Primeira Reunião de Trabalho: Exu 2017


Aconteceu no último sábado, dia 22 de outubro de 2016, a primeira reunião de trabalho para o empreendimento do Cariri Cangaço Exu 2017. Os encontros aconteceram na terra do Rei do Baião, Luiz Gonzaga, no sopé da Chapada do Araripe , em solo pernambucano. Manoel Severo, Curador do Cariri Cangaço acompanhado do fotografo e artista plastico Wilson Bernardo e do pesquisador e ator Nemésio Barbosa, cumpriram extensa agenda de contatos e visitas na direção da formatação inicial do grande evento.

"Estarmos em Exu, para nós do Cariri Cangaço, é uma grande honra. O conjunto significativo de tradições, memórias e histórias desse lugar agigantam nosso sertão: Aqui nasceu Luiz Gonzaga, aqui nasceu Barbara de Alencar, por aqui passaram Beato Zé Lourenço e o vaqueiro Raimundo Jacó, aqui temos registrado na história um dos maiores conflitos entre família que se tem noticia, o embate entre os Sampaio, os Saraiva e os Alencar ; enfim, Exu chega com força ao Cariri Cangaço e sem duvidas teremos um dos mais significativos eventos do ano." Confirma o Curador do Cariri Cangaço, Manoel Severo.

 Bibi Saraiva, Nemésio Barbosa, Manoel Severo, Carlina e Elma Alencar, 
descendentes de Bárbara de Alencar.
Bibi Saraiva, Lua Gonzaga, Manoel Severo e Nemésio Barbosa

Tendo como principal anfitrião, o pesquisador e escritor, ex-secretário de cultura do município por 16 anos, Bibi Saraiva, a caravana Cariri Cangaço esteve visitando os meios de hospedagens, restaurantes, clubes e auditórios para definir os principais pontos de infraestrutura. As visitas se seguiram também em alguns dos principais e significativos pontos turísticos, tendo como destaque o Parque Aza Branca, onde temos o Museu, o Mausoléu e a Casa de Luiz Gonzaga. "Exu recebe o Cariri Cangaço de braços abertos, era um anseio nosso de muito tempo puder sediar esse grandioso e respeitado evento, que ora se concretiza" revela Bibi Saraiva.

Para Carlina Alencar, descendente da heroína da Revolução Pernambucana, Bárbara de Alencar, "É uma honra receber o Cariri Cangaço em Exu, sem dúvidas teremos uma grande Festa sertaneja, inclusive com a visita a Fazenda Araripe de Bárbara de Alencar".

 Casa de Luiz Gonzaga, e imagens da visita ao Parque Aza Branca

A partir das 14 horas foi realizada a reunião de trabalho, reunindo representantes do poder público, meios de hospedagens, cultura, OAB, Conselho de Turismo, dentre outros. Estiveram presentes, Manoel Severo, Curador do Cariri Cangaço, Bibi Saraiva, Pesquisador e Escritor; Cícero Marcelino, Secretário de Cultura de Exu; Helenilda Moreira, ex-Secretária de Cultura e Vereadora; Alvenir Peixoto, Presidente do Conselho Municipal de Turismo; Anunciado Saraiva, representando a OAB; o ator Reinaldo Veira, da empresária Isabel Albuquerque e ainda Nemésio Barbosa e Wilson Bernardo.

Manoel Severo, Bibi Saraiva, Nemesio Barbosa e Wilson Bernardo no Mausoléu onde repousa o Rei do Baião, Luiz Gonzaga

Inicialmente foram dadas as boas vindas ao Cariri Cangaço pelo pesquisador Bibi Saraiva, que falou da grande satisfação e expectativa da chegada do evento ao Exu; em seguida o Curador do Cariri Cangaço, Manoel Severo fez uma explanação do Projeto Cariri Cangaço, falando das realizações, dos estados e municípios que sediam o evento e uma apresentação do Projeto Cariri Cangaço Exu 2017.

