Luitgarde recebe Título de Doutora Honoris Causa na URCA


URCA concede Título a Luitgarde Barros

Acontece no próximo dia 8 de maio, no Salão de Atos da Universidade Regional do Cariri - URCA o recebimento do Título de 
Doutora Honoris Causa 
pela pesquisadora e escritora, 
Luitgarde Oliveira Cavalcanti Barros.


Luitgarde Barros é Antropóloga - Doutorado e Mestrado em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1997 e 1980); Pós-doutorado em Ciência da Literatura pela UFRJ (2008); Pós-doutorado em Antropologia pela UNICAMP (1999); Bacharelado e Licenciatura em Ciências Sociais - Universidade Federal do Rio de Janeiro (1968); graduação em Fisioterapia - Escola de Reabilitação do Rio de Janeiro (1966). Atualmente é professora da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (graduação e pós-graduação) e pesquisadora da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Antropologia, com ênfase nos temas: pensamento social brasileiro; catolicismo popular; antropologia da violência; antropologia da literatura; memória e história oral; movimentos sociais - antropologia política. Autora dos livros: A terra da mãe de Deus - Um estudo do movimento religioso de Juazeiro do Norte; Arthur Ramos e as Dinâmicas Sociais de Seu Tempo; A Derradeira Gesta: Lampião e Nazarenos Guerreando no Sertão e Nelson Werneck Sodré: um perfil intelectual. Organizadora e co-organizadora de livros sobre Octávio Brandão, Nise da Silveira, Guerra-Peixe e memória e história oral dos bairros portuários do Rio de Janeiro. Escreveu mais de uma centena de capítulos de livros e artigos em periódicos e jornais, no Brasil e no exterior.

NOTA CARIRI CANGAÇO: A querida amiga Luitgarde estará conosco no Cariri Cangaço 2013, se unindo à toda família de Vaqueiros da História na grande homenagem a Alcino Alves da Costa.

Cariri Cangaço 2013
17 a 22 de Setembro de 2013
Cariri do Ceará, Cariri do Brasil !

Um comentário:

Anônimo disse...

Merecidíssimo título. A professora Luitgarde Cavalcanti é uma daquelas pessoas que nos apaixona. Aliás, ela é também minha avó. Também mãe de Alcino, então minha avó. O outro pai de Alcino se chama Paulo Gastão, também meu avô. E Juliana Ischiara é, logicamente, minha irmã. Eles conhecem as razões.
Um abraço a todos.
Rangel Alves da Costa