Edição Especial da Revista Itaytera: 10 Anos de Cariri Cangaço

José Flávio Vieira, Manoel Severo, Emerson Monteiro e Heitor Feitosa Macedo

Aconteceu na noite da última sexta-feria; dia 22 de março; no Hotel Encosta da Serra em Crato, reunião que definiu a importante parceria entre o Instituto Cariri do Brasil, detentor da marca Cariri Cangaço e o ICC-Instituto Cultural do Cariri. O encontro contou com a participação do curador do Cariri Cangaço, Manoel Severo e Ingrid Rebouças, com o presidente do ICC, pesquisador e escritor Heitor Feitosa Macedo e Clarissa Norões; do pesquisador e escritor Emerson Monteiro e ainda do escritor José Flávio Vieira e Fabiana Vieira.  
o
Na oportunidade consolidou-se o lançamento no próximo mês de julho de uma Edição Especial da Revista Itaytera em comemoração aos 10 Anos do Cariri Cangaço. "Será uma edição especial celebrando os 10 anos do Cariri Cangaço, uma revista com mais de 200 páginas somente com a temática cangaço" revela Heitor Macedo, presidente do ICC. "O ICC é parceiro de primeira hora, desde nosso primeiro seminário, ainda em 2009 que estamos juntos e hoje testemunhar a edição da respeitada e prestigiada Itaytera celebrando nossos 10 anos é uma honra sem tamanho" diz Manoel Severo.

José Flávio e Fabiana Vieira, Manoel Severo e Ingrid Rebouças, 
Heitor Feitosa Macedo e Clarissa Norões e Emerson Monteiro

O lançamento da Edição Especial da Revista Itaytera 2019 acontecerá na noite de abertura do Cariri Cangaço - 10 Anos, que se realizará no próximo dia 24 de julho de 2019 na cidade do Crato, no Ceará. "Hoje confirmamos neste encontro com o Heitor, o Emerson e o Zé Flávio, a efetivação de entendimentos que nasceram ainda no começo de 2017 quando junto com o Emerson Monteiro pensamos a possibilidade de uma edição especial da Itaytera em nosso aniversário de 10 anos reunindo grandes escritores e temas nordestinos, fato que hoje se concretiza" conclui Manoel Severo. 

Capa da Revista Itaytera nº 1 Montada nos moldes das revistas dos institutos históricos da França e também do Brasil, a Itaytera se tornou fonte de pesquisa histórica, pois além de reunir artigos importantes de pesquisadores como Irineu Pinheiro, Padre Antônio Gomes de Araújo e José de Figueiredo Filho, tinha em suas páginas dados e crônicas sobre exercícios do instituto, da municipalidade entre outros.Hoje item raro e peça de coleção em suas edições mais antigas, a Itaytera está restrita a um pequeno número de exemplares que sobreviveram, o que faz seus valores subirem bastante. A boa notícia é que o Instituto Cultural do Cariri está digitalizando todos os 46 tomos da revista e está com vendas antecipadas já iniciadas.
Roberto Junior - Cariri das Antigas 
O ICC a partir de seu atual presidente, Heitor Feitosa Macedo:"No dia 18 de outubro de 1953 foi fundado o Instituto Cultural do Cariri (ICC), com sede na cidade do Crato, funcionando nas primeiras décadas em casa de um de seus sócios fundadores, o farmacêutico José Alves de Figueiredo Filho. A finalidade do referido instituto era promover o estudo das ciências, letras e artes em geral, especialmente o estudo de História e Geografia, assemelhando-se à instituições bem mais antigas, como o Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro, no Rio de Janeiro, fundado em 1838; o Instituto Arqueológico, Histórico e Geográfico Pernambucano, instalado em 1862, em Recife; e, principalmente, o Instituto do Ceará, criado em 1887, em Fortaleza. Ao lado de Figueiredo Filho outros intelectuais abraçaram a ideia de criar um sodalício dedicado à produção do conhecimento, fomentando debates e pesquisas. Assim, também contribuíram para a criação do ICC os médicos Irineu Pinheiro e Raimundo Quixadá Felício; o padre Antônio Gomes de Araújo; o músico do Exército Otacílio Anselmo; o advogado Raimundo de Oliveira Borges; o dono de engenho Celso Gomes de Matos; o técnico em contabilidade Francisco de Sousa Nascimento; o jornalista João Lindemgerg de Aquino; o tenente-coronel Raimundo Teles Pinheiro; etc..."
"Nas publicações dos primeiros membros do ICC é frequente a abordagem de temas históricos e, apesar de boa parte dos integrantes do instituto possuir curso universitário, nenhum tinha formação superior em História, até porque este curso só veio a ser criado no Brasil a partir da década de 1930.Desta maneira, os padres, advogados, médicos e farmacêuticos foram os responsáveis por tecer os fios da história do Cariri no começo do século XX. Tratando o assunto com certo rigor, a exemplo do Padre Gomes, muitos fatos históricos puderam ser melhor explicados à luz de novos documentos e interpretações mais adequadas, algumas vezes restaurando as teses dos velhos cronistas caririenses que haviam caído em descrédito.Quanto ao nome dado à revista, deve-se a um dos principais rios do Crato, o Itaytera, palavra indígena que quer dizer “rio que corre por entre as pedras".

Edição Especial da Revista Itaytera-10 Anos do Cariri Cangaço
ICC-Instituto Cultural do Cariri
22 de Março de 2019
Hotel Encosta da Serra, Crato-Ceará

6 comentários:

José Augusto Vasques do Nascimento disse...

Como posso adquirir um exemplar da revista Itaytera. Sou bisneto do Patriarca Quincas Vasques/ meu pai e de Lavras de Mangabeira e minha vó de Crato fico no aguardo!!

Anônimo disse...

Saudações

Tenho a coleção completa dessa Revista maravilhosa.

Angelo Osmiro
Fortaleza-CE

FelipeFc disse...

Olá Angelo Osmiro
vi que disseste que tens a coleção completa das Revistas ITAYTERA
Você teria a numero 10 ?
contato: felipequesado@gmail.com
Agradeço desde já.

Anônimo disse...

olá Felipe, tenho sim. todos os números lançados.

Ana disse...

Oi!! Como posso achar informações sobre a família Arnaldino de Alencar nesta revista Itaytera? Meu contato
anapaullasud@gmail.com

Unknown disse...

Eu também desejo saber com adquirir esse revista