80 Anos da Morte de Lampião - Releituras do Cangaço


As permanências da memória de Lampião no cenário cultural brasileiro são o ponto de partida para a revisão da história do cangaço nos 80 anos da morte do dito Rei do Cangaço. Esse passado que não quer passar, principalmente na região nordestina, convive com a obsessão contemporânea da cultura da memória repleta de jogos de lembrança, esquecimento e silêncio.
Comemorações tendem a instaurar experiência de temporalidade fronteiriça em suspensão entre o pretérito e o porvir, oportuna às releituras de acordos e conflitos reveladores do presente, que rememora, coletivamente, marcas do que considera sua identidade.
Foto de Lampião e familiares em Juazeiro do Norte em 1926

O que as novas pesquisas têm a dizer acerca do fenômeno nos 80 anos de morte de Lampião? Como tratam as disputas da memória em torno do cangaço? Quais as formas de lidar, refletir e entender um passado tão complexo?
Revisitar o cangaço em tempo de holofotes virados para o seu mais afamado símbolo discutindo a trajetória do fenômeno e/ou ressignificações da vivência no campo mnemônico é uma maneira de aprofundar debates sobre as várias histórias possíveis de serem contadas.
Esse dossiê é um convite aberto à comunidade acadêmica e demais pesquisadores/as para problematizar peculiaridades diversas de um passado cercado de contendas de memórias. Afinal, se dizem que só se comemora o que é significativo, há muito a indagar.
Prof. Dr. Antônio Fernando de Araújo Sá (UFS)

Prof. Me. Vagner Silva Ramos Filho (UERN) 

SERVIÇO

A chamada de artigos para o "Dossiê 80 anos da morte de Lampião: releituras do cangaço", organizado pelo prof. Fernando Sá e pelo prof. Vagner Ramos Filho estará aberta e vai até 31 de maio.
Será a próxima edição da revista Ponta de Lança, vinculada ao Grupo de Pesquisa História Popular do Nordeste do Departamento de História e dos Programas de Pós-Graduação em História e Letras da UFS.
O todos que se interessam pelo assunto ou temas afins podem ajudar a divulgar? Aqui está o link da evista:  https://seer.ufs.br/index.php/pontadelanca/index

Um comentário:

pedro luiz araujo filho araujo disse...

Terá algum evento para a cidade de piranhas ?