João Peitudo por: Marcos Borges


João Ferreira da Silva; João Peitudo; suposto filho de Lampião. Aguçou-me de repente a vontade de escrever sobre esse personagem que ainda hoje assola o imaginário popular tendo em alguns caso uma defesa ferrenha a ponto de os argumentos não possuírem nenhum sentido. Lendo uma das melhores obras sobre o cangaço LAMPIÃO E O ESTADO MAIOR DO CANGAÇO; dos escritores cratenses Hilários Lucetti e Magerbio de Lucena, Pagina 182 que trata da morte de Ezequiel Ferreira e outros pormenores do irmão mais novo de Lampião, fala-se também da existência em Juazeiro do Norte da figura de João Peitudo.

No referido trabalho narra em suas linhas que o nosso personagem tinha realmente traços físicos com a família Ferreira do Pajeú das Flores com mais destaque ao suposto Pai. Porem, um pequeno fato tirou logo essa esperança do fato ser real; João Peitudo nasceu em 1942 nos Inhamus, no Ceara, quando se sabe que Virgulino teve seu encontro com a morte na madrugada de 28 de Julho de 1938.


Ivanildo Silveira, Marcos Borges e Lili Conceição

Mas ainda assim muitos dos defensores da paternidade se agarram a questão de que antigamente não se ligava em registrar o nascimento dos recém-nascidos com datas exatas, levando-se a crer que por descuido o mesmo teria sido registrado muito tempo após o nascimento. Os mitos são distorções de histórias verdadeira.


Então para terminar e acabar com as inúmeras manifestações daqueles que ainda se apegam a esse fato como um alicerce, foram realizados dois exames de DNA, onde se constatou que não era verdade. João Peitudo faleceu com 62 anos de idade, morte natural, no dia 26 de Junho de 2000, em Juazeiro do Norte.

Marcos Borges
Pesquisador, Caririaçu.CE

18 comentários:

Teresa Raquel disse...

Conheço um filho de João Peitudo que trabalha no centro cultural banco do nordeste,ele me mostrou documentos sobre o pai e um exame de D.N.A com parentes de Lampião e com Expedita,os exames mostraram sim algum grau de parentesco.

Anônimo disse...

Se João Peitudo nasceu em 1942, como afirma a matéria, ele não tinha 62 anos, quando faleceu em Juazeiro do Norte, em 2000.

Rinaldo Morelli disse...

...ou Lampião não morreu em Angicos...

Alcione disse...

Filho de lampião depois de morto? Lampião fez ele depois que morreu em 28 de julho de 1938? Onde tá a lógica disso?

Anônimo disse...

E verdade 👍

Unknown disse...

Qual é o nome desse filho ???

Unknown disse...

Verdade , Teresa. Além da aparência física da face ser semelhante à de Lampião , esse filho do Rei do Cangaço teve um exame de DNA realizado nos EUA em 1994 , que comprovou a paternidade.

Unknown disse...

A matéria diz que ele faleceu aos 62 anos , porque ele na verdade nasceu em 1938 , meses ou dias antes da morte de Lampião. Fazendo as contas , são 62 anos entre 1938 à 2000.

Unknown disse...

Ele nasceu em 1938 , antes de Lampião morrer no massacre de Angico. Aconteceu que só registraram ele em 1942 , daí a confusão. Um exame de DNA comprovou que ele era filho legítimo de Lampião. Esse teste foi feito nos EUA , em 1994.

moreninha disse...

Meu pai disse que me avô e filho de lampião,como posso fazer teste de DNA?

Unknown disse...

Está história quê lampião morreu em angicos, é muito contraditória. E alguns baianos afirmam que lampião morreu no norte de Minas Gerais já velho. E o estranho é quê se enteressaram a investigar a era lampionica na Deca de 50 ou 60 se não me engano. Que tem muita controvérsia sem dúvida quê tem.

Paulo Robério disse...

Acabei de assistir a um vídeo no Canal Cangaço na Literatura, em que o filho de João Ferreira da Silva (João Peitudo) mostra uma cópia do Registro de Nascimento do pai, onde consta 18/04/32 e não 1942 como o texto assegura.

Unknown disse...

Lampiao teve esse filho meses antes de morrer😒

Anônimo disse...

Minha mae dona severina da conceicao e era parente do lampeao e mora no rio
e esta viva.
Entre

Anônimo disse...

A mae da minha mae severia que se chamava era maria das dores prima do lampeao esta viva.
Severia da conceicao das dores mora no rio.
21968655889

Anônimo disse...

Ela viu aqui a filha do lampeao na tv na Imperatriz e ficou muito emocionada.
Fabiovieira.tenda@gmail.com

Rodrigo fiusa disse...

Porque aquele homem na foto o João peitudo é outro

Anônimo disse...

Como era hábito deles ESTUPRAREM as mulheres. Filho e o que ele mais tem.