Sobre a Grota do Angico: 2011 - 2022 Elucidação e Memória do Cangaço Por:Carlos Alberto

Debate Cariri Cangaço 2022 na Grota do Angico

Vindo e radicado no Rio Grande do Norte, têm-se uma grande expectativa em conhecer, historicamente, os fenômenos sociais do Sertão nordestino, entre outros, o cangaceirismo e de seus agentes peculiares: Jesuíno Brilhante, Antônio Silvino, Sinhô Pereira, Chico Pereira, Lampião e outros.

E um dos pontos de memória repleto de significados é a Grota do Angico, localizada em Poço Redondo-SE, ou melhor, local de falecimento de Lampião, Maria Bonita e mais nove cangaceiros e cangaceiras, além, de um membro de volante, em 28 de julho de 1938.

Carlos Alberto na Trilha do Angico: Cariri Cangaço Piranhas 2022

Afirma-se, que, o Cariri Cangaço proporcionou conhecer personagens inerentes ao fenômeno, pesquisadores, cenários, versões históricas e fazer amizades.
Reafirma-se do privilégio de participação, como espectador, do terceiro Cariri Cangaço, em 2011, no Crato-CE, especificamente, no auditório do SESC e observar a mesa de discussão, cujo, o tema era o enigma da Grota do Angico, formada por pesquisadores renomados: Amaury Corrêa, Alcino Costa, Sabino Bassetti, Paulo Gastão, Aderbal Nogueira e Manoel Severo.

No terceiro Cariri Cangaço, no Crato-CE, em 2011, especificamente, no auditório do SESC, uma mesa histórica sobre os acontecimentos da Grota do Angico, em 28/07/1938, a partir da esquerda: Amaury Corrêa, Aderbal Nogueira, Sabino Bassetti, Manoel Severo, Alcino Costa e Paulo Gastão. Foto do Cariri Cangaço.

Outro grande privilégio foi de participar do Cariri Cangaço, em Piranhas-AL, em 2022, especialmente, “descer” o rio São Francisco numa embarcação coletiva, na observação do ritual solene das cinzas de um dos maiores memorialistas do cangaço: Amaury Corrêa e serem depositadas nas águas do velho Rio sertanejo e de unidade nacional; depois, trilha adentro, e, novamente, chegar a um dos marcos do fim do cangaço.
Ritual solene das cinzas de um dos maiores memorialistas do cangaço: Amaury Corrêa no leito do São Francisco no Cariri Cangaço Piranhas 2022
Ver, ouvir e acompanhar uma aula de campo sobre o acontecido em 1938, nas palavras de Ivanildo Silveira, Leandro Fernandes e Kydelmir Dantas, no tocante à geografia do lugar, tática, estratégia e ação militares; pois, os explanadores utilizaram acessórios de banners: com mapas e croquis, de forma didática para facilitar o entendimento dos presentes, aliás, num grande número de espectadores.

Debate Cariri Cangaço 2022 na Grota do Angico
Portanto, através, do Cariri Cangaço, concernente à Grota do Angico, naquela exímia mesa do Crato, em 2011; e, a aula de campo, no próprio cenário, em 2022, entrarão, para a memória do cangaço de forma protagonista e definitiva.
Assim seja...

Carlos Alberto da Silva, Pesquisador e Conselheiro Cariri Cangaço-Natal - RN
O Cariri Cangaço Piranhas aconteceu entre os dias 28 e 30 de julho de 2022 na cidade ribeirinha de Piranhas, baixo São Francisco, no estado de Alagoas, nordeste do Brasil.

2 comentários:

Odilon Nogueira disse...

Fantástico, que venha o cariri cangaço Serra Talhada-PE!

Povo unido contra o racismo disse...

Terra de Lampião