Cariri Cangaço: sonho ou realidade? Por: Luiz Zanotti

Jorge Remigio, Luiz Zanotti, Joventino, Calixto Junior e Professor Pereira no Cariri Cangaço 2013

O que falar dos dias que eu passei no sertão do Cariri durante a festa cultural que é o Cariri Cangaço? Falar da alegria dos velhos, jovens, crianças e demais moradores de Crato, Juazeiro, Barbalha, Missão Velha, Aurora, Barro e Porteiras que nos recebiam com o sorriso nos lábios e de braços abertos? Da fanfarra que me fez lembrar os tempos de menino? Dos prefeitos que deixaram os seus gabinetes para poderem participar deste ritual, quase litúrgico, chamado Sertão ? Dos professores Lamartine e Luitgarde, verdadeiras memórias do Brasil ? Da energia do local onde se encontram sepultados os fuzilados do Alto Leitão ? Deste incansável lutador e baluarte da cultura nacional que é Manoel Severo ?  Dos amigos pesquisadores que me brindaram com informações e abraços carinhosos, que parafraseando o sertanejo baiano Elomar Figueira de Melo posso dizer que são tantos e que cantando o dia inteiro “não menajo todos não”?... Não dá para falar...uma experiência apolínea como a que eu fui um verdadeiro “escolhido” não se traduzem em gotas de tinta derramadas sobre o papel... sonhos não podem ser traduzidos em palavras... sonhos a gente sonha. 

Luiz Zanotti
Pesquisador, Escritor, Poeta, Dramaturgo
Campo Largo - Paraná

Nenhum comentário: