Luitgarde em Destaque






Em sua mais recente visita a Fortaleza, a professora Luitgarde Oliveira Cavalcante Barros, uma das mais destacadas pesquisadoras e escritoras da temática Cangaço, no Brasil,  participou nos Estúdios da FGF TV, sob o comando de Jonas Luis de Icapuí, do Programa Destaque, que hoje o 
Cariri Cangaço traz para você.

Manoel Severo

2 comentários:

Anônimo disse...

A entrevista da Professora Luitgarde é bastante interessante, visto que ela procura caminhos diferentes dos que são explorados pela maioria dos que se interessam pelo assunto. Certamente, depois de ouvir a Professora, ficam abertas novas possibilidades para o debate. O personagem Floro, ganha uma defensora de peso e imagino que muita gente gostaria de questionar essa hipótese.
Quando a Professora Luitgarde declarou a Aderbal (na entrevista anterior) que havia uma queixa entre os militares por outorgarem patentes militares à pessoas despreparadas e até bandidos, segundo os anais do Clube Militar, eu imaginei que as patentes referidas seriam as outorgadas à Floro, Horácio de Matos e outros. Não imaginava que o Exército Brasileiro tivesse conhecimento que um funcionário do M da Agricultura, assinou, coagido pelo P Cícero e pelos cangaceiros, uma patente de capitão para Lampião. Mas pelo que diz a Antropóloga, teria sido planejado pelo general, conceder autoridade aos cangaceiros para lutar representando o Governo Federal. Bastante polêmica esta proposição.
C Eduardo

Anônimo disse...

Grande professora Luitgarde. Grande estrevista !!!
GISA