Carga !!! Que venha Floresta Por:Geraldo Ferraz

Magno Araujo e Geraldo Ferraz

Vamos homenagear aos bravos homens do município de Floresta, verdadeiros guerreiros da luta incansável para colocar a paz social em Pernambuco. Theophanes, que começou a liderar tropas volantes desde o ano de 1913, com 18, anos, oportunidade na qual foi nomeado delegado de Villa Bella, atual Serra Talhada, fez valer a mão da justiça, lutando, desassombrado, com Né Pereira, Antônio Silvino, Sinhô Pereira, Luiz Padre, Antonio Matilde, Porcinos, Cipaúbas, Cícero Costa, Lampião, dentre outros. 

Sua tropa de elite, precursora da atual Companhia Independente de Operações e Sobrevivência em Área de Caatinga - CIOSAC, era formada, desde o ano de 1924, quando foi nomeado comandante Geral das Forças Volantes contra o banditismo, por parentes, compadres e amigos da sua região, conhecedores profundos da realidade do nosso sertão, onde destaco os habitantes da pequenina e resistente Nazaré. Com seu prestígio, após ficar no ostracismo por quase dois anos (problemas de ordem política), voltou a liderar as Forças volantes, no final do governo de Sérgio Loreto, em 1926. 

A partir desta data a porca torceu o rabo. Não ficou coiteiro sobre coiteiro, consideradas as muletas de Lampião. Com seu prestígio junto ao governador Estácio Coimbra e o Chefe de Polícia, Eurico de Souza Leão, conseguiu a instalação do 3º Batalhão em Floresta e a abertura da estrada de rodagem Serra Talhada/ Floresta, passando por Nazaré, para facilitar a persiga contra os cangaceiros. Não percam o encontro do Cariri Cangaço Floresta 2017 - Centenário de Nazaré ! Carga.

Geraldo Ferraz - Recife, Pernambuco
Pesquisador e Escritor,
Conselheiro Cariri Cangaço

Nenhum comentário: