Pedro Batista, "Madinha" Dodô e o Povo de Santa Brígida Por:Manoel Belarmino

Estátua de Pedro Batista em Santa Brígida

A cidade de Santa Brígida (BA) está a 450 km ao norte de Salvador, capital da Bahia. E não muito distante de nós aqui de Poço Redondo, sertão sergipano. Quem for a Santa Brígida conhecerá a história do conselheiro Pedro Batista tido como santo por muitos sertanejos. O município de Santa Brígida, que vive da agricultura de subsistência, foi adotado pelo conselheiro, como lugar de morada, que já peregrinava pelos estados de Alagoas, Sergipe e Pernambuco e era conhecido pela sua sabedoria, conselhos, curas e por libertar as pessoas dos maus espíritos. Certamente esteve na região de Poço Redondo, Monte Alegre e Carira, e depois Jeremoabo e fixando-se em Santa Brígida.

Os romeiros caminhavam em centenas para Santa Brígida para ver o conselheiro. Sua chegada na cidade data do dia 14 de junho de 1945, e logo correu pelo Sertão, que o conselheiro Pedro Batista estava ali, o que transformou a vida do lugar. Os romeiros vinham com dinheiro para alugar ou comprar propriedades para se instalar próximo a Pedro Batista. Madrinha Dodô foi uma das romeiras de Padre Cícero que se deslocou das terras de Água Branca, em Alagoas, para acompanhar o beato, fazendo trabalhos comunitários e peregrinando por diversas cidades do Nordeste. Aos poucos ela foi conquistando o respeito e admiração da população.

Beato Pedro Batista

Madrinha Dodô foi a grande seguidora espiritual de Pedro Batista, chegando a ser até comparada com a Irmã Dulce. O conselheiro Pedro Batista morreu aos 80 anos, em 11 de novembro de1967. Madrinha Dodô, nasceu em 1902 e recebeu o nome de Maria das Dores, desde cedo, aos 12 anos, começou a seguir Pedro. Ela morreu aos 92 anos, em Juazeiro do Norte e foi sepultada em Santa Brígida.
O povo de Pedro Batista se tornou um grupo grande de peregrinos e romeiros. Pedro Batista andou pregando por diversos lugares dos estados de Alagoas, Pernambuco e Sergipe. Fixou morada no povoado Santa Brigada, hoje cidade, atraindo romeiros e peregrinos dos mais diversos lugares do Nordeste.

"Madinha Dôdo"

No local, estabeleceu-se um arraial formado por seguidores que vinham receber as bênçãos e os conselhos. Mesmo acusado de promover o "fanatismo" religioso, conseguiu com sua influência, distribuir terras para os pobres, instalação de escolas e eletricidade para a cidade.
Muitos sertanejos desta região são devotos de Pedro Batista. Na casinha de rezas e orações de Dona Zefa da Guia, no centro do oratória, entre as imagens do Padre Cícero, do Preto Velho, de Nosso Senhor Jesus Cristo e da Mãe das Dores, está a imagem do Conselheiro Pedro Batista, como santo e exemplo da religiosidade popular sertaneja. Nos tempos atuais, ainda é grande a quantidade de sertanejos e sertanejas que todos os anos caminham para Santa Brígida na Santa Romaria de Pedro Batista e Madinha Dodô.

Manoel Belarmino, pesquisador e escritor,cordelista
Conselheiro do Cariri Cangaço
Poço Redondo-SE

Nenhum comentário: