Brejo Santo celebra sua chegada ao Cariri Cangaço 10 Anos

Carmen Martins, David Junior, Manoel Severo, Prefeita Teresa Landim, 
Miram Basílio e Calixto Junior
o
Uma das participações mais esperadas na grande festa que serão os 10 anos de Cariri Cangaço sem dúvidas é a do município de Brejo Santo; uma das principais urbes da região do cariri e um dos destacados polos econômico, social e politico do sul do estado do Ceará; cenário importante de vários episódios que nos remetem a força e a tradição do sertão nordestino.
o
A Prefeitura Municipal de Brejo Santo através da Secretaria de Cultura, Turismo e Eventos, promoveu na manha do último dia 13 de abril, grande reunião de trabalho para a apresentação do projeto Cariri Cangaço-10 Anos, como também o acerto da chegada em grande estilo de Brejo Santo, ao mais respeitado evento histórico-cultural do Brasil.
o
Prefeita Teresa Landim e Secretário Miram Basílio comandam reunião de trabalho 
com o Cariri Cangaço para a Festa de 10 anos em julho.
o
O Cariri Cangaço foi representado por seu curador Manoel Severo Barbosa e pelo pesquisador João Tavares Calixto Junior, que foram anfitrionados pela Prefeita Teresa Landim, pelo Secretário de Cultura, Turismo e Eventos, historiador Miram Basílio; além do Vice-prefeito Bosco Sampaio, da Presidente da Câmara Municipal, vereadora Carmen Martins, além do Secretário de Agricultura Feitosinha, do Secretário de Infraestrutura Paulo Lucena, do Secretário Executivo de Cultura David Junior,  dos Vereadores; Tiquim Batista, Arnou Pinheiro e Lurdinha da Cabaceira; do Jornalista Farias Junior e do Assessor Pedro Tavares.
o
Manoel Severo apresenta os principais pontos do empreendimento Cariri Cangaço à prefeita Teresa Landim ao Secretário Miram Basílio
o
Na oportunidade das boas vindas, o Secretário de Cultura Miram Basílio ressaltou a grande importância da chegada do Cariri Cangaço a Brejo Santo e da grande festa que o município realizará por ocasião dos 10 anos de Cariri Cangaço, "mostrando o que tem de melhor da sua memoria, historia, cultura e tradição". Já o curador Manoel Severo por ocasião da apresentação do Cariri Cangaço aos presentes , destacou o potencial histórico e cultural de Brejo Santo, os causos que envolvem a cidade e o cangaço, e a luta incansável do Secretário Miran Basílio para que esta temática seja valorizada, e que a cidade faça parte da rota do Cariri Cangaço. "Miram é o grande responsável por esse momento; com seu trabalho, dedicação e determinação; hoje celebramos essa espetacular parceria que se traduzirá em uma grande festa em julho", confessa Manoel Severo.
o
Matriz do Sagrado Coração em Brejo Santo, foto de Sérgio Dantas
o
"As terras localizada no sopé da Chapada do Araripe, eram habitadas pelos índios Kariri, antes da chegada das entradas no interior brasileiro durante o século XVII. Os integrantes das entradas, militares e religiosos, mantiveram os primeiros contatos com os nativos, estudaram todas a região dos Cariri, catequizaram os indígenas e os agruparam em aldeamentos ou missões.Os resultados destes contatos e descobrimentos desencadearam notícias que na região tinha ouro em abundância e em seguida desencadeou-se uma verdadeira corrida para os sertões brasileiros, onde famílias oriundas de Portugal, sonhando com as riquezas de terras inexploradas e com a esperança de encontrar o minério, que as levariam a aumentar o seu patrimônio material, além de aumentar o seu prestigio pessoal com a corte portuguesa. A busca do metal precioso, nas ribanceiras do rio salgado, trouxe para a região do sertão do cariri, a colonização e com consequência a doação de sesmarias, o que permitiu o surgimento de lugarejos e vilas. Brejo Santo como núcleo urbano surgiu neste contexto, ao redor de uma fazenda.
