E já está no forno: Lampião e o Nascimento de Maria Bonita Por:Voldi Ribeiro

Voldi Ribeiro e Manoel Severo, no Cariri Cangaço 2011

Caro Carlos e Amaury, fico agradecido à referência feita à pesquisa que resultou no encontro do batismo de Maria Bonita e na data correta do seu nascimento - 17 de janeiro de 1910. O destaque é nosso, o esforço da pesquisa começou antes e teve em 1971 a carta de Amaury para o Bispado de Nosso Senhor do Bonfim-BA - não respondida até bem pouco.

Quero parabenizá-los pelo novo livro "Maria Bonita" que estou lendo como uma bíblia e recomendo a todos os pesquisadores sérios que querem conhecer mais detalhes dessa personagem enigmática que foi Maria do Capitão. 

Prometo que no próximo Cariri Cangaço estarei com o livro Lampião e o Nascimento de Maria Bonita pronto para todos poderem apreciar criticamente - dizer dos méritos e dos deméritos. É assim que podemos crescer.

Bom nesse início de 2012 é uma surpresa boa ver o reconhecimento de amigos como vocês. Abraços a todos da família Cariri Cangaço.

Voldi Ribeiro
Sociólogo e Pesquisador
Paulo Afonso-BA

7 comentários:

Helio disse...

Conheci o pesquisador Voldi Ribeiro no Cariri Cangaço deste ano de 2011, me surpreendi com seu grau de preparo e segurança, sem dúvidas seu livro será também referencia para todos os amantes do tema cangaço. Infelizmente não vi as revelações sobre o batistério de Maria Bonita, amigo Severo, vc poderia publicar em nosso blog?

Professor Mario Helio

Lima Verde disse...

Essa matéria já tivemos no blog do Severo, mas não custa nada reeditar, por seu imenso valor histórico. Parebens ao pesquisador VOLDI.

Fernando Cesar Lima Verde

Edvaldo A.Feitosa disse...

Caro Amigo Voldir Ribeiro!!!

Parabéns pela nova descoberta, pelo ajuste de informações, que define com provas documentais a data correta do nascimento de "Maria Bonita",dando assim,credibilidade as pesquisas e aos estudos do Cangaço.

Edvaldo A.Feitosa.
Água Branca-Al.

Anônimo disse...

Amigo Severo essa informação do pesquisador Voldi, quanto a data de nascimento de Maria Bonita, subsidiada por documentação só reforça a tese que ainda temos muito a pesquisar nesse cangaço. Parabens Voldi Ribeiro e vamos em frente.

Ricardo Neiva
São José de Belmonte

xico disse...

O grande problema da pesquisa sobre o cangaço é que as fontes primárias estão "indo embora" e pouco se cponsegue através de documentos legítimos, tambem por isso o trabalho do voldir ganha ainda mais valor, parabens.

Francisco Turco.

Anônimo disse...

Caro Manoel Severo,

Gostaria de agradecer ao destaque do meu comentário. Surpreso fiquei pois o fiz de forma simples e direta.

Gostaria mais ainda de agradecer ao demais comentários feitos no destaque pelo Profº. Mário Hélio, a Fernando C. Lima Verde, ao Edvaldo Feitosa da Água Branca/AL e ao Francisco Turco, pelos posicionamentos externados.

Isso comprova que a pesqusia tem que ter a dedicação e a resposabilidade para com a nossa história.

Grande abraço em todos.

Voldi Ribeiro
Sociólogo e Pesquisador
Paulo Afonso-BA

Anônimo disse...

Sem dúvidas uma revelação interessante. constante de documentação legítima, parabens ao senhor Voldi.

Paulo Benevides.

Severo mandei um email para vc sobre os DVDs. veja lá meu amigo.Parabens.