A Casa Histórica de Adauto Felix do Cajueiro Por:Manoel Belarmino

Robertinha do Cajueiro na casa de Adauto Felix

Na manhã de hoje, vendo as imagens no status das redes sociais da cantora Robertinha do Cajueiro, volto a falar de uma relíquia histórica que está quase na situação de escombros, esquecida e abandonada. É a casa histórica que pertenceu o coiteiro de Lampião Adauto Felix. Aquela casa de Adauto Felix na comunidade ribeirinha do Cajueiro, ali nas margens do Rio São Francisco, em Poço Redondo, é uma relíquia da história do Cangaço em Sergipe e Poço Redondo. Sempre vou ao Cajueiro, não só para saborear as delícias do peixe na mesa e do banho na praia d'água doce, mas olhar um pouco a história do lugar e do seu povo.
Além da Capela de Santa Ana, pintada de azul, misturando-se com a luz do Sol da tarde, ali na Rua da Frente, pertinho das águas do Velho Chico, está, mais para o centro do Povoado Cajueiro, a casa onde o coiteiro de Lampião Adauto Felix morou. A casa de Adauto Félix está ali resistindo no tempo como uma velha testemunha da história do Cangaço e do povo ribeirinho do Sertão do São Francisco.
Infelizmente, poucas pessoas de Poço Redondo conhecem a importância histórica daquela casa e pouco valorizam o nosso patrimônio histórico. Tomara que os nossos governantes tomem a iniciativa de construir uma política de recuperação e conservação do nosso patrimônio histórico.Os de fora conhecem e valorizam muito mais a nossa história e o nosso patrimônio cultural do que nós de Poço Redondo.
Manoel Belarmino, pesquisador e escritor
Conselheiro Cariri Cangaço, Poço Redondo-SE
18 de Fevereiro de 2020

Antônio Vilela em nome do Cariri Cangaço presta homenagem a familia do personagem histórico do cangaço, Adauto Felix, no grande Cariri Cangaço Poço Redondo em junho de 2018.

Nenhum comentário: