Cangaço Parahyba 2013 

Por:Manoel Severo

Chico Pereira "Mirim" recebe Caravana do Cariri Cangaço Parayba

Sempre que me dedico a escrever sobre nossas andança e sobre nossos eventos, procuro me dotar de uma isenção que me obriga a policiar-me a cada palavra, a cada frase, a cada parágrafo. Foi assim em todas as edições do Cariri Cangaço, foi assim na belíssima festa da Avan-Premiére em Lavras da Mangabeira e está sendo assim com o grande Cariri Cangaço Parayba.

Me policio pelo simples fato de, apesar de minha imensa emoção, procurar passar para nosso leitores da grande Família Cariri Cangaço de todo o Brasil, o que realmente aconteceu, sem maquiagem, retoques e ajustes. Mas na verdade tenho me surpreendido que, mesmo com todo o esforço que tenho feito em me policiar, não tem me restado outras palavras para definir o zelo, o cuidado e a dedicação de todos os amigos em construir o nosso Cariri Cangaço a não ser: Fantástico e sensacional.


 
 
Como em Lavras da Mangabeira, Nazarezinho se vestiu em festa e proporcionou uma grande recepção para o Cariri Cangaço Parayba. Tendo à frente as companheiras Iris e Helena, com o total apoio do prefeito Salvan Mendes, Nazarezinho nos proporcionou muita emoção e surpresas, só nos resta a imensa gratidão.

 
  
 

O salão do Centro Social de Nazarezinho ficou pequeno para as mais de 300 pessoas que participaram da abertura do segundo dia do Cariri Cangaço Parayba. O cuidado com a decoração, com os detalhes rebuscados no artesanato local, as apresentações artísticas, o teatro, a dança, o lançamento dos cordéis e a presença maciça da família de Nazarezinho nos encheram de honra e aumentaram ainda mais nossa responsabilidade.

Valew Nazarezinho, levaremos cada momento em nosso coração !

Manoel Severo
Cariri Cangaço Parahyba 2013
Nazarezinho



2014

Sousa recebe primeira noite de 

Cariri Cangaço Parahyba 2014 ! 

Por:Manoel Severo


Mesa de abertura do Cariri Cangaço Parayba 2014, em Sousa

Com “A relação entre memória e história e a sua importância para a formação da identidade regional – 90 anos do ataque do grupo de Lampião a Sousa” o professor Wescley Rodrigues, Conselheiro Cariri Cangaço, realizou de forma brilhante a Conferência de abertura do II Seminário Parahyba Cangaço - Cariri Cangaço Parayba 2014. A partir das 19 horas o Centro Cultural do Banco do Nordeste, em Sousa, acolheu em auditório lotado, os convidados para a noite solene que contou ainda com a apresentação de Grupo de Xaxado na área externa do CCBNB - Sousa.

A solenidade de abertura do Cariri Cangaço Parayba 2014 contou com a presença do Curador do Cariri Cangaço, Manoel Severo, do representante da Sociedade Brasileira de Estudos do Cangaço – SBEC, Paulo Medeiros Gastão, do Presidente do Grupo Paraibano de Estudos do Cangaço – GPEC, Narciso Dias; do Presidente do Grupo de Estudos do Cangaço do Ceará – GECC, Ângelo Osmiro; do representante do Centro Cultural do Banco do Nordeste, Natarajan Rodrigues, do Presidente da Fundação Municipal de Cultura de Sousa, Luiz Cacau, do Presidente da Fundação Espaço Cultural da Paraíba, Lau Siqueira, Camila Sousa do SEBRAE ;  além de pesquisadores, escritores, estudantes e aficionados pela temática do cangaço e nordeste, de todo o Brasil.

 Paulo Gastão na Mesa de Abertura do Cariri Cangaço Parayba 2014
 Paulo Gastão fala em  nome da SBEC
Luiz Cacau, Narciso Dias e Manoel Severo

Para o Curador do Cariri Cangaço, Manoel Severo “a realização do II Seminário Parahyba Cangaço, ou seja, o Cariri Cangaço na Paraíba, é um marco que consolida o evento no estado da Paraíba; o resultado da noite de hoje e certamente o êxito de todo o evento vem coroar o esforço espetacular de nosso Conselheiro Wescley Rodrigues juntamente com os amigos César Nobrega, Iris Mendes, Guerhansberger Tayllor, além de suas equipes; realmente um noite memorável, além da sensacional apresentação de Wescley Rodrigues em sua conferência de abertura, quer dizer; sucesso total, parabéns a toda família Cariri Cangaço”.

Honório de Medeiros entrega Diploma a Wescley Rodrigues 
Archimedes e Elane Marques entregam "Chico Pereira" a Wescley Rodrigues

O representante da SBEC, ex-presidente Paulo Gastão ressaltou “ o momento que vivemos atualmente para o estudo do fenômeno cangaço é um dos mais promissores, e o Cariri Cangaço Parayba 2014 nos mostra isso de maneira inequívoca". Já Narciso Dias do GPEC afirma: ”O Cariri Cangaço chegou de vez a Paraíba e a tendência é só crescer, como exemplo temos já no ano que vem, 2015; Princesa Isabel e Cajazeiras se unindo a esse empreendimento de sucesso que tem o GPEC como grande parceiro.” O presidente da Fundação Espaço Cultural da Paraíba, Lau Siqueira, disse de sua grande honra em participar do Cariri Cangaço Parayba 2014 e da "disposição da FUNESC em se aliar ao movimento de resgate e estudo do fenômeno cangaço na Paraíba". A prefeitura municipal de Sousa foi representada por Luiz Cacau, presidente da FMC que falou da "importância do evento e em receber o Cariri Cangaço em Sousa".

 Professor Mestre, Weslcey Rodrigues em sua Conferencia de Abertura
Fátima Cruz e Professor Pereira
Tomaz Cisne e Wescley Rodrigues

A noite solene marcou a entrega de Diplomas pelo Cariri Cangaço ao Presidente da FMC, Luiz Cacau, a Júlio Cesar Nóbrega, produtor cultural e em momento especial ao Conselheiro Cariri Cangaço, organizador do II Seminário Parahyba Cangaço, professor Wescley Rodrigues, que naquele momento recebeu das mãos do casal Archimedes e Elane Marques; artesanato em papel machê do cangaceiro Chico Pereira. O evento contou com um auditório lotado e com as presenças de pesquisadores de vários estados do Brasil, além de professores, universitários, artistas, jornalistas, entre outros.

Caravana Cariri Cangaço em Sousa: Cariri Cangaço Parayba 2014 
GECC no Cariri Cangaço Parayba 2014: Ezequias, Tomaz Cisne e Ângelo Osmiro

Mais uma vez o Cariri Cangaço inovou. Sob a coordenação do jornalista e especialista em marketing, Heldemar Garcia, pela primeira vez o Cariri Cangaço transmitiu ao vivo todo o evento. "Essa tecnologia, que se vale de uma plataforma do YouTube nos permitiu fazer este primeiro teste, não havíamos divulgado anteriormente por ser necessário alguns ajustes, inclusive equipamentos, condições técnicas e outras, mas o resultado apesar das limitações foi muito proveitoso, certamente daqui para frente toda família Cariri Cangaço estará acompanhando nossos eventos ao vivo de todo o planeta".

Manoel Severo
Curador do Cariri Cangaço 
Fotografias de: João de Sousa Lima, Tomaz Cisne e Ezequias Aguiar

Casa do Jacu, Lendária casa de Chico Pereira, presente no Cariri Cangaço Parayba 2014 Por:Manoel Severo


A terra de Chico Pereira recebeu o segundo dia do II Seminário Parahyba Cangaço – Cariri Cangaço Parahyba 2014, que teve seu início com visita técnica à fazenda Jacu, lendária casa do patriarca João Pereira, pai de Chico Pereira, em Nazarezinho. A visita foi capitaneada pelo Prefeito de Nazarezinho, Salvan Mendes, pelo Curador do Cariri Cangaço, Manoel Severo, pelo presidente da FUNSESC, Lau Siqueira, pelos organizadores do evento, Wescley Rodrigues, Cesar Nóbrega, Iris Mendes e Guerhanberger Tayllor, além de inúmeros pesquisadores de todo o Brasil.

Recebidos pelos descendentes e proprietários do Jacu, tendo a frente o senhor Janduí Pereira; atualmente a Casa do Jacu é alvo de grande campanha de restauração, iniciada ainda, em Maio de 2013 com o primeiro Cariri Cangaço Parayba. A casa secular se encontra em situação de risco, sendo necessário e urgente intervenção para que não se possa correr o risco de desabamento.

Prefeito Salvan Mendes recebe Manoel Severo e o Cariri Cangaço
Manoel Severo e Lau Siqueira 
Wescley Rodrigues e Paulo Gastão

A posse do lendário e tradicional imóvel pertence a família que ainda não conseguiu chegar a um entendimento sobre o destino de tão importante patrimônio. Segundo César Nóbrega, um dos responsável pela Comissão de Restauração do Jacu "o problema ainda reside no fato de alguns familiares não aceitarem de forma nenhuma o entendimento e a meu ver as possibilidades de diálogo estão cessando, e o pior, o tempo não vai esperar. O Jacu corre um grande perigo de desabamento".

Iris Mendes e Manoel Severo na Fazenda Jacu
Dra. Francisquinha no Jacu

“A Casa do Jacu é uma relíquia deixada por Chico Pereira, não podemos deixar em pleno abandono uma relíquia nacional” afirma Paulo Gastão. Narciso Dias reforça,Acreditamos na sensibilidade das autoridades, pois, com a restauração deixarão para posteridade um marco histórico para o município de Nazarezinho”. Já Honório de Medeiros assinala: “Se torna desnecessário apresentar uma longa digressão acerca da necessidade da restauração e tombamento da Casa do Sítio Jacu, assim como da necessidade da criação do Museu do Cangaço em Nazarezinho”. 

Manoel Severo que participou da visita ao lado do Prefeito de Nazarezinho, Salvan Mendes; acentua “todos temos que nos unir em torno dessa restauração, aqui a memória se consolida com a alma do povo de Nazarezinho, da Paraíba, de nosso nordeste e perpetua e história, sem dúvida o Cariri Cangaço está na linha de frente pela restauração do Jacu”.

 Ramon Batista e Manoel Severo
Archimedes e Elana Marques, João de Sousa Lima, Janduí Pereira e Lau Siqueira
 Janduí Pereira recebe o Cariri Cangaço na Fazenda Jacu

O presidente do GECC, Ângelo Osmiro também afirma solidariedade com o movimento: “O Grupo de Estudos do Cangaço do Ceará vem se solidarizar com os pesquisadores e entidades voltadas para a temática “Cultura Nordestina” no sentido de solicitar as autoridades competentes todos os esforços no intuito da restauração da casa da Fazenda Jacu (Casa de Chico Pereira). “Essa casa, que teima em enfrentar o tempo e permanece de pé é de uma importância incalculável para a História do Brasil, pois ela é um monumento inquestionável do passado, uma prova material e um espaço de memória que merece ser preservado para lembrar ao presente da força que a história do cangaço tem para o Nordeste” Diz Wescley Rodrigues.

Manoel Severo
Curador do Cariri Cangaço
Fotos: Iris Mendes Medeiros, Wescley Rodrigues e Dra Francisquinha


Nazarezinho recebe Cariri Cangaço Parayba 2014 ! Por:Manoel Severo
Wescley Rodrigues, Honório de Medeiros e Manoel Severo, em Nazarezinho

A acolhedora e simpática Nazarezinho novamente se vestiu em festa para receber a Caravana Cariri Cangaço para realização do segundo dia de conferências e debates. Logo depois da espetacular visita ao patrimônio que é a fazenda Jacu, a Caravana Cariri Cangaço se dirigiu para o Centro Social de Nazarezinho para a abertura solene do evento em solo berço de Chico Pereira. Com a presença do prefeito Salvan Mendes, do Presidente da FUNESC - Paraíba, Lau Siqueira, dos presidentes do GPEC, Narciso Dias e GECC, Ângelo Osmiro e do representante da SBEC, Paulo Gastão, além de secretários municipais, vereadores, professores, alunos, escritores entre outros, foi aberto o segundo dia do Cariri Cangaço Parayba 2014.

 Mesa de Abertura do Cariri Cangaço Parayba 2014 em Nazarezinho
 
Prefeito Salvan Mendes entrega Diploma a Iris Mendes Medeiros

As primeiras palavras do curador do Cariri Cangaço, Manoel Severo, foram para ressaltar "a grande satisfação de novamente está em Nazarezinho, a partir do esforço de Wescley Rodrigues, Iris Mendes e César Nóbrega, numa demonstração de que quando há o trabalho sério e determinado as coisas realmente acontecem e que seja um exemplo para a luta pela restauração da casa do Jacu"; já o prefeito de Nazarezinho, Salvan Mendes, reafirmou a disposição do poder público municipal em "se esforçar dentro das possibilidades do município na direção da restauração e tombamento do Jacu e fazer inclusive daquele patrimonio um lugar de turismo, unindo o artesanato, a comida, etc". Novamente o representante da FUNESC, Lau Siqueira, ressaltou "o grande trabalho que está sendo realizado pelo Cariri Cangaço no fomento e resgate dessa história e ainda mais na mobilização da sociedade para a restauração desses patrimônios históricos".

Ingrid Rebouças, Paulo Gastão e Elane Marques 
Iris Mendes enterega Diploma a Ramon Batista 
Lau Siqueira entrega o Diploma a Sra. Maria do Socorro Leon

Em seguida a primeira conferência da manhã trouxe a professora Maria do Carmo Pereira, descendente direta de João Pereira, do Jacu. Formando mesa ao lado de seu pai; Janduí Pereira, um dos herdeiros do Jacu, e do professor Wescley Rodrigues, Maria do Carmo nos apresentou muito do sentimento que habita o coração dos descendentes da família Pereira, mesmo depois de tantos anos do fatídico episódio que envolveu a morte de João Pereira e desencadeou a entrada de seu filho, Chico Pereira, no cangaço.

Wescley Rodrigues, Maria do Carmo e Janduí Pereira 
 Maria do Carmo e Janduí Pereira
Janduí Pereira e o "pequeno Chico Pereira"
Honório de Medeiros
Zeca Aguiar, Manoel Severo e Tomaz Cisne

A nítida sensação de pertencimento ao lugar e às origens foi a tônica principal da conferência de Maria do Carmo Pereira. A cada frase, a cada palavra, podíamos sentir no calor da narrativa da Saga de Chico Pereira o quanto ainda se faz presente todo o sentimento. "João Pereira foi realmente um homem à frente de seu tempo, dedicado apenas à família e ao trabalho, era um grande empreendedor. Conciliador por natureza acabava angariando a atenção e respeito de todos, certamente por isso talvez tenha sido vítima dessa tragédia", afirma Maria do Carmo que ainda revela: "Nunca vou esquecer os momentos marcantes que tive ao lado de Padre Pereira; um homem sem igual, um intelectual inigualável, um ser humano único, e por ele, também, não podemos deixar essa história morrer".

Secretário José Cícero entrega Diploma ao prefeito Salvan Mendes 
José Cícero, Dra. Francisquinha e Profa. Maria José
 Guerhansberger Tayllor e Cesar Nóbrega
Jorge Remígio e Narciso Dias

Na oportunidade da Conferência da professora Maria do Carmo Pereira, foi lançado o livro de Elane Marques e Paulo Gastão sobre o processo de Acari contra Chico Pereira. "Não poderíamos lançar essa obra em outro lugar a não ser aqui em Nazarezinho e ainda por mais na presença de familiares tão próximos de Chico Pereira, para nós é uma grande alegria " Confirma Paulo Gastão . 

Manoel Severo
Curador do Cariri Cangaço
Cariri Cangaço Parayba 2014 - Nazarezinho

Lastro e a Festa do Cariri Cangaço Parahyba 2014 Por:Manoel Severo

Visita do Cariri Cangaço à Fazenda Custódia em Lastro, Paraíba

O terceiro dia de Cariri Cangaço Parahyba 2014 teve como cenário o município de Lastro, à 32 km de Sousa, no sertão paraibano. A Caravana Cariri Cangaço foi recebida na manha do dia 24 de agosto pelo prefeito municipal Emanuel Wilmeson, vereadores, autoridades municipais, além de professores, alunos, escritores e os promotores do evento: Guerhansberger Tayllor, Wescley Rodrigues, César Nóbrega e Iris Mendes.

O começo da festa ficou a cargo do espetacular Grupo de Xaxado Mirim da escola Adauto de Andrade, da cidade de Santa Cruz, que proporcionou um espetáculo extraordinário com suas belas e talentosas crianças; já a abertura da solenidade coube ao Curador do Cariri Cangaço, Manoel Severo, que falou da "alegria do Cariri Cangaço chegar a Lastro; realizando uma espetacular intercâmbio cultural e proporcionando principalmente aos jovens conhecerem mais de perto sua própria história, hoje é um dia muito especial para o Cariri Cangaço". Ângelo Osmiro, presidente do GECC confirma:"o Cariri Cangaço está ao lado dos grupos de estudo do cangaço, como é o caso de nosso GECC, a SBEC e o GPEC, plantando uma espetacular semente que sem dúvidas esperamos que possam dá bons frutos para as próximas gerações".


Arte e Beleza na Abertura do Cariri Cangaço Parahyba 2014 em Lastro
Wescley Rodrigues entrega Diploma do Cariri Cangaço a Guerhansberger Tayllor

O momento alto da manha ficou por conta da Conferência-Debate sob a responsabilidade do pesquisador Guerhansberger Tayllor que versou sobre o tema:A articulação da defesa contra os cangaceiros que invadiram Sousa; trazendo os bastidores das ligações do coronel Manuel Gonçalves, de Lastro, com a oligarquia dos Gomes de Sá e dos Mariz, da cidade de Sousa, protagonistas dos episódios que marcaram a morte de João Pereira, a entrada de Chico Pereira no cangaço e o posterior ataque a Sousa em julho de 1924. A mesa contou ainda com a coordenação do Professor Pereira e teve ainda os presidentes do GECC, Ângelo Osmiro, do GPEC, Narciso Dias, do escritor José Abrantes Gadelha e do pesquisador Otávio Maia, entre os debatedores.


 Mesa de abertura do Cariri Cangaço Parahyba 2014 em Lastro
Prefeito Emanuel Wilmeson

"Sem dúvidas a trama política que acabou ocasionando o ataque a Sousa, pelo bando de Lampião passou também por Lastro, a partir das ligações do Coronel Manuel Gonçalves com a família de Otávio Mariz e Gomes de Sá" provocou Guerhansberger Tayllor, que discorreu de forma magistral as ligações fortes entre os coronéis de Sousa, da família Mariz e de Lastro, tendo como principal representante o coronel Manuel Gonçalves da fazenda Concórdia."Realmente vivíamos como nunca, o que chamamos uma 'política de compromissos' entre os coronéis locais, que mantinham seu poder e sua influência não só aqui em Lastro, mas em toda região" completa Guerhansberg Tayllor. 


Guerhansberg Tayllor
Professor Pereira coordena a Mesa de Conferência e Debate
José Otávio Maia
Guerhansberger Tayllor e Narciso Dias
José Otávio Maia, João de Sousa Lima e César Nóbrega
José de Abrantes Gadelha

No contraponto oportuno do debate, Otávio Maia, descendente da família de Otávio Mariz; um dos principais protagonistas deste controverso episódio do ataque do grupo de Lampião a Sousa; reafirmou: "Na verdade Otávio Mariz nunca aceitou a denuncia que lhe caíra sobre ter sido mandante da morte de João Pereira e aquilo tudo acabou como um caso pessoal", reacendendo a chama da polêmica e do contraditório."Otávio Mariz era um homem mau humorado sempre... nunca sorria! No dia do ataque de Lampião a Sousa, Otávio Mariz estava aqui em Lastro ao lado do coronel Manuel Gonçalves, quando voltou a Sousa, tudo estava sacramentado" Completa Otávio Maia. Narciso Dias, presidente do GPEC ressaltou "o debate inteligente e respeitoso que vimos na manha de hoje aqui em Lastro, depois de uma maravilhosa exposição de Guerhansberger ainda tivemos as oportunas manifestações do pesquisador Otávio Maia e do escritor Gadelhinha, um dia realmente memorável".

Já o escritor José Abrantes Gadelha, o Gadelhinha, autor do livro, Sangue Terra e Pó, falou de sua emoção: "Estou muito emocionado, nossa terra não poderia ficar de fora desse movimento do Cariri Cangaço, temos muita história, inclusive foi daqui que Lampião sequestrou dona Maria Lopes, esposa de José Lopes, quando de sua pretensa invasão a Mossoró em 27".


 Ezequias Aguiar, Paulo Gastão, Manoel Severo e Ângelo Osmiro
 Paulo Gastão e Prefeito Emanuel Wilmeson
 Arquimedes Marques, José Cícero e Professor Pereira
Elane Marques e João de Sousa Lima
Manoel Severo, Iris Mendes e César Nóbrega
Mesa de Lançamento de Livros com Elane Marques, Paulo Gastão, Wescley Rodrigues, João de Sousa, Ângelo Osmiro e Archimedes Marques 
Elane Marques e Padre Agostinho

Ao final da conferência os convidados do Cariri Cangaço foram, acompanhados pelo prefeito Emanuel Wilmeson e demais auxiliares a uma visita ao lendário casarão da fazenda Concórdia, de propriedade do coronel Manuel Gonçalves e em seguida foi servido um almoço festivo para todos os presentes. Ao evento estiveram presentes os Conselheiros Cariri Cangaço, Archimedes Marques, José Cícero Silva, João de Sousa Lima e Paulo Gastão, além de Jorge Remigio, Jair Tavares, Joaquim Furtado, Padre Agostinho, Elane Marques, Heldemar Garcia, Tomaz Cisne, Ezequias Aguiar, dentre muitos outros pesquisadores da temática.

Manoel Severo - Curador
Cariri Cangaço Parahyba 2014
Lastro, PB

E que venha o 
Cariri Cangaço Parahyba 2016 !

Nenhum comentário: