Cinco Inscrições da Mortalidade Por:Manoel Severo

A vida é a arte do encontro. É sempre um privilégio encontrar, viver e encantar-se com as "cinco inscrições da mortalidade", o espetacular encontro entre a mais jovem e talentosa manifestação da poesia cearense. Alan Mendonça, Bruno Paulino, Dércio Braúna, Maílson Furtado e Renato Pessoa, são dessas almas nobres que nos permitem viajar para dentro de nossos corações, sempre.

Cinco Inscrições da Mortalidade em noite na UECE...
Bruno Paulino, Alan Mendonça, Renato Pessoa e Dércio Braúna
Na noite da última sexta-feira, 29 de março, o GPLEER – UECE realizou no Auditório do Centro de Humanidades da Universidade Estadual do Ceará mais um encontro com a criação literária contemporânea como também o lançamento do livro "Cinco inscrições da mortalidade" seguido de bate-papo com os autores Alan Mendonça, Bruno Paulino, Dércio Braúna e Renato Pessoa, infelizmente Maílson Furtado não pôde comparecer. Por cerca de tres horas foi possível mergulhar na obra que já configura-se como uma das mais festejadas do ano; conhecer o estilo inconfundível de cada um dos poetas, suas influências, seus conflitos, dores e amores, enfim uma noite espetacular.

Renato Pessoa e Manoel Severo
Alan Mendonça, Dércio Braúna, Ingrid Rebouças, Renato Pessoa, 
Bruno Paulino e Lilian Martins
Manoel Severo e Alan Mendonça
A celebração... 
"Certa vez disseram que "um poema é como um rio ,que sempre que atravessa nosso caminho, nunca é lido e sentido da mesma maneira". Agora imagine um livro que reúne poemas de cinco autores diferentes! O resultado é "Cinco Inscrições da Mortalidade", uma obra plural que reúne não só poemas que me atravessam como também amigos que me acompanham por essa vida besta! Que felicidade a minha de aprender com os aperreios em verso e resistência do poeta-filósofo Renato Pessoa , de voar alto com o apaixonado poeta-passarinho Bruno Paulino , de debulhar silêncios e melodias com o poeta-músico Alan Mendonça , de ser verbo encarnado com a poesia carne-palavra-viva de Dércio Braúna e viver n'algum entre-lugar de poeira e poesia de Maílson Furtado Viana ! Eu me divirto e aprendo muito com todos vocês! Espia aí quantos escritores queridos numa só foto! Poesia pra vida ser mais bonita e a gente suportar a solidão dessas capitais!" emociona Lilian Martins.
o
Debruçado sobre o livro, dedilhando suas páginas e palavras, transportando nossa emoção para encontrar a emoção contida na poesia dos Mestres é na verdade um grande presente. A cada encontro, a cada diálogo, a cada momento de "cinco inscrições da mortalidade" chegamos a conclusão do tamanho do presente que é o dom da vida. Descendo dos palcos e das bancadas vamos encontrar cinco maravilhosos meninos, meninos poetas, meninos iguais a cada um de nós, isso é o mais incrível... Alan, Bruno, Dércio, Mailson e Renato, a  vocês o nosso beijo de eterna gratidão.
Manoel Severo, UECE 29 de março de 2019
Fotos de Ingrid Rebouças

Nenhum comentário: