Região Nordeste - O Cariri e o Cangaço Por:Fádina Lacerda


Fádina Lacerda, professor Major e Cristina Couto na Cariri Cangaço Lavras da Mangabeira

Caros visitantes, tenho feito relatos de minhas viagens à Europa, embora também postado algumas vezes sobre o meu Brasil. Então, quero neste relato, apresentar um evento que está crescendo aqui entre nós, visto que se trata de um propósito, que é preservar e tornar amplamente conhecida a tradição e a cultura nordestina, com os fatos históricos que contribuíram para a sua formação. Neste final de semana, viajei com o o Grupo Cangaceiros Cariri, do Cariri Cangaço, para o evento que marcou o início do Seminário sobre Lampião - O Rei do Cangaço - com o seu bando, nas cidades por onde ele andou, em décadas passadas.

A região Nordeste, é de uma riqueza imensa, muito embora padeça com as intempéries do clima seco e árido, as chuvas escassas e toda a espécie de problemas e suas tragédias causadas por este fenômeno que modifica ocasionalmente a paisagem, exibindo a caatinga  sob traços dramáticos, porém, revestida de enorme riqueza ambiental.

O Boqueirão de Lavras, um lugar paradisíaco que enriquece a região com sua beleza ímpar, e o Salgado, rio mitológico do Cariri. Os habitantes e toda a equipe municipal que organizou e preparou a cidade. para a realização desse  importante evento, de fundamentação histórica não apenas para o povo nordestino, mas também, para todos os brasileiros, contribuindo com a preservação de nossas tradições populares.

A programação conta com  edições em outras cidades, e  ocorrerá em sistema de Seminários com palestras, conferências, apresentações artísticas e visitas destacadas pelo bando de Cangaceiros do Bem, que no seu objetivo maior é manter e preservação a nossa cultura, além de apresentá-la ao mundo, com toda a riqueza que ela concentra e que esteve de certa forma, escondida dos olhares e apagada das nossas memórias. 

Até o próximo!

Fádina Lacerda
Fonte:http://oasisdefadna.blogspot.com.br

Nenhum comentário: