A Famosa Passagem das Pedras e a Caravana Cariri Cangaço Por: Heldemar Garcia

Louro Teles, Heldemar Garcis, Jorge Remigio, Narciso Dias e Jair Tavares

O Sítio Passagem das Pedras, no município de Serra Talhada, antiga Vila Bela, foi o berço de Virgulino Ferreira da Silva. Aqui às margens do riacho São Domingos, na Serra Vermelha, nasceria nos idos de 1898 o mais destacado cangaceiro de todos os tempos: Lampião. O cenário é a mais pura manifestação da braba caatinga sertaneja. De longe se avista a majestosa Serra Vermelha, tão famosa e tão falada na vasta literatura do cangaço.

A Caravana Cariri Cangaço, formada por seu curador, Manoel Severo e pelos pesquisadores Narciso Dias, Lourival Teles, Jorge Remígio, Jair Tavares e por mim; Heldemar Garcia, estivemos no finalzinho deste último mês de setembro, visitando o cenário dos primeiros passos de Virgulino Ferreira naquele "sertão alegre" do início do século XX.


Sítio Passagem das Pedras, berço de Virgulino Ferreira da Silva
Louro Teles e Heldemar Garcia
Narciso Dias

A fazenda Passagem das Pedras pertence ao confrade Carlos Eduardo Gomes, empresário carioca e membro da família Cariri Cangaço; aqui foi construída uma réplica da casa da avó de Virgulino, dona Jacoza. Atualmente como já há algum tempo, tem sua administração confiada e sob a responsabilidade da Fundação Cultural Cabras de Lampião dos amigos; pesquisador e escritor Anildomá Souza e sua esposa Cléo. 

"Ali é um lugar polêmico e importante. Uns dizem que o parto foi de um lado da cerca, outros dizem que foi do outro lado. Mas foi naquele chão que veio ao mundo o Capitão Virgulino..." relata Carlos Eduardo Gomes. O fato é que de um lado ou do outro da cerca, nasceu Virgulino Lampião, bem vizinho as terras da família de Zé Saturnino e o resto todos já sabem....


Réplica da casa de dona Jacoza, na Passagem das Pedras
Serra Vermelha
Carlos Eduardo Gomes, proprietário do Sítio Passagem das Pedras

Sobre a réplica e o local da casa de dona Jacosa no sítio Passagem das Pedras, nos valemos de um relato de Carlos Eduardo respondendo ao saudoso Alcino Costa aqui mesmo neste blog ainda em 2010, vejamos: "Meu prezado mestre e amigo Alcino, muito bom saber que o grande sertanejo de Poço Redondo está atento as mudanças ocorridas lá na terra onde nasceu Lampião. De fato houve pequenas mudanças no local, porém confio que o lugar onde foi construida a casa que representa a antiga morada de Da. Jacosa, é exatamente o mesmo. Na época da construção pessoas que conheceram a casa antiga foram consultadas para que a nova casa mantivesse as características da residência onde Virgulino passou boa parte da infância. Infelizmente não foi encontrado nenhum registro fotográfico da velha casa que permitisse assegurar que a nova construção é réplica fiel do antigo imóvel. Fora isso, a casa sede da antiga fazenda, não resistiu a uma chuva muito forte e infelizmente ruiu, antes que pudessemos tentar recuperá-la. Essa casa não existia na primeira década do século passado, quando a terra pertencia a família de Lampião. É sempre um prazer dialogar e aprender com mestre Alcino, homem de elegância e muito respeito ao debater e ensinar. Sem deixar-se contagiar pelo orgulho excessivo que as vezes leva ao exagero desagregador", concluía Carlos Eduardo Gomes.

Estando em Serra Talhada saímos pela rodovia que nos liga ao município de Floresta, cerca de 20 km de estrada vamos encontrar a "estrada José Saturnino", agora é entrar a esquerda e rodar mais uns 4 a 5 km até chegar a Passagem das Pedras, não sem antes pararmos no local exato onde se deu o primeiro confronto armado entre Virgulino e seus irmãos contra Zé Saturnino, seu primeiro inimigo. Nesse fogo saiu ferido o irmão de Virgulino, Antônio Ferreira.

Estrada Zé Saturnino
Aqui se deu o primeiro combate em armas entre Virgulino e Zé Saturnino
 Manoel Severo e Louro Teles
 Caravana Cariri Cangaço rumo a Passagem das Pedras
Jorge Remígio

Sou jornalista com especialização em marketing, ou seja, não tenho nenhuma afinidade mais profunda com o tema cangaço, mas pisar o solo que foi berço do mais destacado cangaceiro da história do planeta, Lampião, é algo simplesmente sensacional e devo isso a grande família Cariri Cangaço, que aos poucos vai me permitindo adentrar neste mundo totalmente fascinante, e tem sido assim em todas as nossas viagens de trabalho; enquanto "eles" pesquisam, eu me encanto com tudo que diz respeito ao universo do cangaço.

 Louro Teles, Heldemar Garcia e Narciso Dias nas trilhas de Virgulino
Narciso Dias e uma relíquia de Louro Teles: Punhal pertencente a Meia-Noite
Manoel Severo e Louro Teles

Durante essa jornada ainda tivemos a oportunidade, a partir do confrade, Louro Teles, de ver um punhal artesanal que pertenceu ao cangaceiro Meia-Noite. "Esses punhais eram incríveis e aterrorizantes , tinham tamanhos e adereços diferenciados, de acordo com a posição do cangaceiro dentro do grupo" ressalta o pesquisador de Calumbi, Louro Teles. "Já fazia tempo que queria conhecer a Passagem das Pedras e hoje realizei esse desejo" relata Jorge Remígio. Missão cumprida em mais uma visita de trabalho da Caravana Cariri Cangaço, até logo mais !

Heldemar Garcia
Assessor de Marketing Institucional
Cariri Cangaço

Nenhum comentário: