100 Anos de Durval Rodrigues Rosa, do Angico à Prefeitura de Poço Redondo Por:Manoel Belarmino

A história do homem Durval Rodrigues Rosa começa no tempo do Cangaço. Nasceu naquele dia 18 de agosto de 1920, há exatamente 100 anos. Antes de completar a maior idade, ainda menino como tantos sertanejos na época, Durval "viu-se acercado" de cangaceiros e volantes. Era assim este sertão caatingueiro, e o sertão de caatinga e água das beiradas do São Francisco. O sertão do Angico. No "Fogo do Angico", naquele histórico 28 de julho, Durval estava presente; fora levado à força pelas volantes alagoanas de João Bezerra para mostrar o coito de Lampião. Esteve presente naquele grande combate que encerrou o Cangaço de Lampião, marcando a história do Nordeste e do Brasil.

Mais tarde, naquela primeira eleição, em 3 de outubro de 1954, e na segunda eleição, em 4 de outubro de 1958, depois da Emancipação Política de Poço Redondo ocorrida em 25 de novembro de 1953, Durval Rodrigues Rosa já estava presente na política no grupo político liberado por Zé de Julião (José Francisco do Nascimento), o ex-cangaceiro Cajazeira, e tantos outros poço-redondenses, como Abdias, Manoel Soares, João Torquato, Salu, João Emídio, Lourival Felix...

Naquela histórica eleição de 4 de outubro de 1958, quando as urnas eleitorais foram recolhidas por Zé de Julião, em protesto contra as "safadeza" de um juiz eleitoral, Durval Rodrigues Rosa estava presente e fazia parte daquele grande grupo político composto pelos filhos de Poço Redondo. Naqueles primeiros 8 anos, depois do 25 de novembro de 1953, Poço Redondo estava emancipado por direito, mas de fato e politicamente estava ainda dependente dos políticos de Porto da Folha. E Zé de Julião liderava essa luta para que os filhos de Poço Redondo tivessem, de fato e de direito, o domínio político e administrativo do Município de Poço Redondo.

Zé de Julião

Depois do assassinato do líder político Zé de Julião, Durval assume a liderança política e, na terceira eleição, ocorrida em 03 de outubro de 1962, foi eleito prefeito de Poço Redondo. O primeiro filho de Poço Redondo a ser eleito prefeito da jovem cidade depois de duas eleições, depois de muita luta.

Outro acontecimento marcante marcou a história política de Poço Redondo. Durval governava Poço Redondo tranquilamente, mas, de repente, um reboliço acontece em todo o Brasil. É a tomada do poder do país pelas Forças Militares em 31 de março e 1° de abril. O Exército derruba o presidente da republica João Goulart e assume o poder. E no dia 9 de abril de 1964 é instituído o Ato Institucional n° 1 (AI-1). A força bruta dos miliatres submete os prefeitos eleitos pelo povo às vontades das forças armadas. Quem não obedecesse ou se submetesse às vontades das Forças seria cassado. Durval preferiu não se submeter, preferiu ficar do lado do povo que democraticamente o elegeu e renunciou antes de ser arbitrariamente cassado.

Na eleição de 1970, indica o seu filho mais velho, João Rodrigues Sobrinho, como candidato a prefeito, e este é eleito. Na eleição de 1976, Durval é novamente eleito prefeito. Em 1992, Ivan Rodrigues Rosa, também filho de Durval, é eleito. É o quarto mandato de prefeito comandado pelos Rosa, liderados pelo grande lider político Durval Rodrigues Rosa.

E neste 18 de agosto, dia do Centenário de Durval Rodrigues Rosa, ficam aqui as minhas homenagens ao senhor Durval Rodrigues Rosa e a todos os seus familiares, nessas poucas linhas sobre a história de Durval e que também é um pouco da história de Poço Redondo.

Manoel Belarmino, Conselheiro Cariri Cangaço

Pesquisador, escritor - Poço Redondo-SE


6 comentários:

Unknown disse...

A familía Rodrigues Rosa, agradece por suas belíssimas palavras. Atenciosamente, Waleska Rodrigues e Vera Rodrigues.

Unknown disse...

Durval rosa, eu daria tudo pra conhecer a sua família. Um homem que faz parte da história do Brasil.

Unknown disse...

Durval rosa, eu daria tudo pra conhecer a sua família. Um homem que faz parte da história do Brasil.

Marcelo Rosa disse...

Morreu em que ano?

Anônimo disse...

Durval rosa Rodrigues morreu em que ano

Anônimo disse...

2003