Antônio Conselheiro: Olhares de Ontem e Hoje , nos Grandes Encontros Cariri Cangaço


No ano em que completamos uma década de Cariri Cangaço; em 2019; chegamos com muito orgulho ao berço de Antônio Conselheiro. No "Coração do Ceará", Quixeramobim recebeu o Brasil de alma nordestina em mais uma agenda ousada e inédita da marca Cariri Cangaço. Ali nas terras do semiárido cearense ; no ponto de equidistância geodésica do estado; tivemos a oportunidade de conhecer, viver e vibrar um dos personagens mais marcantes da história nordestina e do Brasil, num cenário espetacular, pleno de beleza e de magia, pleno de sertão.

Era o mês de março de 1830, o dia era 13 e na Nova Vila do Campo Maior; antigo Santo Antônio do Boqueirão de Quixeramobim, nascia o menino Antônio Vicente Mendes Maciel . Na época a atual Quixeramobim tratava-se de um pequeno povoado "perdido em meio à caatinga do sertão central da província do Siara Grande".  Desde o início da vida, seus pais queriam que Antônio seguisse a carreira sacerdotal, pois entrar para o clero era naquela época uma das poucas possibilidades que os sertanejos possuíam para vislumbrar um futuro minimamente promissor...O que ninguém poderia imaginar é que aquele menino da desconhecida Nova Vila de Campo Maior, depois Quixeramobim viesse a tornar-se um dos personagens mais marcantes e fortes de toda a historia do Brasil. 


"Um de meus maiores anseios era conhecer o verdadeiro 
Conselheiro; nascido Antônio Vicente Mendes Maciel há exatos 189 anos atrás nessa cidade de Quixeramobim; e que certamente permanecia como um ilustre desconhecido por muito tempo, para as novas gerações de pequenos quixeramobienses" confessava Manoel Severo, curador do Cariri Cangaço, ainda em 2019 na construção do Cariri Cangaço Quixeramobim..

Para aprofundar essa reflexão e trazer luz ao presente debate, Manoel Severo, curador do Cariri Cangaço, recebe os pesquisadores; Bruno Paulino, poeta e escritor; presidente da AQUILETRAS e a professora Goreth Pimentel, especialista em historia e autora do trabalho "O que ficou de Antônio Conselheiro e Canudos no imaginário popular de Quixeramobim", desenvolvido ainda na metade da década de 1990, para mais um espetacular programas Grandes Encontros Cariri Cangaço em nosso canal no You Tube.   

O Cariri Cangaço se une de forma maravilhosa ao sentimento e trabalho feito em Quixeramobim pela AQUILETRAS e o Movimento Conselheiro Vivo no resgate e consolidação da memória e história de um dos maiores brasileiros de todos os tempo; Herói Nacional, Antônio Vicente Mendes Maciel, o Antônio Conselheiro.

GRANDES ENCOTROS CARIRI CANGAÇO 
QUARTA-FEIRA,DIA 28 DE ABRIL DE 2021
 ÀS 19H30 NO CANAL DO CARIRI CANGAÇO
YOU TUBE - AO VIVO

Nenhum comentário: