Carismático, polêmico, querido: Christiano Câmara Por:Aderbal Nogueira



Ao longo do tempo, tive a oportunidade e a sorte de conhecer pessoas fantásticas, entre as quais a família SBEC , GECC e Cariri Cangaço. Tendo também outros agradáveis amigos, de trilhas, cinéfilos, de trabalho de Off Road, enfim, muita gente boa. Entre tantos amigos tem uma personalidade que muito me orgulha e do qual eu tenho a honra de ser amigo, que é o carismático, polêmico, querido e, muitas vezes, incompreendido CHRISTIANO CÂMARA.  Sempre que posso levo os amigos a conhecer tão agradável figura, juntamente com sua querida e amável esposa , Dona Dovina. Na minha mais recente visita estavam comigo os confrades Pedro Luís, Afrânio 'Marmita' e Tomaz Cisne. Durante essa visita fiz o convite a Christiano Câmara para que ele nos brindasse com uma palestra, no que ele aceitou com um pouco de receio. Afinal de contas, lá só tem cabra da peste.  O tema sugerido por ele foi " A HISTÓRIA E A MÚSICA", no que acho que melhor não poderia ser. 

Convidamos todos os amigos, desde os daqui até aqueles dos locais mais distantes do Brasil, a se fazerem presentes. Vai ser uma oportunidade como poucas. Garanto que ninguém vai se arrepender. Só posso garantir que vamos rir muito, aprender bastante e nos deliciar com uma pessoa simplesmente EXTRAORDINÁRIA. No vídeo acima uma 'palinha' do que nos espera. Quanto a data da Palestra vamos informar a todos através do blog do Cariri Cangaço.

Aderbal Nogueira
Diretor do GECC, Conselheiro Cariri Cangaço
Sócio da SBEC




Um pouco de José Cícero...

Simplesmente fantástica esta entrevista antológica com o grande Chistiano Câmara - mais um contributo do nosso camarada Aderbal. É incrível pensar nas razões absurdas da nossa mídia (e até do aparato institucional) em esconder do povão figuras fundamentais para a nossa formação histórica, educativa e cultural do naipe deste grande homem inteligente que tem muito mais a nos contar. Assim como o depoimento no filme "o Último Apito" também agora delicio e me comovo com as informações deste grande memorialista. Parabéns para o confrade Aderbal Nogueira. Ficamos no aguardo desta magna palestra com o Christiano.


José Cícero
Conselheiro Cariri Cangaço
Aurora - CE

7 comentários:

Anônimo disse...

O Sr. Cristiano Câmara tem com a mesma intensidade, vontade de aprender e de ensinar (coisa rara de se encontrar), e faz as duas coisas demonstrando prazer, bom humor e uma simpatia sem igual. Na companhia desse historiador dedicado as horas passam sem sentir. A prosa é tão contagiante que faz Thomaz Cisne cantar junto com o professor. Ainda bem que Aderbal Abrahão registrou esse dueto.
Grande sugestão para o cariri cangaço 2012, uma apresentação conjunta de Cristiano Câmara e Thomas Cisne (cantando), sobre as musicas do cangaço.
Um abraço e meus agradecimentos a essa comissão que trouxe essa apresentação curiosa e divertida.
C Eduardo

Anônimo disse...

Quem conhece de perto o Christiano sabe que as palavras do CEduardo são a mais firme manifestação da verdade. E assino em baixo, que tal sua palestra no Cariri Cangaço 2012??? Avante Severo.

Paulinha

CARIRI CANGAÇO disse...

Amigo Carlos Eduardo, realmente o Christiano Câmara é uma personalidade ímpar, de uma vitalidade incomum e um grande ser humano, sua sugestão já tá valendo, rsrsrs! Paulinha grande beijo. É sempre bom tê-la conosco.
Só nos resta parabenizar mais uma vez ao querido amigo Aderbal.

Severo

Anônimo disse...

Quando será ? Será em Juazeiro ou Crato?

Fernando Gregorio
Juazeiro do Norte

Helio disse...

Caro Aderbal, o Christiano Câmara, ao lado do Nirez, são patrimõnios de nosso Ceará, gostaria de parabenizá-los por trazerem essas pérolas ao Cariri Cangaço.

Professor Mario Hélio

Anônimo disse...

Tenho a grata satisfação de ser amigo desse verdadeiro cidadão que é o Cristiano Camara, grande pesquisador cearense, todos que tiverem a oportunidade de vir a Fortaleza não percam a chance de conhecer esse ser humano extraordinário. Sua casa é um verdadeiro museu, sem contar a grande recepção de sua esposa, dona Dovina. Sempre que posso faço uma visita ao casal e posso garantir que cada vez que compareço a "rua da escadinha" atual travessa Baturité é uma nova aula. Parabéns ao Aderbal pela postagem.

Angelo Osmiro
Fortaleza-CE

ADERBAL NOGUEIRA disse...

Grande poeta Cícero, maravilhoso o seu reconhecimento e esse ilustre cidadão chamado Christiano Câmara. Quem dera que todos tivesem o prazer de conhecê-lo. Mas como você disse... Infelizmente o nosso Brasil só dá valor a futilidades. Enquanto Cristiano pena para manter o seu patrimônio cultural contando somente com apoio dos amigos, outros se enchem de dólares para chutar uma bola ou rebolar na TV. E o pior. É o povo sofrido que banca a pose dos milionários colocados goela abaixo das pessoas.
Aderbal Nogueira