Isaias Arruda e a Iluminação de Missão Velha Por Bosco André

Bosco André para a Laser Vídeo


Sem dúvidas um dos personagens mais marcantes do ciclo dos coronéis, de nosso Cariri foi Isaias Arruda, o aurorense que se tornou a "custa de bala", prefeito de Missão Velha. São muitos os episódios em que o coronel Izaias Arruda, mostra sua forte personalidade e poder. Dias passados trouxemos uma entrevista do amigo Zé Cícero, sobre a emboscada e posterior morte de Isaias na Estação da RVC em Aurora; para variar um pouco de sua propalada ligação com Virgulino, trazemos um pequenino trecho; de menos de 1 minuto; de uma outra entrevista,  concedida pelo confrade Bosco André ao companheiro Aderbal, onde nos é contado como foram colocados os postes de eletrificação de Missão Velha, ao final dos anos 20 do século passado.

Manoel Severo
Imagens de documentário da Laser Vídeo 
de Aderbal Nogueira

11 comentários:

IVANILDO SILVEIRA disse...

VALEU GRANDE ADERBAL, POR MAIS ESSA MATÉRIA...

O AMIGO BOSCO ANDRÉ DISPENSA COMENTÁRIOS..........É UM DOS MAIORES MEMORIALISTAS QUE JÁ CONHECI, SEM FALAR DE SUA IDONEIDADE, E, PESSOA SIMPLES QUE É..
NÃO É BOM SE FALAR DE MISSÃO VELHA, SEM QUE SE CONSULTE O "BOSCO"...O HÔMI É UMA ENCICLOPÉDIA...rsrsrsrsrs

VALEU BOSCO...!!

Abraço a todos
IVANILDO SILVEIRA
Colecionador do cangaço
Natal/RN

Anônimo disse...

Naquele tempo tudo era resolvido a base do bacamarte, e gostaria de ressaltar a figura de duas mulheres que escreveram seus nones na história do cariri: Marica Macedo do tipi e dona Fideralina de Lavras.

Leonel Sales
URCa

CARIRI CANGAÇO disse...

RECEBIDO POR EMAIL:

Manoel Severo, hoje vendo seu conceituado blog, sobre o coronel Isaias Arruda, a riqueza do contar a história de nosso Ceará, ou melhor, de nosso Cariri através de homens como o professor Bosco de Missão velha e tantos outros de grande valor como o doutor Magérbio, doutor Napoleão Tavares Neves, Professor Armando Rafael, que é grande historiador, o senhor Cícero de Aurora que é uma revelação, e tantos outros que dignificam o nome de nosso Ceará, não poderia deixar de ressaltar o empenho e o incentivos de vocês através da internet, nos mantendo informados e de alguma forma nos mantendo em contato com os grandes vultos da pesquisa de Lampião. Só estive no Cariri Cangaço de 2010, perdi o primeiro e o ultimo, mas não tenha dúvidas que estarei me programando para voltar ao meu cariri e participar de seu prestigiado seminário. Quando teremos a data certa? Divulgue com antescedencia. Parabens e continue sendo esse aglutidanor de talentos.

Receba nosso afetuoso abraço, meu e de dona Margarida, que também é sua admiradora, quando vier a Minas, estaremos de portas abertas.

Dr. Hermegildo Prata Sales
Ouro Preto MG

José Cícero disse...

Meus cumprimentos a todos os admiradores e verdadeiros amantes da verdadeira histório do nosso aprazível Cariri cearense. Agradecimentos ao Manoel Severo e demais colaboradores por este verdadeiro patrimônio chamado 'Cariri Cangaço' que esta a nos possibilitar este congraçamento de ideias, debates e outros diálogos importantes. Por fim, meu abraço fraternal ao memorialista - meu conterrâneo amigo: João Bosco André - nosso contador-mor de belos casos, causos, estórias e histórias. Este do vídeo acerca do cel. Izaías, é apenas um deles...
José Cícero -
Aurora/CE
www.blogdaaurorajc.blogspot.com

CARIRI CANGAÇO disse...

Caro companheiro José Cícero, são colaboradores como você que nos fazem ver o quanto vale a pena o esforço; que é prazeroso, uma vez que reune tantos amigos. Muito obrigado.

Dr Hermenegildo, espero que tenha recebido o DVD, recebi o livro, parabens e muito obrigado pela dedicatória, "do casal" mais que amigo. Na verdade, dona Margarida deu o toque especial à obra, foi fácil notar, rsrsrsrs.

Grande abraço,

Severo

Helio disse...

Grande Zé Cícero, o baluarte incansável de Aurora; seu trabalho será lembrado por muito tempo entre seus conterâneos, vamos cuidar da cultura de nossa gente, Aurors e o cariri estão de parabens .

Professor Mario Helio

Karla Renata disse...

Severo, o cariri cangaço deveria trazer postagens sobre essas mulheres valentes do sertão, dona Marica e dona Fideralina são exemplos fortes do dito "sexo frágil", vamos esperar !!!

Parabens mais uma vez pelo vídeo, Bosco André

Karla Renata

Anônimo disse...

poder que não pode não é poder !!!!

Gregório Santos

Anônimo disse...

Estamos precisando que as escolas se assenhorem da própria história de nosso povo e de nossa terra. Quem ouviu falar em Izaias Arruda em Missão Velha? Quem ouviu falar em Marica Macedo em Aurora? Tá na hora do Cariri Cangaço ir até as escolas, universidades, trazer esse pessoal para conhecer a própria historia.

Professora Otília.

Unknown disse...

Na verdade ainda convivemos com muito preconceito por parte das universidades quando o assunto é cangaço, talvez se fosse estudar a revolução francesa ou o farowest americano, tivessemos mais prestigio.

Assunção

Lima Verde disse...

Bosco André o companheiro como sempre sendo este referencial na historia do Ceará.

Abraços

Fernando Cesar Lima Verde