O Cícero de Daniel Walker


Sem sombras de dúvidas uma das mais significativas e ao mesmo tempo polêmicas personalidades de nosso nordeste e porque não dizer do Brasil, foi o santo padre do Juazeiro do Norte, o cearense do século. O Cícero Romão Batista nascido no Crato, ordenado em Fortaleza e que realizando sua Missão sacerdotal no antigo "Tabuleiro Grande" viria a se tornar a figura mais estudada do clero brasileiro, com mais de cinco centenas de publicações a seu respeito, despertando amor e ódio entre todos aqueles que entraram em contato com sua controversa historia e legado.

Muitos e muitos episódios marcantes na vida de Padre Cícero vieram a se tornar emblemáticos para a história não só do Ceará, mas do nordeste como um todo, destacando-se dentre eles o mais polêmico de todos: O chamado "milagre da hóstia" ainda no século XIX, quando despertou ao mesmo tempo a desconfiança e perseguição da Igreja e a histeria de toda uma "nação romeira" que passaria a partir dali a se tornar uma das forças deste grande e mítico sertanejo.


Cícero, a polêmica força do homem que influenciou o nordeste por mais de 7 décadas...

Em "Padre Cícero, Lampião e coronéis", o grande pesquisador e escritor Daniel Walker, de Juazeiro do Norte; uma das maiores autoridades tratando-se de Padre Cícero, nos traz uma profunda reflexão e luz sobre dois desses episódios que tornaram marcos dentro da biografia do santo de Juazeiro: A visita e concessão da patente de capitão a Lampião, em Juazeiro em 1926 e o Pacto dos Coronéis ainda em 1911, duas páginas preciosas da história e da literatura nordestina, tendo como personagem principal Romão Batista, "meu Padim".

Daniel Walker com seu talento e determinação, faro de pesquisador nato e um apaixonado zeloso pela verdadeira historia de Padre Cícero, a partir dos dois episódios citados acima , buscou confrontando as mais acreditadas obras sobre o assunto; antigas e recentes; nos colocar como em "pratos limpos" fragmentos que nos permitissem fazer um juízo, o mais lúcido possível sobre essas passagens que ao longo dos tempos se consolidam realmente como algumas das mais polêmicas da vida do santo padre do Juazeiro. Até hoje no real e no imaginário muito se fala e fantasia sobre o longínquo outubro de 1911 e março de 1926 e como se deram a engenhosa e mal fadada iniciativa do Pacto dos Coronéis, reunindo a nata do coronelismo regional do Ceará, num autentico compromisso inusitado, engenhado pela dupla "Cícero/Floro" e o fatídico episódio em que Virgulino Ferreira entrou em Juazeiro como o mais temido cangaceiro do nordeste e de lá saiu "capitão".


Como o próprio Daniel Walker asserta:"Tratando-se de Padre Cícero e sua historia, vamos ter as mais diversas leituras, sua vida tão cheia de ambiguidades jamais deixara de ser dissecada por seus biógrafos", e não poderia ser diferente, uma vez que estamos falando de um dos personagens mais poderosos de sua época e que manteve grande influência em toda a região por mais de 70 anos. Walker nos traz recortes de consagrados pesquisadores; Rui Facó, Irineu Pinheiro, Amália Xavier, Luitgarde Barros, Joaryvar Macedo, Otacílio Anselmo, Nertan Macedo, Frederico Pernambucano de Melo e Lira Neto, dentre muitos outros; traçando paralelos e contradições, estabelecendo uma linha de raciocínio que possa aproxima-las um pouco que seja da verdade histórica.

Daniel Walker lançou neste último mês de março "Padre Cícero, Lampião e coronéis", uma obra que não pode faltar à nossa biblioteca, de leitura fácil e compreensível, o autor de maneira elegante e respeitosa desseca o muito do que já foi escrito sobre esses dois temas, vale a pena conhecer. Boa leitura.

Manoel Severo, Curador do Cariri Cangaço
31 de Março de 2017

NOTA:O livro está à venda ao preço de R$ 30,00 com frete grátis. Pedido diretamente ao autor pelo e-mail: professordaniel@hotmail.com.br ou celular/WhatsUpp (088) 98835 6303 Ou no Sebo Alan Poe - Solaris. Rua Av. Padre Cícero, 1227 - Centro, Juazeiro do Norte - CE E ainda: Coelhos Hotel. Rua do Cruzeiro/Praça Padre Cícero. Banca de Revistas de César. Praça Padre Cícero como também estará sendo lançado no Cariri Cangaço Exu,entre os dias 20 a 23 de Julho de 2017 em Exu e Serrita.

Nenhum comentário: