Cariri Cangaço 10 Anos Chega em Grande Estilo a Lavras da Mangabeira

o
Lavras da Mangabeira é um município encantador. Encravado na região sul do estado do Ceará, um dos grandes do Vale do Rio Salgado, acolheu ainda em 2013 a primeira Avante Première do Cariri Cangaço, iniciando uma jornada que levaria a marca Cariri Cangaço para mais cinco estados da federação além do Ceará. Hoje Lavras da Mangabeira recebe em festa os 10 Anos do Cariri Cangaço com uma programação inédita e dinâmica, resgatando um dos episódios pouco estudados da refrega lampiônica no Ceara: A passagem do bando de Lampião pelas terras dos Augusto em 1927, Fazenda São Domingos.
o
Conselheira Cariri Cangaço, Cristina Couto, anfitriã em Lavras da Mangabeira 
José Tavares, Arnaldo Nogueira, Manoel Severo, Valdir Nogueira, Herton e Fatima Cabral
José Tavares, Sabino Bassetti, Professor Pereira e Richard Pereira
Dona Ângela
Ivanildo Silveira, Valdir Nogueira, Cicero Aguiar, Jose Irari, Urbano Silva, José Tavares, 
Gilmar Teixeira e Manoel Severo
Ingrid Rebouças e Zilda Lima
oo
"Depois de Percorremos de Juazeiro do Norte a Lavras da Mangabeira pela BR 230, continuamos nela por mais alguns quilômetros e entramos numa estrada vicinal onde rodamos mais um longo trecho, em busca da Estrada Real, hoje intransitável, com seus marcos de concreto, até pararmos e descermos das vans para percorremos um trecho de uns dois quilômetros dentro da caatinga até o local que Lampião, cerca de 30 cangaceiros e mais 3 reféns capturados pelos bandidos para pedirem resgate, acamparam. Os bandidos vinham fugindo do combate à cidade de Mossoró onde foram escorraçados pelos bravos moradores comandados por seu Prefeito, Rodolfo Fernandes. Os coronéis de Lavras da Mangabeira, considerada a 2ª cidade a ter mais coronéis no ano de 1927 no Ceará, juntos empreenderam uma caçada a Lampião que fugiu novamente." Conselheiro Raul Meneleu sobre a chegada da Caravana Cariri Cangaço 10 Anos à Fazenda São Domingos.
 o

A espetacular Caranava Cairi Cangaço 10 Anos chega a Fazenda São Domingos
 Nivaldo Pereira, Manoel Belarmino e Dra Amelia Cardoso
Comendador Mariano, Emmanuel Arruda e Ana Lucia
o
 A caatinga brava da fazenda São Domingos recebe o Cariri Cangaço
Louro Teles

Veja na íntegra a apresentação do pesquisador e escritor João Tavares Calixto Junior, Conselheiro Cariri Cangaço, na Fazenda São Domingos
o
Fonte: YouTube, Canal Raul Meneleu
o
Lavras da Mangabeira, Sede do Cariri Cangaço 10 Anos...
"20 de maio de 1816, quando o povoamento de São Vicente Ferrer das Lavras desmembrou-se da Vila do Icó, através da Carta Régia e o Alvará de Funcionamento, assinada, pelo então, Príncipe Regente Dom João VI, com um vasto território que compreendia os povoamentos de São Caetano, hoje, Várzea Alegre, Umary e A Venda, atual, Aurora possuía uma vida econômica, social e cultural latente, atraindo para si a fama de Município próspero até o seu centenário, em 20 de maio de 1916, Lavras era o Município mais afortunado do Cariri. Muitos migraram para estas terras em busca de uma vida melhor. Naquele começo de século tudo acontecia nas terras de São Vicente das Lavras. Começando com a construção da estrada de ferro que ligava o Cariri a capital cearense. Durante anos na estação de Lavras desembarcavam passageiros e cargas, e depois, seguiam em lombos de animais para seus destinos. O Município crescia em tamanho, grandeza e intelectualidade."
o
Conselheiro Cariri Cangaço Calixto Junior e a apresentação aos presentes do episodio da Fazenda São Domingos
Manoel Severo agradece a Lavras da Mangabeira
Seu José e fragmentos da passagem de Lampião em 1927 
Raimundinho Augusto e os acontecimentos que envolveram seus ancestrais
 o
Estacionamos na Estrada Real, uma das mais proeminentes vias da região no idos do final do século XIX para o inicio do século XX. Percorridos cerca de 2 km caatinga à dentro, a partir do marco principal da outrora estrada real o Cariri Cangaço estacionou na conhecida "curva do S" local onde se deu a refrega entre Lampião e os homens do coronel Raimundo Augusto em 1927, episódio apresentado aos presentes pelo Conselheiro Cariri Cangaço Calixto Junior e ainda Raimundinho Augusto e senhor José.

Bismarck Oliveira, Narciso Dias, Juliana Pereira e Emmanuel Arruda
A isso chamo Cariri Cangaço
Medeiros, Junior Almeida, Jose Tavares e Richard Pereira
Josué Santana, Jose Irari e Jair Tavares

"O Cariri Cangaço é indescritível um elo que vai além da pesquisa, transborda em amizades. Esse extravasamento é contínuo, alargando o rio da fraternidade. São pesquisadores, escritores extraordinários, não, apenas pelo suas produções literárias, mas, pelos seus carismas. Forte abraço e parabéns a todos" pesquisador Gurgel Feitosa de Juazeiro do Norte.

Conselheiro Cariri Cangaço, Ângelo Osmiro
Manoel Severo, Valdir Nogueira, Manoel Serafim, Gurgel Feitosa e De Assis
José e Quirino Silva
Ingrid Rebouças e Luiz Forro

Andei na Curva do S
Pisando na Estrada Real
Sob a caatinga coberta
Do antigo tempo ancestral.

Dos coronéis, chão batido,
E onde pisou Lampião
Em rebuliço, em campo,
Por este imenso sertão.

Oh terras do São Domingos
Das Lavras da Mangabeira
Da Dona Fideralina,
Valente mulher guerreira!
Manoel Belarmino, Conselheiro Cariri Cangaço

Rosane e Geraldo Ferraz...
Sabino Bassetti, Ivanildo Silveira...
 Carlos Alberto Silva, Jorge Remigio e Urbano Silva...
Voldi Ribeiro, Bismarck Oliveira e Luiz Ruben 
Vilela, Ana Lucia Souza... 
Luciano Costa 
Tereza Rachel, Calixto Junior e Joao Andrade
Marco da Estrada Real

Cariri Cangaço 10 Anos
Passagem de Lampião pela Fazenda São Domingos
26 de Julho de 2019, Lavras da Mangabeira-CE

Nenhum comentário: