Memorial Alcino Alves Costa, Patrimônio do Sertão Por Rangel Alves da Costa

Memorial Alcino Alves Costa
Com imenso prazer que recebi um comunicado do Professor Reinaldo - o mesmo que foi cerimonialista quando da passagem do Cariri Cangaço por Pedro Alexandre - informando do seu interesse em trazer duas turmas do 9º ano para uma visitação ao Memorial Alcino Alves Costa, no sertão sergipano de Poço Redondo. Tal atitude é uma demonstração de cordialidade entre os dois municípios vizinhos, de interesse pela história poço-redondense e sertaneja, bem como de alargamento do universo da pesquisa e do conhecimento. 
Poço Redondo e Serra Negra sempre mantiveram laços fraternos de amizade. A Família Carvalho das terras baianas sempre teve Poço Redondo como seu segundo lar. João Maria de Carvalho, Piduca Alexandre, João de Ioiô, Heraldo de Carvalho, Evaldo de Carvalho, e agora Zé Maria de Carvalho e seu irmão Orlando da Serra Negra, dentre outros, sempre mantiveram proximidade com Poço Redondo. São dois municípios irmãos separados apenas por um limite geográfico, pois no restante sempre o entrelaçamento da história, da cultura, das tradições e das amizades. 
Para uma exemplificação, a segunda mais importante avenida de Poço Redondo leva o nome de João Maria de Carvalho. E a chegada da comitiva baiana, ou dessa juventude estudantil, a terras sergipanas, será uma forma de manter esse cordial relacionamento e cultivar nas novas mentes os laços afetivos entre sertanejos. Que sejam, pois, bem-vindos. E toda a população de Redondo está convidada a receber e abraçar, no próximo sábado dia 11, esse grupo de visitantes não só ao Memorial, como a cidade de Poço Redondo e talvez até Curralinho, num percurso histórico-geográfico enriquecedor. Avante!
Rangel Alves da Costa, pesquisador e escritor
Conselheiro do Cariri Cangaço
Poço Redondo, Sergipe

Nenhum comentário: