Capela do Sítio Tatu Por:Manoel Severo

Capela do Sítio Tatu em Lavras da Mangabeira

Euclides da Cunha autor de “Os Sertões”, já vaticinava:"O sertanejo é antes de tudo um forte..." Na verdade, quem anda por entre as trilhas do sertão e das terras áridas da mata branca - caatinga, vendo de perto o habitat desses homens e mulheres de pele queimada pelo sol, sabe que boa dose dessa fortaleza nasce da fé. 

Falar do povo do sertão é olhar a sua fé. O zelo, o respeito em sua devoção faz o homem nordestino encontrar forças para a lida diária de uma terra que muitas vezes lhe parece ingrata, mas que ele ama e ama, acima de qualquer coisa, daí o poeta cantar: "Só deixo o meu cariri no último páu de arara". Essa é a mesma fé que move montanhas, é a fé manifestada nos arraiais das fazendas e nas belas e singelas capelas de nosso sertão, como no Sítio Tatu.

Prefeito de Barbalha, José Leite e esposa, presentes ao Cariri Cangaço Lavras da Mangabeira

A história do nosso nordeste, do nosso Ceará e do nosso sertão tem laços indissociáveis com essa magnânima fé. A religiosidade sertaneja traduzida no cotidiano das fazendas e sítios do sertão construiam passo a passo o destino de todo um povo. Ao chegar no Sítio Tatu, a bela Capelinha no alto de um pequeno elevado nos dava as boas vindas como que reverenciando essa mesma fé.

O Brasil é esta nação inigualável marcada pela imensa e maravilhosa colcha de retalhos culturais onde pontua de forma sagrada o sincretismo religioso. Convivem por essas terras os cultos cristãos, as manifestações dos povos africanos e dos irmãos indígenas, aqui na Capela do Sítio Tatu, quase conseguíamos ouvir os cantos gregorianos das santas missas e o agudo surdo contido na oração dos escravos, de um tempo não muito distante, de magia e encantamento, onde novamente a fé ia palmilhando os caminhos de todos...

Múcio Procópio e o Prefeito de Lavras, Gustavo Augusto Bisneto na visita ao Tatu

Emerson Monteiro e Capela de sua infância

A chegada ao Sítio Tatu e à sua capela não marcava apenas o inicio de mais um domingo de festa ou de mais um evento do Cariri Cangaço em Lavras da Mangabeira; na verdade marcava sobretudo o encontro de cada um de nós com a fé misteriosa e forte desse mesmo sertanejo de Lavras, do Cariri, do Ceará, do Nordeste...do Brasil.

Manoel Severo
Curador do Cariri Cangaço

Um comentário:

Emerson Monteiro disse...

Bom trabalho, Manoel. O suficiente a destacar na atualidade valores de uma história rica de conteúdo humano.

Abraço,

Emerson.