"Coronelismo e cangaço no imaginário social" do sociólogo Erivam Felix Vieira


O livro  tem como intento uma busca para a compreensão do imaginário e o cotidiano do Sertão nordestino, propondo não apenas relacionar o contexto histórico em que tais manifestações se inserem e situá-lo à nossa realidade, como gerar um ponto de análise sobre as diferentes percepções dos atores em relação a si mesmos e de uns em relação aos outros, onde o paradoxo e o excêntrico se fizeram presentes em importante acontecimento sociológico nacional.

Através das metáforas dos cordéis, explorando o mito libertário, temos uma história construída na qual o real e o imaginário se interligam surgindo um Lampião que torna-se cúmplice do seu próprio personagem e da sua ficção.


Portanto, não se pode negar que um olhar sob a historiografia, por essa perspectiva fará emergir a força do imaginário e do simbólico das lutas, retomando o significado dos conceitos de sujeição e banditismo, e de violência e poder, favorecendo uma visão de conjunto.


Valor R$ 30,00 (Trinta reais) com frete incluso
contato: erivamfv@hotmail.com
FONTE: www.lampiaoaceso.blogspot.com

Um comentário:

Unknown disse...

SAUDE DE ALCINO ALVES COSTA “O POETA DO SERTÃO”

Graças ao nosso bom Deus Alcino Alves Costa, recebeu alta do Hospital Primavera na cidade de Aracaju-se, dia 03 às 08h00minh e encontra-se em sua residência, ao lado de seus familiares.
Alcino foi vitima de um AVC no dia 07 de abril, sendo necessário passando por uma cirurgia delicada. Mais houve interferência da providencia divina e as correntes de orações espalhada por todo Brasil, que o levou a esta correspondendo a toda a expectativa.
Agradecemos a todos e todas, que deram a mão em busca da fé com orações para sua recuperação.

Elian Cruz
Assessoria, Projetos, Produções e Eventos.