o
Brejo Santo fica a 500 km da capital do Ceará, Fortaleza
No ano de 1858 existia, onde hoje se situa a cidade de Brejo Santo, duas casas: uma propriedade do Coronel Aristides Cardoso dos Santos e uma pertencente a viúva de Antonio José de Sousa, Senhorinha Pereira Lima, onde o tropeiro se abastecia de farinha, arroz, fumo, bebida, descansava os animais e depois partia em rumo de Jardim. Neste mesmo ano, chegou a Brejo Santo, o Coronel Clementino Cavalcanti, José Francisco da Silva, sua esposa Ana Maria Gomes da Silva e seus filhos. Pouco a pouco, o povoado foi crescendo, surgindo novas casas, bodegas e com uma tendência sempre ascendente de desenvolvimento, foi concedido os Foros do Distrito. 
Coronel Basílio Gomes da Silva
o
Por iniciativa de Basílio Gomes da Silva, filho de José Francisco da Silva, foi enviada uma carta ao Dr. Antônio Luiz dos Santos solicitando a criação da freguesia de Brejo dos Santos. Com a Lei Provincial numero 1.708, de 25 de julho de 1876, criou-se a paróquia, separando, assim, das paróquias de cidades vizinhas, entretanto, somente em 02 de setembro de 1877 é que o Padre Francisco Lopes Abath chegou a cidade. Com a frequente expansão populacional e comercial, Brejo dos Santos tornou-se vila pelo decreto numero 49, de 26 de agosto de 1890, de autoria do Governador do Estado, Coronel Luiz Antônio Ferraz, criando, assim, a "Villa de Brejo dos Santos”. Finalmente, a vila passou a cidade pelo Decreto-Lei Estadual numero 448, de 20 de dezembro de 1938, com o topônimo simplificado de Brejo Santo. A cidade de Brejo Santo somente tomou a configuração física dos dias atuais com a Lei numero 1.153, de 22 de Novembro de 1951, ficando, por conseguinte, assim constituído: Brejo Santo (Sede do Município) São Felipe e Poço (Distritos), perdendo com a referida lei o distrito de Porteiras, que passou a configuração de cidade.
o
Secretário Miram Basílio, Manoel Severo, Prefeita Teresa Landim e Calixto Junior
Comitiva anfitriã de Brejo Santo ao Cariri Cangaço-10 Anos
o
Já em suas palavras a prefeita municipal Teresa Landim falou da enorme honra de Brejo Santo está recebendo "um evento de grande nível e credibilidade nacional como o Cariri Cangaço", e reafirmou o compromisso da sua gestão com a valorização do setor cultural de Brejo Santo enfatizando a importância da cidade receber evento de tão grande porte, que enriquecerá ainda mais a história e a cultura da Nossa Gente.

"Para nós do Cariri Cangaço foi uma grande honra participarmos dessa manhã de celebração aqui em Brejo. Sermos recebidos aqui na casa do querido Miram pela prefeita Teresa Landim, pelo vice Bosco, com a presença marcante de seu secretariado como o Feitosinha, o Paulo Lucena e o David, a grande presença do legislativo municipal a começar pela presidente da Câmara, vereadora Carmen além dos vereadores Tiquim Batista, Arnou Pinheiro e Lurdinha da Cabaceira; sem falar do amigo Farias Junior, do Pedro Tavares e o amigo Leandro, foi uma grande demonstração por parte da gestão da prefeita Teresa de seu inequívoco compromisso com a cultura e a história de sua terra, sem dúvidas haveremos de realizar um grande evento aqui em Brejo Santo" Confirma Manoel Severo Barbosa. O Cariri Cangaço-10 Anos acontece entre os dias 24 a 28 de julho de 2019 na região do cariri e terá como cidades sedes, Crato, Juazeiro do Norte, Missão Velha, Lavras da Mangabeira e Brejo Santo.

Reunião de Trabalho
Cariri Cangaço-10 Anos
Brejo Santo, 13 de Abril de 2019

Nenhum comentário: