Categórico, Genuíno, Empolgante ! Por: João Tavares Calixto Júnior.

Calixto Junior em sua Conferência no Cariri Cangaço 2013 

Um movimento categórico, genuíno, empolgante. Estes três adjetivos apenas, não resumem o que foi o Seminário Cariri Cangaço em sua edição 2013, já que uma soma de outros atributos merecem ser redigidos acerca da conferência deste ano. Dono de um impressionante poder de aglutinação, o seu curador, Manoel Severo, sobressaiu-se mais uma vez por poder proporcionar com eloquência, momentos ricos em erudição e ineditismo relativos à temática regional. Ornado o movimento pela participação maciça de seus seguidores, racionais apaixonados, recebeu o Cariri cearense mais uma oportunidade de preencher, com as letras autóctones de seu abonado regionalismo, as páginas indolentes de seus anais culturais.
     
As palestras e mesas redondas, a exposição de publicações, a exibição de filmagens, as visitas a locais históricos, e os elementares, mas solenes bate-papos informais na hora do almoço, constituíram, sobremodo, instantes de intenso aprendizado e prazer, nostálgicos em sua essência.

Solenidade de Abertura do Cariri Cangaço 2013 em Juazeiro do Norte
     
Foi com regozijo que os juazeirenses puderam participar, na noite inicial, da palestra de Luitgarde Cavalcante Barros, que veio do Rio de Janeiro a fim de enriquecer o Manifesto deste ano. Bem preenchido o auditório do Memorial Padre Cícero, prestigiou a população, diferentemente das autoridades locais, um ato de aquisição profunda de conhecimentos sobre a figura imortal do Padre Cícero de Juazeiro na contemporaneidade, proposto por Luitgarde, e fomentado pelas figuras respeitáveis de Honório de Medeiros, Ângelo Osmiro e Leandro Cardoso.
     
Barro, Porteiras, Missão Velha, Aurora, Barbalha e Crato, em sequência, experimentaram o caldo doce que se tira da destilação da cultura regional nordestina, rica, açucarada. Fatos inéditos trazidos à tona pelos conferencistas, observados contiguamente por familiares de homenageados que abrilhantaram ainda mais o evento, vindos de longe, foram pontos importantes a serem notados no Cariri Cangaço 2013.

Filha e demais familiares de Izaias Arruda prestigiaram o Cariri Cangaço 2013 
     
A exibição de documentários, e mais notadamente o filme "A Sedição de Juazeiro", direção de Jonasluis DA SILVA, de Icapuí, se constituiu num ato de verdadeira louvação às potencialidades artísticas e históricas da terra, sobretudo relativo ao cinema. 
     
Numa louvação não meramente afetiva, pode-se inferir sobre o Cariri Cangaço deste ano, como um evento rico e essencialmente significativo à antropologia, sociologia, história e cultura dessa região do Nordeste do Brasil de onde nascem mártires, santos, mitos e deuses...     

João Tavares Calixto Junior
Pesquisador e Escritor

Nenhum comentário: