Tarde de Esclarecimentos:Maria Bonita e Angico, em Piranhas 2016


O Instituto Federal de Alagoas, sede Piranhas, recebeu a tarde do terceiro dia de Cariri Cangaço Piranhas 2016, na pauta do encontro, Reunião Extraordinária do Conselho Consultivo Alcino Alves Costa e as conferências dos pesquisadores, Luz Ruben sobre a Origem do Nome Maria Bonita e Leandro Cardoso Fernandes, sobre o Desfecho de Angico.

O auditório tomado por pesquisadores de todo o Brasil viveu momentos marcantes e elucidativos diante da qualidade dos conferencistas e a riqueza das temáticas. O pesquisador e escritor Luiz Ruben, Conselheiro Cariri Cangaço, apresentou um minucioso trabalho de pesquisa em jornais da época, para suscitar o debate sobre a verdadeira origem do nome de Maria Bonita. "As primeira notícias de jornal onde podemos verificar alguma citação sobre o pseudônimo Maria Bonita é de 1934, quando o jornal de forma jocosa registra: Maria Bonitinha!" provoca Luiz Ruben. 


 Luiz Ruben e "O Nome de Maria Bonita pelos Jornais"
 João de Sousa Lima, Neli Conceição e Célia Maria
Neli Conceição, Luiz Ruben e Célia Maria
João de Sousa Lima e Manoel Severo
 Algumas das muitas imagens trazidas por Luiz Ruben, de jornais notadamente da década de 30 sobre o nome de Maria Bonita
Pesquisadores de todo o Brasil participaram das apresentações de Luiz Ruben 
e Leandro Cardoso.
Francisco de Assis

Luiz Ruben comenta: "Hoje estamos tendo a oportunidade de trazer e apresentar para pesquisadores de todo o Brasil; presentes ao Cariri Cangaço; esse manancial de citações de jornais de época, notadamente da década de 30, onde vamos encontrar referências ao cognome de Maria Bonita, companheira de Lampião, fato que nos permite aprofundar a pesquisa sobre a origem desse nome."


 Médico, pesquisador e escritor Leandro Cardoso e as principais polêmicas de Angico
Manoel Severo e Leandro Cardoso
 Mesa de Debates com Leandro Cardoso, Raul Meneleu, Cristiano Ferraz 
e João Tavares Calixto Junior

O médico e pesquisador Leandro Cardoso Fernandes, Conselheiro Cariri Cangaço, de forma magistral abordou o tema "O Desfecho de Angico" quando passo a passo elencou e discorreu sobre os principais pontos de polêmica em relação ao episódio mais controverso da história do cangaço.


Conselheiro Cariri Cangaço Raul Meneleu
 Cristiano Ferraz e João Tavares Calixto Junior
Leandro Cardoso Fernandes e Paulo Britto
 Narciso e Catarina, Emmanuel Arruda e Getúlio Bezerra; Raíssa Fernandes
 e Daniel Walker, Carlos Alberto 
Aglézio de Britto e Oleone Fontes

"Massacre ou combate?" "Quem traiu Lampião?" "Houve ou não houve Veneno?" e o "Lampião de Buritis?" "Porque não foi feito o cerco completo?" Passo a passo o pesquisador Leandro Cardoso foi apresentando suas conclusões diante dos pontos mais polêmicos que envolvem Angico. Para Leandro Cardoso "não resta a menor dúvida que Lampião morreu em Angico, também não resta a menor dúvida, que não houve envenenamento naquele 28 de julho e sobre o Lampião de Buritis, quero crer que o autor Geraldo Aguiar foi levado de boa intensão a acreditar na fantasia do suposto personagem em Minas Gerais".

A tarde do último dia do Cariri Cangaço Piranhas 2016 no IFAL ficou marcada pela grande participação dos pesquisadores presentes, "os debates e as intervenções dos companheiros que pesquisam cangaço, especialmente na tarde hoje, permitiram aos conferencistas esclarecerem ainda mais suas convicções sobre esses temas tão palpitantes que são o nome de Maria Bonita e o sempre polêmico Angico, realmente um dos pontos altos de nosso Cariri Cangaço em Piranhas", reforçou o curador do Cariri Cangaço, Manoel Severo Barbosa.

Cariri Cangaço Piranhas 
IFAL , Piranhas AL 
30 de Julho de 2016

Nenhum comentário: