Os mocinhos não venceram... Por:Aderbal Nogueira

Aderbal Nogueira

Meus amigos, venho aqui também participar dessa discussão sem fim desse tal juiz. Vejam bem; na minha modesta  opinião quem venceu essa batalha pela verdade histórica não foram os mocinhos, e sim o bandido pois, afinal de contas, ele conseguiu o seu intento. Vender, vender, vender e, acima de tudo, virar notícia até mesmo onde não deveria ter tido a mínima atenção, que é no meio dos maiores pesquisadores do tema. O que ele merecia de nós era simplesmente "DESPREZO". Quando muito, uma nota publicada em nome de todos falando sobre sua aberração histórica e nada mais.

No entanto agora, com certeza, ele está rindo, tomando seu uísque e comentando com os seus iguais que conseguiu o seu intento. Os amigos por favor me desculpem, mas eu não participei dos lucros e fama momentânea desse caçador de holofotes. E espero, com sinceridade, que, se outra aberração aparecer seja recebida com o desprezo  necessário para ser varrida instantaneamente  de todo e qualquer meio de comunicação e grupos de estudo do tema.

No mais, concordo com o amigo Carlos Eduardo quando fala a respeito da representatividade do nordeste nos outros centros. Não é à toa que nossas raízes são reconhecidas em todo o país. Cito como exemplo o nosso Cariri, berço de nossas tradições e conhecido mundo a fora. Os irmãos Aniceto que o digam.


Aderbal Nogueira
Sócio da SBEC - Diretor do GECC
Conselheiro do Cariri Cangaço

2 comentários:

Anônimo disse...

Caro amigo Aderbal,

Gostaria de esclarecer alguns pontos para aprimorarmos o entendimento dos conteúdos, quando o assunto é tratado de maneira séria, como um compromisso permanente que tenho com relação à nossa história:

1. Discordar ou concordar é um sinal que a realidade pode ser vista de distintas maneiras - como isso nos aprimoramos sempre;

2. Quando escrevi o texto (publicado no blog Folhasertaneja on line) o livro do ex-juiz havia sido lançado de pouco;

3. Volto a agradeçer ao Manoel Severo pela iniciativa de republicar o texto - mesmo que desfocado do momento - porém deu oportunidade a outras pessoas o lerem e tomarem conhecimento da crítica frontal à MENTIRA;

3. No blog do Cariri Cangaço vi as opiniões de Alcino Alves Costa e Wescley Rodrigues, muito válidas, confesso que somente contestavam o ex-juiz sem a veemência que me parecia necessária.

4. Penso que não posso creditar como "Vencedor" um cidadão que se apoia na velha máxima de desmoralizar a história sertaneja e seus personagens somente por que vendeu alguns livros ou atraiu a atenção de não sei quem mesmo.
Para minha pessoa isso não é sinônimo de 'DERROTA' para quem tem postura séria, como é seu caso e também o meu.

5. Como o sol nasce para todos, não temos o poder de varrer nada - absurdos acontecem diariamente na nossa frente e entra na nossa casa trazidos pelos meios de comunicação.

6. Quanto a discordância com relação ao desprezo nacional pelo o Sertão - permita-me não quero convencer quem quer que seja - essa é minha visão e tem como base a análise da 'IDEOLOGIA' que foi criada para fomentar a falsa visão que éramos, fomos, somos e herdamos o ATRASO.

7. Como bem arguiu Carlos Eduardo expondo sua discordância para comigo e utilizando o Carnaval do Rio como prova - com todo o respeito: essas são exceções que, na verdade, confirmam uma antiga REGRA.

Por fim pergunto a você: quantas pesquisas e pesquisadores que se danam por esse mundo a fora, na sua maioria com recursos próprios, tiveram ou têm acesso a recursos e apoios para empreender seu trabalho? Já vi muita autoridade afirmar que essas 'coisas do cangaço' é história de bandidagem apenas e que não devia ser apoiada.

Findo com um agradecimento pela sua sincera opinião - a guardarei para considerá-la sempre.

Cordiais saudações,

Voldi Ribeiro
Sociólogo - Pesquisador
Paulo Afonso-BA

Aderbal disse...

Grande Voldi. Guardando as pequenas diferenças pensamos da mesma forma.
Quanto as pesquizas, realmente nunca consegui um centavo para nada relacionado a cangaço.
No nosso Brasil, infelizmente impera o famoso QI " QUEM INDICA "
Aderbal Nogueira