É hoje a abertura Oficial do Cariri Cangaço 2013: Lavras da Mangabeira


Dentro de  mais algumas horas começa o Cariri Cangaço 2013 com grande festa em 
Lavras da Mangabeira !

Começa hoje as 15 horas a Agenda do Cariri Cangaço para 2013; O municíoio de Lavras da Mangabeira inaugura com um grande evento o conjunto de Avant Premier do Cariri Cangaço 2013.

 A secretária de Cultura do município de Lavras da Mangabeira, Cristina Couto, disse que a cidade vive a expectativa de realização do evento, que já promoveu outros 3 seminários, exposições e debates nas cidades de Barbalha, Crato, Aurora, Barro, Juazeiro do Norte, Missão Velha e Porteiras. "Aqui em Lavras o enfoque será dado para a discussão sobre a Sedição de Juazeiro e aparticipação de Fideralina Augusto Lima", frisou. "É uma oportunidade das pessoas conhecerem acerca da história do Ceará", completou.

O Cariri Cangaço 2013 começa com a tradicional Cavalgada Lêla Férrer, que  é um acontecimento anual e de resgate histórico, coordenado pelo deputado estadual, Heitor Férrer, descendente da matriarca Fideralina Augusto Lima, que no século passado exerceu com determinação e força, liderança política regional. Na época, a família comprava animais da região do Riacho do Sangue e os trazia em tropas para Lavras.

Neste ano, a chegada de 12 cavaleiros que vão se juntar a 50 vaqueiros vai coincidir com a abertura do Cariri Cangaço. Após a solenidade de abertura a ser realizada no plenário da Câmara Municipal de Lavras da Mangabeira, haverá apresentação de um vídeo produzido pela Assembleia Legislativa sobre a história de vida de 
Fideralina Augusto Lima.


Fideralina : Personagem Principal
 
"Ela foi uma das cinco matriarcas do Nordeste, com poder de mando, quando naquela época esse papel não era reservado à mulher", observou Cristina Couto. "Estava à frente do seu tempo". Ainda à tarde, haverá palestra com o historiador Dimas Macedo, que vai abordar o tema ´Entre canetas e bacamartes´. Integram os debates, os professores José Cícero, Juliana Ischiara e Bosco André, sob a coordenação de Manoel Severo Barbosa.

 Está prevista para o fim da tarde, uma apresentação cultural com declamação de cordel de autoria de José Teles da Silva, que descreve sobre a passagem de Lampião em 1927 sobre Lavras da Mangabeira, e de número de dança de xaxado por um grupo de estudantes da Escola de Ensino Fundamental Assis Lucena. No domingo pela manhã, a programação inclui um encontro dos participantes do evento com o prefeito, Gustavo Augusto Lima Bisneto (Doutor Tavinho), descendente (trineto) da matriarca Fideralina Augusto. No domingo a visitação aos prinicpais pontos turídsticos de Lavras e ao emblemático sítio Tatu, propriedade de Fideralina Augusto Lima.

CARIRI CANGAÇO 2013

Nenhum comentário: