O Poço do Nêgo e a Caravana Cariri Cangaço Por:Manoel Severo

Rio "seco" Poço do Nêgo

O rio Poço do Nêgo divide os municípios de Serra Talhada e Floresta; a segunda morada da família Ferreira, logo após o episódio da prisão de Levino em Floresta, os embates com o desafeto José Saturnino e a forçada partida da Passagem das Pedras, fica bem ali, quase às margens do rio, cerca de 2 km do centro de Nazaré. Nosso anfitrião, Ulisses de Sousa Ferraz nos guiava com o passo firme dos abnegados perseguidores nazarenos na direção do sítio onde estiveram Virgulino, Antonio e Levino, antes de se entregarem totalmente à vida cangaceira. Era cerca de 16 horas da quarta-feira de cinzas...


Caravana Cariri Cangaço-GECC rumo ao que restou da Casa da fazenda Poço do Nêgo

O grande e velho umbuzeiro, os faxeiros, xique-xique, o velho cavalo pardo pastando por entre uma pequena manada de cabras eram as únicas testemunhas daquele que foi um dos cenários marcantes do inicio da vida e dos confrontos entre os filhos de Zé Ferreira e os valentes nazarenos, entre esses; Os irmãos Flor: Euclides, Afonso, Hildbrando, Manoel e Odilon; Manoel Neto, João Gomes Jurubeba, David Jurubeba e tantos outros bravos que se tornaram lenda ao longo da campanha contra o cangaceirismo, estar ali era como se tivéssemos voltado no tempo.


O anfitrião Ulisses Ferraz e as ruinas da casa...
Pedro Luiz e a gravação para o Documentário da Caravana
Aderbal Nogueira e Ulisses Ferraz
Neste local se erguia a casa do Poço do Nêgo

Da velha casa da família restou apenas o abandono e as ruínas pontuadas pelo amontuado de tijolos soltos em meio à caatinga. Do Poço do Nêgo os irmãos Ferreira partiram para o desafio mais duro de suas vidas, o desafio do cangaço e como ponto de partida seus mais ferrenhos inimigos: Nazarenos.

Manoel Severo

Nenhum comentário: