Abertura de Homenagens no Cariri Cangaço Piranhas 2016

 Manoel Severo curador do Cariri Cangaço

Uma noite solene de muitas homenagens marcou a abertura do Cariri Cangaço Piranhas 2016. Com o auditório do Centro Cultural Miguel Arcanjo, no centro histórico de Piranhas totalmente lotado, a noite teve inicio com a Sessão Solene Extraordinária da Câmara Municipal de Piranhas, tendo a frente o senhor , presidente da Câmara Municipal, quando foi outorgado em clima de reconhecimento e festa; ao curador do Cariri Cangaço, Manoel Severo Gurgel Barbosa, o Título de Cidadão Piranhense.

O título propositura do vereador José Cláudio - Cacau, foi aprovado por unanimidade pela poder legislativo piranhense. Na ocasião o homenageado foi saudado pelo vereador Cacau que ressaltou a homenagem:"Hoje Piranhas está em festa, reconhecendo o grande trabalho deste espetacular nordestino, um homem que não mede esforços pata defender o sertão e que tem levado o nome de nossa cidade de Piranhas para todo o Brasil e o mundo". Em nome da sociedade de Piranhas falou um dos organizadores do evento, Celsinho Rodrigues:"Manoel Severo é um encantador de amigos e hoje Piranhas está em festa com o reconhecimento a este grande amigo de nossa cidade".

Mesa de abertura da Sessão Solene da Câmara Municipal de Piranhas
 Manoel Severo recebe o Título de Cidadão de Piranhas das mãos do vereador proponente, José Cláudio-Cacau

O Curador do Cariri Cangaço, Manoel Severo em suas palavras não contendo a emoção de tão significativo momento afirmou: "Esse é um dos dias mais felizes de minha vida, receber o título de cidadão da querida cidade de Piranhas, uma honra que guardarei por toda vida, mas gostaria de pedir permissão aos senhores vereadores e ao meu estimado amigo vereador Cacau para compartilhar esse Título com toda Família Cariri Cangaço de todo o Brasil".

 Celsinho Rodrigues: "Severo é um verdadeiro encantador de amigos"
Manoel Severo:"Gostaria de compartilhar esse Título com a imensa família Cariri Cangaço de todo o Brasil"

Ainda dentro da solenidade da noite, foi lida uma Moção de Aplausos ao Cariri Cangaço, iniciativa da vereadora Bia Numeriano da cidade de Floresta, proposição aprovada por unanimidade daquela casa legislativa pernambucana, lida e representada em Piranhas pelos pais da vereadora, Ana Gleide e Betinho Numeriano e grande comitiva de florestanos presentes ao Cariri Cangaço Piranhas.

 Betinho Numeriano, Manoel Severo e Caravana de Floresta: Moção de Aplausos ao Cariri Cangaço Floresta de Maio de 2016

Após encerrada a Sessão Solene da Câmara Municipal de Piranhas deram inicio as homenagens prestadas pelo Conselho Alcino Alves Costa , do Cariri Cangaço a personalidades que se destacam na defesa da memoria e historia do sertão. Receberam os Diplomas de Amigos do Cariri Cangaço, o pesquisador e advogado cearense Lívio Ferraz, o pesquisador e escritor José Bezerra Lima Irmão, o pesquisador e escritor de Calumbi, Lourinaldo Teles; o "capelão do Cariri Cangaço" Padre Augustinho Justino, do Rio de Janeiro; a senhora Gerlane Cavalcanti, de Serraria, o vereador José Cláudio Pereira e o ex-prefeito de Piranhas, Celso Rodrigues. Para o Conselheiro Cariri Cangaço, Jorge Remígio, "a entrega desses diplomas é uma forma de respeito e reconhecimento do Cariri Cangaço a essas personalidades que através de seu trabalho consolidam a memória e história de nosso nordeste".

Aderbal Nogueira entrega Diploma a Lívio Ferraz
Dois homenageados: Lourinaldo Teles e José Bezerra Lima Irmão
Elane Marques entrega Diploma a Padre Augustinho Justino
Geraldo Ferraz entrega o Diploma a Gerlane Cavalcanti, ao lado do esposo Alcides Carneiro
Deputado Inácio Loiola entrega Diploma ao vereador Cacau
Celsinho e Celso Rodrigues

Um dos momentos altos da noite foi a homenagem prestada pelo Cariri Cangaço e os grupos de estudo do cangaço: GECC - Grupo de Estudos do Cangaço do Ceará; GPEC - Grupo Paraibano de Estudos do Cangaço e GFEC - Grupo Florestano de Estudos do Cangaço; ao deputado estadual e pesquisador Inácio Loiola Damasceno Freitas que recebeu Diploma de Sócio Honorário dos referidos grupos. Para Manoel Severo "sem dúvidas essa homenagem prestada pelos grupos de estudo do cangaço ao deputado Inácio Loiola é mais que merecida. Quem conhece a dedicação e determinação de Inácio em defesa de nossa memoria, principalmente no restabelecimento da verdade histórica sobre o cangaço, reconhece seu valor e sem dúvidas hoje estamos resgatando essa dívida por parte dos grupos de estudos a esse grande nordestino, Inácio Loiola".

Deputado Inacio Loiola, duplamente homenageado: Cristiano Ferraz, Tomaz Cisne e Narciso Dias entregam Título de Sócio Honorário dos Grupos de Cangaço e Ivanildo Silveira a Placa de Honra ao Mérito

A noite também marcou homenagens do Cariri Cangaço e do Conselheiro Cariri Cangaço; Ivanildo Silveira ; ao pesquisador e deputado estadual Inácio Loiola; ao casal organizador do Cariri Cangaço Piranhas, Celsinho Rodrigues e Patricia Brasil , ao Padre Augustinho Justino e ao Presidente do GPEC, Narciso Dias. 

Casal Celsinho e Patrícia recebem de Ivanildo Silveira e Manoel Severo a Placa de Homenagem
 Padre Augustinho Justino em mais uma Homenagem da Noite de Abertura
Narciso Dias recebe a Homenagem de Ivanildo Silveira e Manoel Severo

Ainda dentro da Programação de Abertura da primeira noite do Cariri Cangaço Piranhas 2016, foram prestadas homenagens a Manoel Severo Barbosa e Neli Conceição, através do pesquisador e escritor de Capoeiras; Júnior Almeida, através de arte em barro, representando os dois homenageados, como também homenagens por parte do pesquisador, escritor e artista plástico Archimedes Marques ao casal Celsinho Rodrigues e Patricia Brasil e ao colecionador do Cangaço, Ivanildo Silveira.

 Manoel Severo e a Homenagem de Junior Almeida
Neli Conseição recebe estatueta de Junior Almeida e Yasmim
 Escritores Elane e Archimedes Marques e as homenagens a Celsinho Rodrigues, 
Patrícia Brasil e Ivanildo Silveira

O último momento da noite ficou por conta do talento e da arte do fotografo maranhense Márcio Vasconcelos, com o lançamento de sua obra: "Na Trilha do Cangaço - O Sertão que Lampião Pisou". A Obra foi vencedora do XI Prêmio Funarte Marc Ferrez de Fotografia. Para Márcio Vasconcelos "foi uma grande honra trazer o lançamento de nosso trabalho para um evento do porte do Cariri Cangaço, meus agradecimentos a Manoel Severo e Celsinho Rodrigues". Conheça o espetacular trabalho de Márcio Vasconcelos em: http://www.natrilhadocangaco.com.br/ensaio.php

 Manoel Severo e o Márcio Vasconcelos no lançamento de "Na Trilha do Cangaço"

Após a solenidade de abertura do Cariri Cangaço Piranhas 2016 os convidados do evento participaram da Exposição sobre o Cangaço no mesmo Centro Cultural e de programação cultural de xaxado no centro histórico de Piranhas.

Cariri Cangaço Piranhas 
Centro Cultural Miguel Arcanjo, Piranhas AL
28 de Julho de 2016

2 comentários:

Quirino Silva disse...

Nesse momento, me sinto muito feliz. Estou muito satisfeito e agradecido pela força que recebo dos amigos. Amigos que conquistei na trajetória da minha vida e principalmente através do Cariri Cangaço. Certamente, hoje, sou uma pessoa melhor, mais rica, alegre e mais feliz. Sou grato ao GPEC-Paraíba, ao GECC-Ceará, SBEC-Brasil, pelo acolhimento e pela confiança. Sou grato a Deus. Juntos, lograremos êxito.Quirino

Unknown disse...

CARIRI CANÇAÇO/2016 em Piranhas - AL. Mais um show!.... Parabéns Manoel Severo.