GECC - Cariri Cangaço inaugura segundo semestre de Reuniões

GECC Cariri Cangaço em nova Sede

Aconteceu na noite desta terça-feira, dia 06,  mais uma noite GECC - Cariri Cangaço. Inaugurando um novo espaço para os encontros e reuniões: Auditório da ABO , em Fortaleza, o encontro teve a abertura do Presidente do GECC, escritor Ângelo Osmiro, com os últimos informes e as novidades do universo da pesquisa do cangaço em todo o Brasil como também palavras de acolhida pelos representantes da ABO, tendo a frente o jornalista Vicente Alencar.


 Ângela Tavares, Jonasluis e Juliana Ischiara
Aderbal Nogueira e Manoel Severo
Edilson Cláudio, Cel. Gutemberg e Edilson Pitôe 
Vicente Alencar e Tomaz Cisne

Um dos momentos marcantes foi a polêmica sobre a última reportagem do Diário do Nordeste, quando o jornal divulgou o Documentário "Os últimos cangaceiros" de Wolnei Oliveira, quando na reportagem foram creditadas ao escritor Antônio Amaury a afirmação de que Lampião seria homossexual; fato publicado na verdade, em livro de Pedro Moraes, do estado de Sergipe. 

Outro momento importante foi o balanço das Avante-Première do Cariri Cangaço 2013, feito pelo curador do evento e diretor do GECC, Manoel Severo. Em sua apresentação Manoel Severo apresentou os números da ousada iniciativa do Cariri Cangaço em realizar eventos prévios antes mesmo de sua realização oficial que acontecerá em Setembro deste ano de 2013 na região do cariri, no Ceará. "Foi maravilhoso levar o Cariri Cangaço para outros estados e perceber a grande integração que já existe entre todos os que pesquisam a temática" completa Severo.


 Manoel Severo e o balanço das Avante-Premiére do Cariri Cangaço em 2013
Fádina Lacerda e Zeca
Tomaz Cisne, Wilton Dedê e Audízio Xavier
Leopoldo Kawisner

A noite contou ainda com eletrizante debate sobre as contradições nos depoimentos do ex-cangaceiros; com destaques para as declarações de Sila, Dadá e Candeeiro, tendo como protagonistas principais do debate os pesquisadores Ângelo Osmiro, Juliana Ischiara e Aderbal Nogueira.


Aderbal Nogueira e as polêmicas declarações dos ex-cangaceiros
 Audízio Xavier e Manoel Severo
 Camilo Vidal e Aldo Anísio
Lívio Ferraz, Aderbal Nogueira, Juliana Ischiara e Ângelo Osmiro

A noite contou com forte presença dos sócios e amigos do GECC e do Cariri Cangaço, com destaque para o jornalista e produtor Jonasluis da Silva de Icapuí e Ângela Tavares; documentarista Aderbal Nogueira, escritores Ângelo Osmiro e Haroldo Felinto, pesquisadores, Juliana Ischiara e Tomaz Cisne, Edilson Cláudio, jornalista Vicente Alencar, Aldo Anísio, Camilo Vidal, Lívio Ferraz, Comendador Mariano e Dra. Maria Amélia, Fádina Lacerda, Audízio Xavier, Cel Gutemberg e Dr. Noveli Lapa, Wilton Dedê, Leopoldo Kawisner e o curador do Cariri Cangaço, Manoel Severo Barbosa.

GECC - CARIRI CANGAÇO

Um comentário:

Audizio Xavier disse...

Prezado Manoel Severo, é com muita honra e satisfação que faço parte desse grupo que tem lutado diuturnamente pela valorização da história, da memória e da cultura do povo nordestino.

Grande abraço,

Audizio Xavier