100 Vezes Nazaré ! Por:Manoel Severo

Caravana Cariri Cangaço em Nazaré 

São pouco mais de 700 metros. Do começo da rua, bem ali na ponta do cemitério até o final da pracinha e da igreja... Talvez os 700 metros mais emblemáticos de todos os cenários do cangaço nordestino. Casinhas de um lado e do outro, bem no meio da vila a capela e ali ao lado a testemunha viva do centenário: Sua excelência o Tamarindo!

“Nazaré... O teu nome tá gravado na história” diz o refrão do hino deste Distrito de Floresta no alto sertão pernambucano, mas na verdade quem conhece sabe que mais do que guardado na história, Nazaré fica guardado no coração. Assim mais uma vez, neste ultimo dia 07 de setembro, em "Dias de Trilogia" a Caravana Cariri Cangaço pisava o solo sagrado dos destemidos e “encardidos” nazarenos, desta vez para fechar a programação do Cariri Cangaço Centenário de Nazaré.

 A Vila Centenária de Nazaré 
Ljuiz Ferrraz Filho, Manoel Severo, Ivanildo Silveira, Zinho Flor e Rubelvan Lira

Ao lado de Ingrid Rebouças, dos Conselheiros Cariri Cangaço; Manoel Serafim, Ivanildo Silveira e Aderbal Nogueira e ainda Maristela Mafuz , Camilo Lemos e Evanilson Sousa, fomos recebidos pela tradicional gentileza nazarena, é incrível como diante de tanta cordialidade e amabilidade de um povo, possamos presumir que dali saíram os mais ferozes perseguidores de Virgulino Ferreira.

Tendo a frente o patriarca Ulisses Flor; Rubelvan Lira, Mabel e Maelbe Nogueira, Nancy Flor, Zinho Flor e Luiz Ferraz Filho, a família nazarena acolhia o Cariri Cangaço para mais um dia de visitas e muito trabalho. “Ficamos realmente muito felizes em poder nos unir as celebrações pelo espetacular Centenário de Nazaré que aconteceu agora neste último mês de agosto, o Cariri Cangaço Centenário vem a vila mais famosa do cangaço para realizar mais um grande encontro, será um momento muito marcante no próximo mês de Outubro” fala o Conselheiro Ivanildo Silveira.

 Conselheiro Ivanildo Silveira e a homenagem a João Gomes de Lira 
 Rubelvan Lira recebe em nome da família Gomes de Lira a homenagem

Dentro da programação da visita constava uma homenagem do Cariri Cangaço, através de seu Conselheiro, pesquisador e colecionador, Ivanildo Silveira, a um dos mais emblemáticos personagens da vila, tenente João Gomes de Lira, homenagem recebida por seu filho, Rubelvan Lira.

Para Mabel Nogueira uma das coordenadoras do evento “O ano inteiro estamos comemorando o centenário de Nazaré, mas no Cariri Cangaço teremos muitas novidades e uma surpresa que realmente será um verdadeiro presente digno de um centenário, estamos nos preparando da melhor forma para receber a todos para esse grande Cariri Cangaço em Outubro”. Já Rubelvan Lira, também organizador do Cariri Cangaço Centenário de Nazaré, “será uma festa muito, mas muito emocionante para todos, um grande momento”.

 Nancy, Mabel, Manoel Serafim, Aderbal Nogueira, Maristela Mafuz, 
Manoel Severo e Ivanildo Silveira
 Ulisses Flor e Manoel Severo
 João Lucas e Nancy Flor
Manoel Severo e pequeno volante João Lucas 
 Manoel Severo e Ivanildo Silveira
 Zinho Flor, Manoel Severo e Mabel Nogueira

Luiz Ferraz Filho, um dos mais brilhantes genealogista do Pajeú, e pesquisador da nova geração, “O Cariri Cangaço está proporcionando que possamos contar o outro lado da história, a literatura do cangaço naturalmente se volta quase que totalmente para Lampião, temos pouca literatura voltada para as volantes, dessa forma o Cariri Cangaço cumpre um papel fundamental nesta nova etapa do estudo do fenômeno”.

 Aderbal Nogueira, João Lucas e Manoel Severo: Dois anos depois...
Ivanildo Silveira e Ulisses Flor
 Nazaré: Centenário de muita história e tradição

Ainda em 2015 por ocasião do Cariri Cangaço Princesa, tivemos uma programação especial em Nazaré do Pico, naquela época um dos homenageados representando as novas gerações de nazarenos foi o pequeno João Lucas; filho de Nancy e Netinho Flor; nesta visita os mesmos que entregaram o Diploma ao pequeno Nazareno, Aderbal Nogueira e Manoel Severo, registraram o resgate do momento especial com o mesmo homenageado com o Diploma que estava fixado na sala de sua casa, dois anos depois...

Para Nancy Flor, uma das organizadoras do Cariri Cangaço Centenário de Nazaré “estamos nos preparando para uma grande festa, todos unidos para mais um momento importante de reverenciar nossos antepassados neste centenário, só temos a agradecer ao Cariri Cangaço por esta ao nosso lado mais uma vez”.

 Cariri Cangaço visita o campo santo de Nazaré
 Manoel Severo, Aderbal Nogueira e Ivanildo Silveira ao lado do túmulo de Manoel Neto
  Nancy Flor , Manoel Severo, Zinho e Manoel Serafim
 Luiz Ferraz Filho, Manoel Severo e Ingrid Rebouças


Manoel Severo
Curador Cariri Cangaço
Nazaré do Pico, 07 de Setembro de 2017

Nenhum comentário: