Noite de Luxo Marca o Inicio da Agenda Cariri Cangaço no Café Patriota

Cariri Cangaço abre o semestre no Café Patriota

A noite desta terça-feira dia 16 de abril de 2019 marcou com classe e uma imensa representatividade o inicio da agenda Cariri Cangaço e Café Patriota para este primeiro semestre. A noite teve seu inicio com as palavras do curador Manoel Severo Barbosa que apresentou aos presentes as iniciativas do Cariri Cangaço Quixeramobim em Maio e como também no Cariri cearense em Julho, celebrando os 10 anos do empreendimento. Em seguida Manoel Severo apresentou o conferencista da noite, pesquisador e escritor Ângelo Osmiro Barreto; presidente do GECC - Grupo de Estudos do Cangaço do Ceará e Conselheiro do Cariri Cangaço; que brindou a todos com a conferência: "A Literatura do Cangaço na sua época".

 Manoel Severo e Ângelo Osmiro na abertura da Noite Cariri Cangaço no Café Patriota
  Por quase duas horas o pesquisador Ângelo Osmiro fez um verdadeiro "passeio cultural e literário" pelas principais obras ligadas à literatura da temática cangaço

Por quase duas horas o pesquisador Ângelo Osmiro fez um verdadeiro "passeio cultural e literário" pelas principais obras ligadas à literatura da temática cangaço, escritas e editadas ainda na época dos grupos cangaceiros, notadamente seu expoente mais importante, Virgulino Ferreira da Silva, vulgo Lampião. "Ter Ângelo Osmiro como conferencista é um privilégio que não tem preço, certamente Ângelo além de ser um expert no assunto é detentor sem dúvidas da maior biblioteca de cangaço do planeta, assim foi uma noite sensacional, temperada com muito conhecimento e leveza, próprios do amigo Ângelo" confessa Manoel Severo Barbosa. 

 
Ângelo Osmiro numa conferência de fôlego...
Dr Neuzemar Gomes de Moraes presidente da Academia Cearense de Retórica
 Ângelo Osmiro e Vicente Alencar
 Linda Lemos, Paulo Neves, Joana D'Arc, Francisco Moura

Com um público surpreendente, o Café Patriota; empreendimento dos empresários Lincoln Chaves e Anapuena Havena; esteve com suas dependências totalmente lotadas e com presenças pra lá de qualificadas. Presentes dentre as várias personalidades; o presidente da SBEC, professor Benedito Vasconcelos Mendes , o presidente da ACLA, Paulo Roberto Neves, o presidente da Academia Cearense de Retórica, Neuzemar Gomes de Moraes, o presidente da Sociedade Cearense de Geografia e História, jornalista Vicente Alencar, a presidente da Academia de Letras Juvenal Galeno, Linda Lemos, o presidente da ALMECE, Nicodemos Napoleão, Dr Eurípedes Chaves Junior da Academia Cearense de Medicina, Francisco Moura da Fundação Francisco Moura, além de representantes da Academia Cearense de Cinema e do Grupo de Estudos do Cangaço do Ceará.

Manoel Severo e Nicodemos Napoleão , presidente da ALMECE
  Vicente Ferrer, Professor Aristides, Dr Eurípedes Junior e Taumaturgo
Gentil Barreira
Fernanda Gurgel, Manoel Severo e Eduardo Gurgel
 Patricia Veloso da Imagem Brasil
 Antônio Tomaz e Livio Ferraz
 Leiliany Pinheiro
 Jacinta Saboya
Aderbal Nogueira, Sandra Cordeiro e Ezequias Menezes
 Neuzemar Moraes, Vicente Alencar e Benedito Vasconcelos Mendes
Brener Cavalcante, Paulo Neves, Manoel Severo e Ingrid Rebouças

Com muita maestria Ângelo Osmiro apresentou as principais características das edições voltadas para a literatura do cangaço abordando desde "O Cabeleira" de Franklin Chaves, edição de 1876, passando por "Os Brilhantes" de Rodolfo Teófilo de 1895, "Terra de Sol" e "Heróis e Bandidos" ambos de Gustavo Barroso, edições dos anos de 1912 o primeiro e 1917 o segundo, em 1920 "Beatos e Cangaceiros" de Xavier de Oliveira, passando por Erico de Almeida e seu "Lampeão e sua Historia" de 1926 como também a rara edição de "Lampeão no Ceará" escrito pelo Major Moysés de Figueiredo.

 Gentil Barreira, Patricia Veloso, Manoel Severo e Ingrid Rebouças
Helio Arraes e Manoel Severo
 Herton Cabral e Manoel Severo
Manoel Severo e Afrânio Gomes
Aderbal Nogueira e Sandra Cordeiro
 Brener Cavalcante e Manoel Severo
Casal Benedito Vasconcelos Mendes e Susana Goretti
Manoel Severo e Arnaldo Nogueira

Continuando a epopeia de Osmiro iríamos chegar a obra de Pedro Baptista como também do grande Leonardo Mota com "No Tempo de Lampeão" edição de 1930, o clássico "Almas de Lama e Aço" edição de 1930 de Gustavo Barrozo, Pedro Vergne de Abreu chega com seu livro "O Flagello de Lampeão" esse de 1931, depois vem Ranulpho Prata com "Lampião" de 1933, do ano de 1934 Ângelo Osmiro nos apresentou as obras "Factores do Cangaço" de Manoel Cândido e "Sertanejos e Cangaceiros" de Abelardo Parreira, de 1935 José Américo de Almeida com seu livro "Coiteiros" e Djacir Menezes com "O Outro Nordeste" edição de 1937. Para o ano de 1939 o curioso livro do Dr Nina Rodrigues, "As Coletividades Anormais" encerrando com a obra de 1940 do responsável pela morte do Rei do Cangaço, "Como dei cabo de Lampeão" edição de 1940 do capitão João Bezerra. De fato uma conferência rica de conteúdo e curiosidades, uma apresentação de fôlego do tamanho do talento de Ângelo Osmiro.

Lincoln Chaves e Manoel Severo
Manoel Severo, Susana Goretti e Linda Lemos
 Ingrid Rebouças e Ângelo Osmiro
 Manoel Severo e Vicente Alencar
 Cariri Cangaço no Café Patriota
Lívio Ferraz, Ingrid Rebouças e Aderbal Nogueiras
 Manoel Severo e Arlindo Barreto
Casal Daniel Cruz
Casal Nicodemos Napoleão , Linda Lemos e Manoel Severo
Ângelo Osmiro e Manoel Severo

O Cariri Cangaço iniciou sua agenda no Café Patriota para este primeiro semestre em grande estilo, quem confirma é Manoel Severo, curador do Cariri Cangaço:"Realmente uma noite do mais absoluto sucesso, o conferencista Ângelo Osmiro deu um show, além do show de presenças mais que ilustres; aos nossos companheiros de pesquisa do cangaço no Ceará se uniram representantes de instituições significativas da cultura,letras e artes de nosso Ceará. Hoje aqui na noite Cariri Cangaço contamos com a presença de sete presidentes de academias e institutos, isso só confirma a força da integração e das construções coletivas, vamos em frente e costumo dizer que o Cariri Cangaço é um Território de Grandes Encontros".

Cariri Cangaço no Café Patriota
A Literatura do Cangaço na sua época, com Ângelo Osmiro
16 de abril de 2019
Fortaleza, Ceará

Um comentário:

Sabino Henrique disse...

Parabéns pela excelente iniciativa.