A Festa do Reencontro Por:Ana Lúcia

Ana Lúcia e Wescley Rodrigues

O ano de 2013 para o Seminário Cariri Cangaço foi mais uma vez especial, de reencontros inesquecíveis, de muitas alegrias, de muitas saudades...Mais uma vez a Família Cariri Cangaço se reúne para festejar, se abraçar irmanamente com amor e por amor a um evento de ampla magnitude que acontece no sul do Ceará envolvendo mais dezesseis Estados brasileiros para estudar e debater a temática do Cangaço e outras Histórias sociais de homens e mulheres desse sertão nordestino.

Descrever minha alegria em participar mais uma vez deste maravilhoso evento não tem dimensão, não tem palavras, pois a satisfação de rever os amigos, de compartilhar juntos sorrisos, gargalhadas, brincadeiras, cantorias, para mim a importância de todos esses gestos não tem preço.

O capitão Severo, capitão sim, por ser essa pessoa humilde, carinhosa, amável e compreensiva para com todos nós, soube comandar com maestria esse encontro de estudiosos, pesquisadores e admiradores de um tema tão rico, inesgotável e polêmico que é o cangaço, Canudos, Padre Cícero e outros tão bem discutidos por nossos debatedores.

Não posso deixar de registrar aqui a bela e acolhida calorosa das cidades de Autora, Barbalha, Barro, Crato, Juazeiro do Norte, Missão Velha e Porteiras que nos recebeu de braços abertos, com sorriso no rosto e de uma atenção incrivelmente emocionante. Para essas pessoas, o meu sincero agradecimento e dizendo na ocasião: Até o próximo Cariri Cangaço! E eles respondem com muita alegria: Se Deus quiser! Então é isso que move a todos nós, a certeza de que sempre estaremos juntos e viver para ver momentos lindos como esses.

Wescley Rodrigues, Narciso Dias, Ana Lúcia e Antônio Vilela

Como em todas as edições acontecem, muitos veteranos e novos estudiosos chegando para aumenta ainda mais a constelação do nosso time de conhecedores da História Lampiônica e de outros bravos e bravas sertanejas que fizeram História nesse sertão nordestino.

Outros astros e estrelas que abrilhantaram nosso Cariri Cangaço que não podem ser esquecidos foram os colaboradores que estavam o todo tempo conosco, nos apoiando, nos orientando em tudo, aos que tomaram conta da latada de livros, o meu muito obrigada pela atenção, vocês também foram fantásticos para o sucesso deste evento.

Sabemos que a jornada foi longa e difícil para que um evento grandioso como este aconteça, mas quando é realizado, pode ter certeza que o sucesso é enorme, visível e que deixa sempre, não tem como, uma saudade imeeeeensa. Valeu, Severo, por mais uma edição de muito sucesso e que com certeza todos nós saímos mais ricos de conhecimentos e renovados para outra nova caminhada que estará por vir. Obrigada a todos.

Ana Lúcia Granja Sousa, Historiadora, Escritora
Sócia da SBEC
Conselheira Cariri Cangaço
Petrolina, PE

Um comentário:

Anônimo disse...

Que bela descrição!!!! Pelas palavras da Historiadora Ana Lúcia, até eu que estou aqui em Brasília e não pude participar deste maravilhoso evento, pude perceber que, mais uma vez, o Cariri Cangaço escreveu mais uma linda página na História do Sertão!!!! Parabéns a todos vocês que fazem dos estudos e das discussões o combustível para uma vida repleta de alegrias, amizades e intelectualidades!!!! Saudações candangas!

Eloísa Farias
Brasília/DF