Momentos eternos ! Por:Manoel Severo



Com a matéria sobre o Sítio Passagem das Pedras, há dias atras, concluímos as postagens sobre a Caravana Cariri Cangaço-GECC, que aconteceu durante todo o período de Carnaval deste ano de 2012. Desde os primeiros momentos, ainda em Fortaleza e depois passando pelo Cariri; Crato e Juazeiro do Norte; adentrando pelo estado de Pernambuco: São José de Belmonte, Serra Talhada, Triunfo, Flores, Custódia, Arco-Verde, Buique, Águas Belas e Floresta; depois Alagoas: Água Branca, Delmiro Gouveia, Olho d'Água do Casado e Piranhas; Sergipe: Canindé do São Francisco e Poço Redondo e por fim Bahia: Paulo Afonso, Santa Brígida e Jeremoabo, vivenciamos momentos realmente eternos.




Para todos nós que pesquisamos a história do cangaço, uma maratona como essa representa bem mais do que o simples fato da busca por fragmentos da verdade histórica. Quando falamos, e eu em particular, sobre a grande família de vaqueiros da história e aqui se insere a família Cariri Cangaço, não o faço por um orgulho menor; mas pela compreensão que tenho e sinto, de todo o sentimento que norteia a caminhada de todos nós ao longo dos anos, pelas trilhas desta maravilhosa caatinga.



Uma caravana como essa possui também seus próprios desafios: Os vaqueiros da história também têm suas próprias histórias, e precisamos com humildade e reverencia, nos dedicar a cada uma delas. Os relacionamentos humanos são construídos acima de qualquer coisa por, respeito, abnegação, humildade e  muitas vezes, renúncia; quando nos esforçamos para fazer assim, crescemos um pouco mais. Essa oportunidade que tivemos foi mais uma prova de toda a beleza que há no convívio harmônico pontuado por esses princípios; as diferenças quando são compreendidas nos fazem crescer e tornarmo-nos pessoas melhores .




Em nome de todos os amigos que estiveram conosco nessa maravilhosa Caravana, agradecemos aos queridos amigos e amigas que nos acolheram em seu chão, sob seu teto e diante de sol  e chuva fizeram desta Caravana Cariri Cangaço-GECC, inesquecível.

Não seria necessário dizer que já estamos nos preparando para próxima...


Manoel Severo
Cariri Cangaço

Nenhum comentário: