Comenda Patativa do Assaré 2020

Josenir Lacerda recebe Comenda Patativa do Assaré
o
Assaré, no cariri cearense, testemunhou a extraordinária cerimônia de entrega da Comenda Patativa do Assaré. O evento comandado pela vice-governadora Isolda Cela e pelo secretário de cultura do Ceará, Fabiano Piúba, aconteceu nesta última quinta-feira, dia 5 de março de 2020, durante a festa de comemoração do nascimento de grande poeta cearense, Patativa do Assaré, que faz parte do Calendário Cultural Oficial do Estado do Ceará. O evento; aberto ao público; homenageia e reconhece o mérito de personalidades do universo da cultura e da arte no estado do Ceará.
Com indicações diretamente do público, através da rede mundial de computadores, com o acompanhamento e justificativa do mérito dos nomes sugeridos e os indicados avaliados por uma Comissão de Seleção composta por sete membros: três integrantes do Conselho Estadual de Política Cultural do Ceará (CEPC); dois integrantes da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará; um representante da Universidade Regional do Cariri (URCA); e um representante da Fundação Memorial Patativa do Assaré. 
"A condecoração visa promover o reconhecimento de pesquisadores, artistas, poetas e cantores populares e tradicionais que, assim como fez o grande poeta popular Patativa do Assaré, por meio de sua obra ou atuação, levam adiante os saberes e os fazeres da cultura popular."
Foram agraciados com a Comenda Patativa do Assaré 2020 o cineasta Rosemberg Cariry, o jornalista e pesquisador de cultura popular Gilmar de Carvalho, a cordelista cratense Josenir Lacerda, o cantor e compositor Raimundo Fagner e o jornalista e pesquisador de manifestações folclóricas Oswald Barroso.
"Dia de entrega da Comenda Patativa do Assaré! Dia memorável! Somos gratos por ter no enredo de nossa história a figura da poetisa Josenir Lacerda que muito nos honra a cada título recebido, ao ser citada,lembrada e homenageada. Estamos muito felizes com esse presente, ser agraciado pela comenda que leva o nome deste saudoso poeta popular que cantou tão bem o sertão, com sua genialidade, memória incrível e rimas perfeitas. Cantou o popular e o erudito. Vivia na poesia. Sua fala era poesia! Viva Patativa! Viva Assaré! " CordelEArte.
o
 Gilmar de Carvalho, Oswald Barroso e Josenir Lacerda
o
Para o curador do Cariri Cangaço, Manoel Severo, "a entrega da comenda Patativa do Assaré já é motivo de jubilo e festejo, e ainda por cima consolidar o reconhecimento a esta plêiade de homenageados da estatura de Gilmar de Carvalho, Oswald Barroso, Fagner, Rosemberg e da minha querida e estimada amiga do coração, cordelista Josenir Lacerda, é simplesmente sensacional, meu abraço fraterno e de reconhecimento a Miguel e a toda Academia  de Cordelista do Crato, Avante sempre ".
Antônio Gonçalves da Silva, o Patativa do Assaré, nasceu no dia 05 de março de 1909, na Serra de Santana, no município de Assaré. Foi cantador, repentista, compositor e um dos maiores poetas populares do Brasil. Por meio de sua poesia, foi intérprete e porta-voz das tradições e valores do sertão e do povo excluído de seu tempo. Nos seus 93 anos de vida (faleceu em 8 de julho de 2002), escreveu sobre amor, sobre o cotidiano e os dramas do sertanejo, sobre as dificuldades enfrentadas com a seca e sobre o desafio que as novas tecnologias representa às formas tradicionais de sociabilidade do sertão. Com a medida certa entre a emoção e a razão, nunca silenciou diante de censuras, nem mesmo durante o regime ditatorial. Colocou também sua poesia a serviço de lutas sociais, denunciando as desigualdades, a situação dos meninos de rua, reclamando por Reforma Agrária, reivindicando as eleições diretas e a renovação da política. Ganhou popularidade nacional e reconhecimento internacional como um dos maiores nomes da poesia brasileira por meio de diversas premiações, títulos e homenagens.
"Entre os agraciados com a Comenda Patativa do Assaré 2020, temos a poetisa Josenir Lacerda, que é destaque e referência entre poetas, cordelistas e simpatizantes.Sempre que penso e falo em Josenir Lacerda, me vem a palavra zelo, pois além de inspirada, Josenir Lacerda é cuidadosa e zelosa ao extremo com suas criações. Não foi por acaso que a poetisa recebeu do poeta e instrumentista Ulisses Germano o título de Dama dos versos encantados. De Josenir, eu ouvia inebriada os relatos de suas conversas com Patativa do Assaré, aquelas conversas com certeza foram sementinhas que vingaram e hoje a poetisa colhe os bons frutos. Nesse pequeno relato quero dizer da minha admiração pelo poetisa Josenir Lacerda, do quanto fico feliz com seu sucesso, com esse reconhecimento e como amiga quero reforçar que mesmo distante fico na torcida e aplaudindo de pé suas merecidas conquistas. As portas sempre se abrirão para quem tem a generosidade de abrir sua porta, acreditar e exercer a partilha. Josenir Lacerda, você tem, meu carinho, meu respeito e minha gratidão.Meu abraço," revela a cordelista Dalinha Catunda.
Entrega da Comenda Patativa do Assaré
Governo do Estado do Ceará
Assaré, cariri cearense - 05 de março de 2020

Nenhum comentário: