GECAPE Realiza Reunião Ordinária em Recife e Exibe o Filme "Cangaceiro Gato".

o
Aconteceu na manhã do ultimo dia 15 de fevereiro mais uma reunião do GECAPE- Grupo de Estudos do Cangaço de Pernambuco. Foi a 6a.reunião ordinária no auditório da Biblioteca Pública do Estado de Pernambuco, e nesta oportunidade assistimos o excelente filme documental intitulado Cangaceiro Gato. Um rastro de ódio e de sangue, seguido de um interessante debate a respeito do personagem central do filme e bem como da própria produção apresentada. O filme aqui exposto foi dirigido e produzido pelo historiador, pesquisador e escritor João de Sousa Lima, a maior autoridade no que toca a participação feminina no universo cangaceiro e uma das grandes referências nacionais no estudo do tema.Em seguida demos continuidade à pauta da reunião, onde discutimos os assuntos de sumo interesse do Grupo.
o
 Reunião do GECAPE em Recife 
o
Nota de agradecimento:
A Presidência do GECAPE- Grupo de Estudos do Cangaço de Pernambuco agradece a presença de todos que participaram (alguns tiveram sua ausência muito bem justificada), e de modo especial agradecemos ao confrade Ailton Mattos, pela confecção e cessão do lindo banner, em cuja estampa há uma bela foto da Grota do Angico (local da morte de Lampião e Maria Bonita...), sob o nome do nosso Grupo de Estudos - GECAPE. Portanto, Ailton, muitíssimo obrigado! Nossos agradecimentos especiais também seguem aos novos membros do GECAPE: o Dr. Herbert, e o Dr. Armando Umbelino. Sejam muito bem-vindos!

Agradecemos também ao confrade, Dr.Evandro Duarte de Sá, professor-titular da UNIVISA - Universidade de Vitória de Santo Antão, pela doação do livro biográfico Benjamin Abrahão. Entre Anjos e Cangaceiros, 1a.edicão 2012, pela Escrituras Editora, e de autoria do historiador e escritor Frederico Pernambucano de Mello. A obra doada é destinada a compor a biblioteca do GECAPE. Não podemos deixar de agradecer a tamanha gentileza da administração da insígne BPE em sempre nos ceder o espaço às reuniões e de nos suprir de toda a logística necessária. Segue nossos sinceros agradecimentos aos funcionários Hélio (gestor da BPE); Roberta Alcoforado (gestora da BPE); Sandra Veríssimo (chefe do departamento de eventos culturais) e André, quê hoje nos deu plena assessoria. A todos estes, nosso muito obrigado. Finalmente, muito gratos somos a todos os amigos confrades e confreiras do nosso GECAPE- Grupo de Estudos do Cangaço de Pernambuco.

Wasterland Ferreira Leite.
Presidente do GECAPE.

Nenhum comentário: