Juazeiro do Padre Cícero e a Festa do Cariri Cangaço


Juazeiro do Norte, terra santa, meca nordestina, capaz de reunir em torno do mito do Santo Padre Cícero uma verdadeira legião de romeiros, recebeu a Caravana Cariri Cangaço para o segundo dia do Edição de Luxo - Ano V, era a manha ensolarada do dia 24 de setembro.

Companheiros de todo o Brasil acompanharam a Visita Técnica realizada na Colina do Horto, emblemático cenário onde figuram a majestosa estátua do Padre Cícero Romão Batista, com seus 27 metros de cumprimento, velando do alto da serra a toda a nação romeira e o famoso Museu Vivo do Padre Cícero, além do Muro da Sedição, construído ainda em 1914 para proteção da Terra da Mãe de Deus...

"O monumento em homenagem ao Padre Cícero Romão Batista foi inaugurado no dia 1º de novembro de 1969, no alto da Serra do Catolé ou, como é mais conhecida, Colina do Horto, pelo então prefeito Mauro Sampaio. A estátua conta com 27 metros de altura, e se constitui na terceira maior do mundo em concreto, esculpida por Armando Lacerda em um local que era sempre escolhido pelo sacerdote para os seus retiros espirituais. Existe uma estimativa que aponta a visitação ao monumento na ordem de 2,5 milhões de pessoas por ano. De um lado fica o Museu Vivo e, do outro, enorme quadro da ceia larga com 17x4m, enquanto há alguns metros temos a Igreja de Bom Jesus do Horto"

Caravana Cariri Cangaço sob os pés de Cícero...
Ana Lúcia, Wescley Rodrigues e Juliana Pereira
 Aninha, Juliana Pereira, Jorge Remigio, Ivanildo Silveira, Manoel Serafim, Manoel Severo, Alan Ferreira, Francimary Oliveira, Urbano Silva, Narciso Dias e Louro Teles
 Ingrid Rebouças, Aninha, Manoel Severo, Urbano Silva, Edvaldo Feitosa e Padre Agostinho
Pesquisadores; Juliana Pereira, Antonio Tomaz, Rosane Ferraz, Ângelo Osmiro,      Ivanildo Silveira e Geraldo Ferraz

Companheiros de todo o Brasil acompanharam a Visita Técnica realizada na Colina do Horto, emblemático cenário onde figuram a majestosa estátua do Padre Cícero Romão Batista, com seus 27 metros de cumprimento, velando do alto da serra a toda a nação romeira e o famoso Museu Vivo do Padre Cícero, além do Muro da Sedição, construído ainda em 1914 para proteção da Terra da Mãe de Deus... 

Uma das convidadas que pela primeira vez participava do Cariri Cangaço, a pesquisadora de Teresina, Francimary Oliveira revela, "sinto- me honrada de ter participado desse Cariri Cangaço em um momento muito especial. O meu abraço a todos os participantes, e em especial a ele, Manoel Severo, que além de todas as qualidades, é um grande ser humano."

Inaugurado no dia 1º de novembro de 1999, no velho Casarão do Horto, o Museu Vivo de Padre Cícero possui cinco ambientações com personagens em tamanho real, a partir de resina de poliéster. Percorrendo os cômodos do imóvel, o visitante encontra o Padre Cícero em um café da manhã com amigos; em uma capela ao lado da beata Maria de Araújo – protagonista dos milagres; despachando com José Marrocos em seu gabinete; orando e descansando em uma rede. Na primeira sala do museu, fotos e dados sobre a vida do sacerdote, além de muitos ex-votos de fiéis ao longo do percurso na casa que serviu para retiros espirituais do Padre Cícero.

 Sabino Bassetti, Manoel Severo e Ivanildo Silveira
 Joventino, Neli Silveira, Elane Marques, João de Sousa Lima e Manoel Severo
Ângelo Osmiro Barreto
Pesquisadores, Nilton de Registro, São Paulo e Afrânio de Belo Horizonte
Ainda dentro da programação da Visita Técnica a Caravana Cariri Cangaço esteve no Muro da Sedição, quando também na colina do horto se mantém ainda intacto e restaurado uma pequena extensão do outrora muro que foi construído pelos romeiros de "meu Padim" para protege Juazeiro das forças legalista de Franco Rabelo em 1914. Por ocasião da visita os convidados do Cariri Cangaço tiveram a oportunidade de ouvir os episódios marcantes da Sedição de Juazeiros pelo pesquisador pernambucano, de Caruaru, Urbano Silva e pelo sacerdote carioca Padre Agostinho.

O pesquisador e escritor Sabino Bassetti, da cidade de Salto, em São Paulo, comenta: "Ter amigos com a sinceridade, garra, educação e paciência do grande Manoel Severo, enche de orgulho qualquer pessoa. O Cariri Cangaço, é sem nenhuma dúvida o maior evento do gênero. Parabéns Severo. É muito bom ser seu amigo." Já o maior livreiro do cangaço do Brasil, professor Francisco Pereira de Cajazeiras, completa: "Amigo Manoel Severo obrigado pela acolhida e proporcionar aos estudiosos do Cangaço e temas afins, um excelente evento."

 Caravana Cariri Cangaço no "Muro da Sedição"
 Explanação de Padre Agostinho
Padre Agostinho, Manoel Severo, João de Sousa, Aninha, Antonio Edson e Urbano Silva
"Quando os soldados de Franco Rabelo chegaram a Juazeiro do Norte se depararam com uma situação inusitada: em apenas uma semana, os romeiros cavaram um valado de nove quilômetros de extensão cercando toda a cidade e ergueram uma muralha de pedra na colina do Horto. A fortificação recebeu o nome de "Círculo da Mãe de Deus". O batalhão, ao ver que seria impossível romper o círculo, recuou e pediu reforços. As forças estaduais retornaram à cidade do Crato e pediram reforços para destruir o Círculo. Franco Rabelo enviou mais soldados e um canhão para invadir Juazeiro do Norte. No entanto, o canhão falhou e as forças rabelistas foram facilmente derrotadas pelos revoltosos."
"Após expulsar os invasores,  Floro Bartolomeu parte para o Rio de Janeiro a fim de conseguir aliados. Os revoltosos seguem para Fortaleza com o objetivo de derrubar o governador. Na capital federal, Floro consegue o apoio do senador Pinheiro Machado. Quando as forças juazeirenses chegam a Fortaleza, uma esquadra da Marinha impôs um bloqueio marítimo na orla fortalezense. Cercado, Franco Rabelo não teve como reagir e foi deposto. O Presidente Hermes da Fonseca nomeou interinamente Setembrino de Carvalho, enquanto novas eleições foram convocadas. Benjamim Liberato de Carvalho foi eleito governador e Padre Cícero, vice novamente"
Alcides e Gerlane Carneiro, Manoel Severo
A Fé de Geraldo Ferraz...
Manoel Severo, Ana Lúcia, Narciso Dias e Padre Agostinho
"É uma emoção muito grande está em Juazeiro do Norte e visitando lugares tão importantes tanto para a história do nordeste como para a fé do povo romeiro, sem dúvidas o Cariri Cangaço nos proporciona momentos simplesmente inesquecíveis" relata Alcides Carneiro, de João Pessoa. Já Narciso Dias, também de João Pessoa e presidente do GPEC "Mais uma vez o Cariri Cangaço se supera com a qualidade do evento, visitas guiadas pelos principais cenários da história e acima de tudo pela qualidade dos palestrantes, a exemplo do que vimos aqui no Horto". Manoel Severo, curador do Cariri Cangaço completa:"Vir ao Cariri, ao Juazeiro do Norte e não vir ao Horto seria algo imperdoável, e unir essa visita ao talento de nossos companheiros pesquisadores, Padre Agostinho e Professor Urbano Silva, dentre tantos outros que colaboraram com esse momento inesquecível, fazem tudo valer a pena". 

Cariri Cangaço
Edição de Luxo - Ano V
Colina do Horto, 24 de Setembro de 2015
Juazeiro do Norte, Ceará

Nenhum comentário: