Exu: Homenagens e Muito Xaxado...

Rodrigo Honorato, Junior Parente, Zé Tavares, Camilo Lemos e Manoel Severo

Pontos altos dentro da programação Cariri Cangaço Exu foram o conjunto de homenagens prestadas pelo Conselho Consultivo Alcino Alves Costa do Cariri Cangaço. Uma das grandes homenagens dentro do evento foi sem dúvidas a entrega do Diploma de "Equipamento Imprescindível para a Perpetuação da Memória do Sertão" ao Museu do Gonzagão, equipamento localizado dentro do Parque Aza Branca e que possui o mais completo acervo de documentos e objetos pertencentes ao Rei do Baião.

O Diploma foi entregue ao presidente da ONG Aza Branca, Dr. Junior Parente por dois destacados pesquisadores do Cariri Cangaço; de Pombal na Paraíba, José Tavares Araujo Neto e de Natal, o artista plastico e músico, Camilo Lemos, contando ainda com as presenças do Curador do Cariri Cangaço, Manoel Severo e do secretário de cultura de Exu, Rodrigo Honorato, num reconhecimento ao papel preponderante tanto do Museu do Gonzagão como da ONG Aza Branca na defesa de memória do maior embaixador do sertão de todos os tempos, Luiz Gonzaga do Nascimento.

 Grupo de Xaxado da APAE de Serra Talhada

Logo após, a emoção tomou conta do Parque Aza Branca e de todos os convidados do Cariri Cangaço Exu, a partir de espetacular apresentação do Grupo de Xaxado da APAE de Serra Talhada. Com uma performance extraordinária e um talento cheio de nordestinidade, os alunos da APAE de Serra Talhada mostraram a todos a maravilha da arte do xaxado do sertão, numa autentica festa da alma nordestina.

"Receber a apresentação destes maravilhosos artistas do Grupo de Xaxado da APAE de Serra Talhada, a convite de nosso estimado amigo Sérgio Brayner, foi uma grande honra e emoção. O compromisso com a arte e a memória do sertão, a alegria contagiante e o talento desses jovens encheu nosso coração de esperança" revela Manoel Severo. Ainda dentro da programação da APAE de Serra Talhada, o curador do Cariri Cangaço recebeu das mãos de Sérgio Brayner e da responsável pelo grupo de Xaxado, senhora Zilvaneide, uma lembrança do artesanato local, tendo como personagem principal, Luiz Gonzaga.

 Sérgio Brayner e Zilvaneide entregam presente a Manoel Severo
Grupo de Xaxado da APAE de Serra Talhada

Outro momento inesperado e emocionante foi a apresentação dos quatro talentosos "pequenos" que abrilhantaram a edição Cariri Cangaço Exu 2017. Cecília do Acordeon, Pedro Mota Popoff, Yasmim Almeida e Pedro Lucas Feitosa. Momento que consolidou a verdadeira essência da paixão pela tradição e memória do nordeste, paixão que não tem idade. Para o Conselheiro Cariri Cangaço, pesquisador e escritor de Paulo Afonso, João de Sousa Lima comenta: "A presença desses verdadeiros talentos mirins em nosso Cariri Cangaço Exu mostra o tamanho da força do nordeste, o Pedro Popoff, as lindas Cecília do Acordeon e Yasmim e o Pedrinho do Museu, foram atrações mais que fantásticas, valew e muito".

Em princípio Manoel Severo convidou ao pequeno Pedro Lucas Feitosa, mantenedor do Museu de Luiz Gonzaga no distrito de Dom Quintino em Crato no Ceará, que contou a sua história ao lado dos "pais/avós"; seu Antonio e dona Salete; que pela primeira vez participavam de um grande evento como o Cariri Cangaço.

 Cecília do Acordeon, Pedro Popoff, Manoel Severo, Pedro Lucas e Yasmim Almeida 
No lado direito da foto, seu Antonio e dona Salete
 Pedro Lucas Feitosa o "Menino do Museu do Gonzaga de Crato"

Pedro Lucas revelou sua paixão pelo Rei do Baião ainda aos cinco anos de idade e aos 9 depois de uma visita a Exu com o avô, resolveu montar seu próprio museu na casa de taipa da bisavó em Crato, lá encontramos cerca de 250 peças devidamente dispostas em todos os locais com destaque para os discos, fotos, artefatos de toda natureza que possuem ligação com o sertão e com o Rei do Baião. O avô, Seu Antonio, explica:"Quando as pessoas souberam do museu ai começaram a fazer doação e depois muitos pesquisadores de Luiz Gonzaga começaram a trazer presentes para o Museu do Pedro".

Do "Pedro do Museu" para o "Pedro do Baião e do Cordel". Logo após a apresentação de Pedro Lucas foi a vez do paulista de Bauru, Pedro Mota Popoff que também foi apresentado aos convidados do Cariri Cangaço Exu 2017. Pedrinho Popoff veio ao Cariri Cangaço Exu ao lado da mãe, dona Carla Mota, incentivadora e fã incondicional do filho talentoso, não sem antes receberem homenagens do poeta  e pesquisador Francisco de Assis, da Paraíba e do cordelista Ernane Tavares de Crato.

 Cordelista Ernane Tavares de Crato...
Francisco de Assis e Manoel Severo
 Pedro Mota Popoff emocionou a todos com seu talento e profundo amor pelas 
coisas do sertão.
Para encerrar a participação do "Quarteto de Ouro" mirim no Cariri Cangaço Exu 2017, novamente sobem ao palco a pimentinha do forró, Cecília do Acordeon em dueto com Yasmim Almeida e participação também especial de Pedro Popoff, 
dai: Tome xaxado e baião... 
Secretário Rodrigo Honorato apresenta o Quarteto de Ouro do Cariri Cangaço Exu...
Cecília do Acordeon, Yasmim Almeida e Pedro Popoff

Encerrando a extensa programação da manhã de sábado do Cariri Cangaço Exu 2017, Manoel Severo haveria de fazer um dos justos registros do evento ao ressaltar o compromisso, a retidão e o trabalho do secretário de cultura de Exu, Rodrigo Honorato, a frente de uma briosa e talentosa equipe de profissionais e colaboradores.

"Quando chegamos aos locais de nossa programação, muitas vezes não lembramos que uma equipe de profissionais já esteve aqui antes para nos proporcionar tudo isso: Montar palco, cadeiras, mesas, som, cuidar para que tudo possa correr bem. Ontem as duas da manha, após um dia corrido de atividades, este senhor aqui a meu lado, que também é o secretário de cultura de Exu, grande amigo irmão Rodrigo Honorato; estava aqui com sua equipe no Parque Aza Branca arrumando e providenciando tudo para essa grande programação pudesse acontecer. Muito obrigado Rodrigo por nos dá esse grande exemplo de trabalho e compromisso, Exu está de parabéns pela bela equipe que tem como grande timoneiro o prefeito Raimundinho Saraiva" completa o curador do Cariri Cangaço, Manoel Severo.

 Manoel Severo e o reconhecimento ao secretário de cultura de Exu, Rodrigo Honorato
Secretário de cultura de exu, Rodrigo Honorato

Cariri Cangaço Exu
22 de Julho de 2017
Parque Aza Branca, Exu-Pernambuco

Nenhum comentário: