O Aboio Por:Napoleão Tavares Neves


"O aboio é uma melodia plangente e quase sempre triste, dolente, com que os vaqueiros guiam o gado ou chamam ao redil as reses dispersas ou espalhadas".O aboio, as vezes tem letras e na maioria das vezes tem apenas a linha melódica, sempre dominada pelas vogais, buscando maior sonoridade, por certo. O aboio é a conversa amistosa e pacificadora do vaqueiro para com seu gado e o gado conhece o aboio do seu vaqueiro. O Aboio é uma conversa intima do homem para o animal. O bom vaqueiro conversa com o gado cantando na linguagem do aboio que é sempre monótona como uma canção de ninar e, talvez, por isso mesmo acalma e tranquiliza o gado.


O aboio é um canto de paz, de concórdia, de parceria do vaqueiro com o gado. A letra do aboio é sempre amistosa, tranquilizadora, usando-se muito as palavras manso e bonito. O aboio não excita, ao contrario tranquiliza o gado, levando-o a concórdia com o mudo testemunho do cavalo.


O aboio, antes de tudo, é uma mensagem de amizade do vaqueiro para o seu gado, em um dialogo, conduz a paz nos campos. Vaqueiros, cavalo e gado, sagrada trilogia do sertão celebrando a paz nas fazendas, envolto em um halo de entendimento e acentuado romantismo.


Dr. Napoleão Tavares Neves
Médico, Memorialista, Pesquisador e Escritor
Conselheiro Cariri Cangaço
Barbalha, Ceará.

Nenhum comentário: