Missão Velha, o Portal do Cariri, Realiza o Segundo Dia da Festa de 10 Anos do Cariri Cangaço

o
O município de Missão Velha; Portal do Cariri; recepcionou o segundo dia da grande festa de 10 anos do Cariri Cangaço. Aqui mesmo na terra abençoada por São José, há dez anos atras aportava este que se tornaria o maior evento de cangaço do Brasil. Tendo na coordenação local do evento o Conselheiro Cariri Cangaço; memorialista, pesquisador e  escritor Bosco André, uma intensa e maravilhosa agenda aguardava a todos os participantes do Cariri Cangaço 10 Anos.
o
Localizada a 535km da capital do Ceará, fincada no solo fértil do cariri cearense, Missão Velha ao lado de Crato, Juazeiro do Norte e Barbalha estiveram promovendo o primeiro Cariri Cangaço ainda em 2009. Mais uma vez a celebração com caráter de gratidão reuniu pesquisadores de todo o Brasil para a grande festa na terra dos "Terésios".
 Caravana 10 Anos na Fazenda Cercadinho em Missão Velha
Washington Fechine, Diego Gondim, Hernesto Vasques, Célia Arruda e Manoel Severo
Antônio Vilela, João de Sousa, Manoel Severo e Aderbal Nogueira

Bismarck Maia, Elane Marques e Juliana Pereira
Quirino, Luciano Costa e Célia Maria
Clênio Novaes, Ivanildo Silveira e Sabino Bassetti
Calixto Junior, Manoel Severo e Fátima Lemos

A primeira parada da dinâmica agenda em Missão Velha foi no emblemático Distrito de Jamacaru, o mesmo das terras da Fonte da Pendência e da Gameleira do Pau, da simbólica Serra do Mato e da força do Coronel Santana ! Ali a caravana 10 Anos visitou a Fazenda Cercadinho, propriedade e berço de uma das mais proeminentes familias da região, tendo como patriarca o Coronel Liberato Manuel da Cruz, um dos coronéis mais respeitados do cariri.



Fonte:YouTube , Canal Raul Meneleu
o
Ali os convidados do Cariri Cangaço foram recepcionados por familiares e descendentes do Coronel Liberato Manuel da Cruz , quando foi descerrada a Placa Comemorativa e o Marco do Memorial Liberato Manuel da Cruz, dentro da Rota Turística Cariri Cangaço.
o
  Família Liberato Cruz e a Placa do Memorial na festa de 10 Anos do Cariri Cangaço
 Momento solene do marco do Memorial Liberato Manuel da Cruz
Geralda Furtado da Cruz, Manoel Severo, por ocasião do descerramento da Placa do Memorial Coronel Liberato Manuel da Cruz dentro da Rota Turística Cariri Cangaço
o
Recorremos ao Conselheiro Bosco André :"O Cel Liberato Manuel da Cruz foi Inspetor Escolar , Delegado e Intendente do Município de Missão Velha, substituindo ao não menos importante  Cel. Antonio Joaquim de Santana, no período entre  29-08-1917 a 19-10-1917. Vigésimo filho do casal Manuel Inácio da Cruz e Maria das Dores da Encarnação, casou duas vezes, primeiro com a sobrinha Ana Isabel da Conceição Macêdo e em segundas núpcias com Joana Rodrigues da Cruz (Santinha). Então é uma honra ter os 10 Anos de Cariri Cangaço no Portal do Cariri, Missão Velha, com a homenagem do Município ao ilustre Patriarca da família Liberato – Coronel Liberato Manuel da Cruz."



Fonte:YouTube, Canal Raul Meneleu
o
 Clênio Novaes e Manoel Severo
 Cícero Aguiar, Odilon Nogueira e casal Edson Araujo
 Rai Arts, Belarmino, Rose, Junior Almeida e Rangel Alves da Costa
Casal Nivaldo Pereira e Ivanildo Silveira
Rangel Alves da Costa e Gabriel Barbosa
o
"Acolhedora Missão Velha, berço dos Téresios: Quando o historiador João Brígido dos Santos, em fins do século dezenove, vasculhava os arquivos da história do Cariri, a esses meus antecedentes já se referia como nucleadores de várias povoações e fazendas de criar, entre todas, sobressaindo‑se aquela denominada Engenho Santa Teresa, fundada pelo capitão Domingos Paes Landim, um dos pioneiros da colonização do Ceará.Núcleo originário e socioeconômico das famílias Terésios, segundo observações dos maiores historiadores do Cariri, a exemplo de Irineu Pinheiro e do Padre Antônio Gomes de Araújo, que pesquisaram as suas origens e os primeiros anos da sua formação, o Engenho Santa Teresa, por séculos afora, manteria acesa a temperatura das suas chaminés." Dimas Macedo
 Fazenda Cercadinho de Manuel Liberato da Cruz
Erasmo Teixeira e Rossi Magne 
Luiz Ruben e Ângela
o
"Deles, os Terésios, ocupar-se-ia o historiador Joaryvar Macedo ao traçar as linhas da sua inculcada genealogia, detendo‑se na descendência do Capitão Domingos Paes Landim e da sua mulher Isabel da Cruz Neves, ascendentes dos Terésios que hoje se reúnem para proclamar a glória de Antônio Martins Filho e reconhecer o quanto Joaryvar Macedo é um imenso traço de união entre nós. No seu monumental e não por demais relembrado – A Estirpe da Santa Teresa (Fortaleza: Imprensa Universitária, 1976) –, cuja segunda edição ora se dá à estampa, Joaryvar Macedo desvenda a linhagem dessas famílias e nos leva a intuir o que a trajetória dos Terésios poderia representar como desafio para os his­toriadores e sociólogos do Ceará. Abstraindo‑se o dado genealógico da questão dos Terésios, o que registrou a historiografia sul‑cearense, pertinente aos la­bores nos quais se envolveram muitos dos seus integrantes, a mim me parece constituir algo de substância singular com que a pesquisa histórica e a sociologia política podiam muito bem se entreter.Costumo dizer as pessoas que me abordam acerca dos Terésios, que o conjunto das suas aventuras nos permite cultuar uma tradição familiar que se arraigou na cultura da região do Cariri, por meio da sua mais forte tradição."
Brasões das Família Terésias, fonte: familiavasqueslandim.blogspot.com.br
o
Diego Gondim, Nairton Macedo, Manoel Severo e Bosco André
Seguindo a vasta programação Missão-velhense , a caravana 10 Anos foi recepcionada no plenário da Câmara Municipal de Missão Velha. Com as presenças do prefeito municipal Diego Gondim Feitosa e do presidente do legislativo municipal, Nairton Macedo; a manhã se seguiu com as principais homenagens locais à personalidades de destaque no cenário da historiografia do coronelismo no Ceará.
o
 Presidente da Câmara, Nairton Macedo
 Secretário de Cultura Moreira Paz
Prefeito Diego Gondim
 Pesquisadores de todo o Brasil presentes em Missão Velha
o
Fizeram uso da palavra para as boas vindas ao Cariri Cangaço 10 Anos, o presidente da Câmara Municipal, vereador José Nairton, o secretário de cultural Moreira Paz, o prefeito Diego Gondim Feitosa e o Conselheiro Cariri Cangaço, Bosco André, todos ressaltaram a grande honra em Missão Velha esta recebendo mais uma vez o Cariri Cangaço, principalmente no momento onde se celebram seus dez anos de realizações.
o
Conselheiro Cariri Cangaço João Bosco André: Boas Vindas aos 10 anos...
Comendador Mariano e Prefeito de Milagres Dr Landim passam às mãos  
do Dr Washington Fechine
Moreira Paz agradece o Diploma de Amigo do Cariri Cangaço
Célia Maria, Charles Cruz e Amelia Linard
o
Em seguida o curador do Cariri Cangaço, Manoel Severo Barbosa, comandou a entrega dos Diplomas de "Amigo do Cariri Cangaço" quando foram agraciados com a comenda; o prefeito Diego Gondim Feitosa, o ex-prefeito e médico, Washington Fechine e ainda Charles Cruz e o secretario de cultura Moreira Paz.

O momento alto da manhã na solenidade na Câmara Municipal de Missão Velha marcou a grande homenagem a vultos históricos que escreveram as paginas da historia do cariri cearense na época do "Império do Bacamarte". O primeiro homenageado da manhã foi o Coronel Liberato Manuel da Cruz, comenda recebida pela senhora Geralda Furtado da Cruz e Charles Cruz.

Calixto Junior, Célia Arruda e Honório de Medeiros

Seguindo a programação recebeu a honraria do Cariri Cangaço, dona Célia Arruda; representando o Coronel Menino, Isaias Arruda de Figueiredo; a comenda foi entregue pelos Conselheiros Honório de Medeiros e João Tavares Calixto Junior; ambos pesquisadores da vida de Isaias Arruda, um dos mais celebres coronéis do sertão nordestino. 

José Ivo Dantas Filho fala em nome da Família Dantas

Uma das mais proeminentes figuras históricas da região caririense e um dos grandes líderes de Missão Velha da república velha, Sinhô Dantas ; foi o próximo homenageado da manhã de 10 Anos do Cariri Cangaço. Em nome da família Dantas, recebeu José Ivo Dantas Filho. 

Hernesto Vasques, Noadia Costa, Manoel Belarmino, Aelio Vasques e Bosco André
o
Os Conselheiros Cariri Cangaço; Bosco André e Manoel Belarmino, além da pesquisadora Noádia Costa; passaram às mãos de Aélio Vasques e do vereador Hernesto Vasques a comenda de reconhecimento ao Bravo Caririense, Quinco Vasques, um dos personagens mais emblemáticos de toda região caririense e do vale do salgado,protagonista de episódios marcantes da historiografia do coronelismo sertanejo do inicio do século passado.

Conselheiro Cariri Cangaço, 
João Tavares Calixto Júnior

Fonte: YouTube, Canal Raul Meneleu

Usaram a palavra para os agradecimentos o vereador Hernesto Vasques, José Ivo Dantas Filho e Aélio Vasques; um dos grandes incentivadores do Cariri Cangaço em Missão Velha, que agradeceu "ao grande amigo Severo, toda a atenção e homenagens prestadas ao avô Quinco Vasques e a toda história de Missão Velha".

Aélio Vasques e as palavras de agradecimento em nome da Família Vasques
o
Uma surpresa ainda estava reservada a todos os presentes, o curador do Cariri Cangaço, Manoel Severo Barbosa, convidou a espetacular Cecília do Acordeon, 11 anos; Pedro Lucas Feitosa, 14 anos e Pedro Popoff; 13 anos, para apresentarem a composição especial do forró que homenageia os dez anos de cariri cangaço, uma composição a tres mãos: Letra de Manoel Severo e Paula Sampaio e musica de Cecília do Acordeon. Uma verdadeira festa da Alma Nordestina.

Pedro Popoff, Manoel Severo, Cecília do Acordeon e Pedro Lucas

O sol já ia alto no firmamento quando a caravana Cariri Cangaço "apeou" para o almoço na sede da ACOAFA de Missão Velha, ali além do mais autentico cardápio sertanejo para manter os cangaceiros e volantes de pé; ainda houveram mais dois lançamentos com os cordelistas Ernane Tavares de Juazeiro do Norte e Paulo de Tarso, o poeta de Tauá.

Tem mais Missão Velha...
continuamos na próxima postagem


Cariri Cangaço 10 Anos
Missão Velha - Fazenda Cercadinho e Camara Municipal
25 de Julho de 2019
Fotos:Ingrid Rebouças e Louro Teles

Um comentário:

Anônimo disse...

Evento de grande monta cultural, com os nossos mais penhorados agradecimentos ao Prefeito Diego Feitosa, Vereador Hernesto /Aélio Vasques, as familias dos nossos homenageados in-memórian, ao Curador do Cariri Cangaço Manoel Severo, aos 146 pesquisadores do cangaço que aqui prestigiaram a nossa Missão Velha, onde foram representados 14 estados da nossa federação, aos nossos conterrâneos em geral, que mais uma vez deram seus créditos de confiança a este humilde colaborador. Com o nosso abraço fraterno e agradecido. Bosco André.