Feliz Aniversário Gonzagão !!!


Luiz Gonzaga do Nascimento, o grande Luiz Lua Gonzaga, o Rei do Baião, sertanejo de Exu, filho de Januário; completaria hoje 100 anos de idade. Sua Exu e todo o Brasil festejam um dos maiores ícones de nossa cultura e tradição sertaneja, reverenciando o cantor, compositor, sanfoneiro e criador de ritmos nordestinos que permanece vivo no coração de todos nós. 

Asa Branca, Assum Preto, A Triste Partida, Danado de Bom, dentre tantas e tantas composições viriam a imortalizar esse que foi um brasileiro apaixonado pelas coisas de sua terra, seu nordeste e seu sertão, que cantou e encantou a todos trazendo a verdadeira alma nordestina. 


"O filho de seu Januário é artista e, como disse um poeta, artista não morre, "se encanta". Gonzagão está na terra onde o Nordeste garoa e ainda esta semana faz uma visita a Feira de Caruaru, repetindo que por lá de tudo que há no mundo tem pra vender.O artista está onde o povo está. Festejando Frei Damião e Padre Cícero, recordando o amor de Rosinha, comendo Ovo de Codorna e saudando as noites tão brasileiras, "sob o luar do Sertão".

Hoje tem festa em Exu, lugar mágico no interior pernambucano. Todos querem ver o Gonzaga de perto e cantar o parabéns pra você acompanhados por uma orquestra sanfônica. Vai ter forró e baião do começo da noite até a barra do dia clarear.Gonzaga está no céu, levando um papo com Patativa de Assaré, Humberto Teixeira, Zé Dantas e outros poetas do Nordeste brasileiro. Mas está também na terra, zombando da cara de Samarita Parteira, convencendo o delegado que não quis matar o homem, só dar um susto no sujeito, fazer uns "risquinhos".

Luiz Gonzaga está abraçado com Gonzaguinha, vendo com alegria os moços no cinema, descobrindo um pouco de sua história com seu filho. "Começaria tudo outra vez..." O cantor pernambucano não precisa pegar um Ita no Norte, como Dorival Caymmi, porque prefere ficar por aqui mesmo, apreciando o Riacho do Navio, que corre em direção ao Pajeú e termina por desembocar no mar.

E Gonzaga tanto gosta da Garanhuns de Dominguinhos e Toinho Alves, da Caruaru de Onildo Almeida e Vitalino, de Arcoverde de Lirinha e da blogueira Amannda Oliveira, quanto do Recife de Chico Sciense e Lenine.

Na praia de Boa Viagem, está lá o artista vendo as morenas bronzeadas e comendo guaiamum com coco.Gonzaga mais vivo do que nunca minha gente. Olha lá o Alcymar Monteiro, o Flávio José, Santana, Elba Ramalho, Maria da Paz,  Fagner, Zé Ramalho, Geraldo Azevedo, Alceu Valença,  Nando Cordel, Jorge de Altinho, Gláucio Costa, Mourinha do Forró, Maciel Melo e o Quinteto Violado tudo participando da festa do centenário.

Salve Luiz Gonzaga, o Rei do Baião! Parabéns pra você eterno artista do povo, neste dia em que completas 100 anos!."

fonte: www.robertoalmeidacsc.blogspot.com

 
Luiz Gonzaga ganhará um selo comemorativo em sua homenagem

Na composição da imagem do selo, o artista utilizou vários elementos retratando a vida sertaneja do cantor e, sobretudo, a música Asa Branca, um de seus grandes sucessos. Em primeiro plano, a imagem do cantor vestido com a tradicional roupa de vaqueiro nordestino e chapéu de couro, segurando uma sanfona; acima de seu braço, a ave branca voando em direção às nuvens, simbolizando a harmonia musical do cantor. No canto inferior direito, os olhos verdes e a plantação, presentes na letra da música Asa Branca. O símbolo da Maçonaria indica a participação do homenageado naquela sociedade. Ao alto, no canto direito, a coroa representa a majestosa obra do cantor, cujos fãs o batizaram merecidamente de “Rei do Baião”. Foram utilizadas as técnicas de desenho a nanquim e pintura.




Dica de: Rogério Pereira - Museu Fonográfico Luiz Gonzaga


Um comentário:

Anônimo disse...

este é o nosso Rei popular do Baião! Nosso maior representante nordestino! Sua memória sempre presente em nós!