Napoleão Tavares Neves e o Diário de Luiz Ayres de Alencar Por:Manoel Severo


O vídeo acima foi gravado ainda quando estávamos construindo o formato do primeiro Cariri Cangaço, em março de 2009. Naquela ocasião o grande memorialista e amigo particular, Napoleão Tavares Neves nos mostrava o "Diário" de seu tio Luiz Ayres de Alencar, ex-prefeito de Jardim, na Serra do Araripe; onde o mesmo transcrevia de maneira precisa e magistral os acontecimentos de seu cotidiano, nos relatos deste vídeo, destaques para um dos ataques dos irmãos Marcelinos e o famoso Fogo das Guaribas. Vale a pena acompanhar, tanto pelo ineditismo como pelo valor histórico do referido documento.

Manoel Severo

5 comentários:

Anônimo disse...

Mestre Napoleão Tavares Neves, uma reserva moral de nosso cariri.

Gregório Britto

SOUSA NETO disse...

Dr. Napoleão Tavares Neves é sem sombra de dúvida uma enciclopédia notável e digna de todo o nosso reconhecimento pelo que representa para o Cariri, o Ceará e o Brasil.

Anônimo disse...

Severo, magistral esse Diário do Dr Luiz Ayres de Alencar que foi prefeito de Jardim e pai de uma grande e prestigiada prole. Como é importante ver a memória de nosso cariri sendo perpetuada por momentos como esse. Parebsns ao fenomenal Napoleão, ícone de todos nós.

Haroldo Juaçaba

Karla Renata disse...

Dr Napoleão é um grande historiador, mas antes de qualquer coisa, é um grande ser humano, um médico sem igual.
Karla Renata Crato

Yuri Luna disse...

Muito boa a reportagem do mestre Severo com o grande Napoleão Tavares Neves de Jardim.

YURI