"Nosso desejo é realizar um evento que possa mostrar toda a grandeza cultural e histórica de Exu, para isso nos debruçamos sobre a criação de uma programação que pudesse, mesmo considerando o pouco tempo; a ideia é termos um evento começando numa quinta-feira a noite encerrando no sábado a noite; ser concisa mas ao mesmo tempo dinâmica e que possamos aproveitar cada momento, que sem dúvidas serão marcantes" ressalta Manoel Severo. 

Gabriel e William, da Escola de Sanfonas Dominguinhos, 
presença garantida no Cariri Cangaço
Nemésio Barbosa, Bibi Saraiva, Wilson Bernardo e Ednazaldo

Com a colaboração prévia do Conselho Cariri Cangaço, com destaque para os Conselheiros Kydelmir Dantas, Múcio Procópio e Juliana Pereira, foi apresentado um conjunto de sugestões para o Cariri Cangaço Exu, com destaques para as Mesas de Debate Temáticas, voltadas para a vida e obra de Luiz Gonzaga, como: A contribuição de Luiz Gonzaga na formação da identidade cultural do povo nordestino, Bibliografia Gonzaguiana e A Música de Luiz Gonzaga; compositor e parceiros; dentre outros temas, quando serão convidados personalidades identificadas com as temáticas e de reconhecimento nacional. 

Outro ponto importante foram as definições do conjunto de visitas a serem realizadas dentro do evento: O Parque Aza Branca; com Mausoléu, Museu e Casa de Luiz Gonzaga; o Sítio Araripe com a Casa e Museu de Dona Bárbara, a Igreja de São João do Araripe, a Casa de Januário , além da visita ao distrito de Tabocas com a inauguração do Memorial Antônio Saraiva Albuquerque e o Mirante do Araripe, além do Sítio União, última morada do Beato Zé Lourenço, dentre outros cenários importantes do lugar.

Primeira Reunião de Trabalho: Cariri Cangaço Exu 2017
De pé: Ramires e Isabel Albuquerque, Nemésio Barbosa, Anunciado Saraiva, Helenilda Moreira e Reinaldo Vieira; sentados: Cícero Marcelino, Bibi Saraiva, Manoel Severo e Alvenir Peixoto.

Outro momento alto da Programação do Cariri Cangaço Exu 2017 serão os lançamentos dos livros: O Império dos Rifles e O Massacre dos Coronéis-A Hecatombe de 49; ambos do pesquisador e escritor Bibi Saraiva. Os lançamentos que serão seguidos de palestra e debates sobre esse que é um dos momentos históricos mais marcantes do nordeste, que foram os conflitos entre as famílias Sampaio, Saraiva e Alencar, no Exu, com repercussões em todo o Brasil.

"Se tem Cariri Cangaço em Exu, tem que ter forró, e dos bons, sem dúvidas teremos também uma grande festa da musica nordestina e de Luiz Gonzaga com as apresentações da Orquestra Sonata tocando Luiz Gonzaga, da Escola de Sanfonas Dominguinhos e ainda os grandes artistas Joquinha Gonzaga, Joãozinho do Exu, dentre outros" revela Bibi Saraiva.

Até o final do sábado todos os esforços foram  na direção do melhor planejamento para o Cariri Cangaço Exu 2017. "A data ainda não temos, mas é quase certo, 99% certo que seja na segunda quinzena de Julho, talvez entre os dias 27 e 30 de julho, ainda estamos estudando, até para aproximarmos o Cariri Cangaço Exu de outras duas grandes celebrações, o aniversário de morte de Luz Gonzaga e a Missa do Vaqueiro de Serrita, sem dúvidas será um marco !" Confirma Manoel Severo. "Ainda temos tempo para o planejamento e para os preparativos, uma vez que o Cariri Cangaço Exu será possivelmente no final de Julho de 2017, mas já começaremos a trabalhar hoje mesmo". Conclui Bibi Saraiva.

Cariri Cangaço
Reunião de Trabalho
22 de Outubro de 2016, Exu - Pernambuco

Um comentário:

Anônimo disse...

Parabéns ao irmão de pesquisas MANOEL SEVERO e a tod@s que fizeram parte desta reunião, visando o melhor para a programação do CC-EXU 2017.
Kydelmir Dantas
(Mossoró-RN/Nova Floresta-PB)